Tendências no design de interiores: o retorno dos nichos rebaixados

Tendências no design de interiores: o retorno dos nichos rebaixados - Imagem 1 de 3
The Wing Coworking Space. Imagem © Tory Williams via The Wing

Mesmo com todas as estranhas tendências de design de interiores residenciais voltando, você provavelmente não esperava pelos nichos rebaixados. Este conhecido recurso de design da década de 1970 é ao mesmo tempo retrô e moderno, que proporciona um lugar confortável para relaxar e uma fuga completa das distrações da televisão e do cinema. Em vez de um design que suporta e favorece uma conexão digital, ter uma grande área para sentar e, literalmente, conversar, pode ser o espaço que todos precisamos.

Tendências no design de interiores: o retorno dos nichos rebaixados - Imagem 2 de 3
The Miller House. Imagem © Indianapolis Museum of Art

Você provavelmente já viu nichos rebaixados antes, em imagens de revistas antigas ou mesmo em programas de televisão que retratam a vida suburbana americano de 50 anos atrás - uma sala de estar que é basicamente um buraco com um sofá grande no centro de uma área livre. Normalmente são acessados por uma pequena escada que leva a uma área com assentos modulares em forma de L ou U que podem ser organizados de várias maneiras. O arquiteto Bruce Goff é creditado por ser a mente por trás do projeto do primeiro conversation pit, em uma casa que ele construiu em Oklahoma em 1927. No entanto, a Miller House, construída em 1952 por Eero Saarinen na meca arquitetônica de Columbus, Indiana, é considerada a casa que iniciou a tendência nacional e elevou sua popularidade. Encomendada por J. Irwin Miller e sua esposa, Xenia, a Miller House procurou criar um espaço iluminado e acolhedor, cujo coração era um espetacular lounge rebaixado que não apenas criava um espaço intimista para conversas, mas que também permitia aos visitantes ver os jardins paisagísticos de Dan Kiley ao redor da casa. O pit era acessado por quatro degraus (sem corrimão) e foi recebido tanto com críticas quanto com aplausos, por seu design arrojado e único.

Supostamente, a ideia para este projeto foi inspirada nos espaços abertos e refinados que Saarinen observou em casas japonesas. Outros acreditam que os nichos rebaixados foram derivados das áreas ao redor das lareiras na Europa, de 1100 dC. Bancos e outros tipos de assentos cercavam essa área para que as pessoas pudessem se aquecer e ficar perto de onde a comida estava sendo preparada. Naturalmente, os nichos rebaixados que conhecemos hoje também estão ocasionalmente localizados perto de uma lareira.

Tendências no design de interiores: o retorno dos nichos rebaixados - Imagem 3 de 3
Lounge do terminal da TWA. Imagem © TWA Hotel / David Mitchell

Seu auge foi nas décadas de 1960 e 1970, época em que as pessoas se tornaram mais conscientes do uso eficiente do espaço, e também quando as pessoas consideravam um lar para sempre. Nichos rebaixados foram apresentados em programas de televisão como The Dick Van Dyke Show e em muitas locações nos filmes de James Bond. Com o tempo, as pessoas se afastaram do design dos poços de conversa, em grande parte para o que muitos acreditam ter sido uma mudança social nas salas de estar, que passaram a ser menos para se reunir e conversar e mais para se reunir para assistir televisão - removendo a “conversation” (conversa) do termo conversation pit Além disso, muitas pessoas começaram a se sentir inseguras, pois convidados desavisados poderiam acidentalmente cair em um, e as famílias começaram a perceber que eles não foram projetados considerando a segurança das crianças.

Como a maioria das tendências de design tendem a fazer, o conversation pit está de volta: o histórico terminal da TWA no aeroporto JFK, em Nova York, transformou seu conversation pit original em um bar com vista para uma pequena pista reformada. Alguns locais de trabalho estão vendo a tendência ressurgir, à medida que os trabalhadores procuram maneiras de se reunir informalmente para conversar – e não há melhor maneira de fazer isso do que em um conversation pit.

Seu retorno trouxe o interesse pelo design moderno e retrô de meados do século: páginas do Instagram, tópicos do Reddit e contas do TikTok são dedicados à curadoria das melhores imagens e descrições de nichos rebaixados de outra época. Além disso, os nichos rebaixados reintroduzem o senso de comunidade, o qual foram pensados para criar. Ademais, como as plantas residenciais, em geral, se inclinam para áreas mais abertas, os nichos rebaixados criam um espaço dentro de um espaço. Qual será o próximo retorno de tendência de design que veremos?

Sobre este autor
Cita: Overstreet, Kaley. "Tendências no design de interiores: o retorno dos nichos rebaixados" [Conversation Pits Are Making a Comeback] 19 Ago 2022. ArchDaily Brasil. (Trad. Simões, Diogo) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/985807/tendencias-no-design-de-interiores-o-retorno-dos-nichos-rebaixados> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.