Novo edifício de Kazuo Shinohara será construído no Vitra Campus

Uma das obras icônicas do arquiteto japonês Kazuo Shinohara, projetada sob o chamado "Primeiro Estilo" foi reconstruída no Vitra Campus em Weil am Rhein. A Umbrella House, originalmente construída em Tóquio em 1961, será um local para pequenas reuniões, oferecendo aos visitantes informações sobre a arquitetura japonesa moderna. Após a cúpula geodésica de Buckminster Fuller/George Howard em 1975 e um posto de gasolina de Jean Prouvé em 1953, o projeto é a terceira edificação histórica a ser reconstruída no Vitra Campus.

Novo edifício de Kazuo Shinohara será construído no Vitra Campus - Imagem 2 de 7Novo edifício de Kazuo Shinohara será construído no Vitra Campus - Imagem 3 de 7Novo edifício de Kazuo Shinohara será construído no Vitra Campus - Imagem 4 de 7Novo edifício de Kazuo Shinohara será construído no Vitra Campus - Imagem 5 de 7Novo edifício de Kazuo Shinohara será construído no Vitra Campus - Mais Imagens+ 2

Nascido em 1925, Kazuo Shinohara é considerado um dos mais importantes arquitetos japoneses da segunda metade do século XX. Embora não seja tão conhecido internacionalmente, seu trabalho influenciou arquitetos como Toyo Ito e Kazuyo Sejima.

Novo edifício de Kazuo Shinohara será construído no Vitra Campus - Imagem 3 de 7
Umbrella House, Vitra Campus, Junho 2022. Imagem © Dejan Jovanovic

A casa de madeira, com seu layout quadrado, oferecia espaço suficiente para uma pequena família sob seu telhado "guarda-chuva". Shinohara baseou-se na arquitetura vernacular tradicional de casas e templos japoneses, empregando seus vários motivos, como a forma do telhado em pirâmide usada na Umbrella House, que anteriormente só era vista em templos. Ao construir a casa, Shinohara utilizou materiais simples e acessíveis, como elementos de madeira local e placas de fibra de cimento na fachada.

Shinohara dividiu seu trabalho em quatro estilos, cada um abordando diferentes questões e desafios. A Umbrella House foi construída em Nerima, um bairro residencial em Tóquio, e é a menor e uma das últimas residências restantes de seu "Primeiro Estilo". A área de 55 m2 abriga uma cozinha e mesa de jantar, uma sala de estar, um banheiro e uma sala tradicional com 15 tatames de tamanho médio, que acomodavam quartos para toda a família. Ligeiramente elevada com teto plano, a sala pode ser separada do ambiente de estar por meio de cinco portas de correr (fusuma). Impressões do artista japonês Setsu Asakura nas portas de correr também foram executadas de acordo com as especificações de Shinohara. A estrutura aparente do telhado abrange o volume interno a 4 metros de altura, fazendo com que a pequena área pareça maior. Os móveis foram projetados pelo próprio arquiteto, bem como pelo designer Katsuhiko Shiraishi.

Novo edifício de Kazuo Shinohara será construído no Vitra Campus - Imagem 2 de 7
Umbrella House, Vitra Campus, Junho 2022. Imagem © Dejan Jovanovic

A Umbrella House fez uma contribuição notável para o discurso arquitetônico do Japão nos anos 1960. Como estava planejada sua demolição para dar lugar a um projeto viário, a Vitra decidiu adquirir a casa e protegê-la. Construída com pilares e vigas de madeira, a casa foi cuidadosamente desmontada no verão de 2020 e separada em partes individuais. A estrutura de madeira é feita de cipreste japonês, pinus japonês e pinus Oregon. A reconstrução no Vitra Campus começou em setembro de 2021 em estreita coordenação com o Instituto de Tecnologia de Tóquio e foi concluída no verão de 2022. Hoje, a casa está mobiliada com uma mistura de réplicas e peças originais.

Novo edifício de Kazuo Shinohara será construído no Vitra Campus - Imagem 7 de 7
Umbrella House, Tóquio, ca. 1963-1964. Imagem © Akio Kawasumi

Celebrando a arquitetura japonesa, as visitas guiadas acontecerão de 11 a 19 de junho, explorando as três obras projetadas por arquitetos japoneses no Campus. A Umbrella House, o Pavilhão de Conferências de Tadao Ando e o Production Hall de SANAA estão incluídos no passeio.

Galeria de Imagens

Ver tudoMostrar menos
Sobre este autor
Cita: Stouhi, Dima. "Novo edifício de Kazuo Shinohara será construído no Vitra Campus" [A New Building by Kazuo Shinohara will be Added to the Vitra Campus] 20 Jun 2022. ArchDaily Brasil. (Trad. Ghisleni, Camilla) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/983737/novo-edificio-de-kazuo-shinohara-sera-construido-no-vitra-campus> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.