Uma breve história do movimento de design da Secessão de Viena

Todos os movimentos de arquitetura ao longo da história surgiram de mudanças na sociedade que exigiram um novo estilo que refletisse melhor a maneira como a tecnologia avançou e como as pessoas expressam suas crenças e valores políticos, religiosos e morais. Enquanto algumas mudanças ocorrem ao longo de um período de vários anos, outras são vivenciadas de maneira repentina. A Secessão de Viena foi, sem dúvida, o último caso. No final do século XIX, um grupo de artistas e arquitetos pretendia explorar o que a arte deveria ser no que se refere à restrições de influências globais que poderiam introduzir um novo modernismo.

Durante esse tempo, a Europa estava passando pelo renascimento, pelo colapso de impérios, novos países e governos surgindo, novas descobertas em ciências e tecnologias que trariam a sociedade para um novo mundo. No entanto, como a arquitetura tende a ser atrasada em relação aos outros segmentos, muitos designers e artistas sentiram que a ambiguidade trazidas por essas mudanças permaneceriam se atitudes significativas não fossem tomadas. Em 1897, um grupo de conhecidos criativos austríacos, incluindo Koloman Moser, Joseph Maria Olbrich e Gustav Klimt, renunciou a seus cargos na Associação de Artistas Austríacos. Estabeleceu a União dos Artistas Austríacos, conhecida como Vereinigung Bildender Künstler Österreichs, ou a Secessão de Viena. Seu objetivo era quebrar as tradições conservadoras que se enraizaram na história e criar uma visão internacionalista e abrangente de gêneros artísticos contemporâneos e atemporais.

Uma breve história do movimento de design da Secessão de Viena - Imagem 4 de 4
Membros fundadores da Secessão de Viena. Imagem © Domínio público, via Wikimedia Commons

Os Secessionistas decidiram projetar um edifício que incorporasse seus ideais e também servisse como sede, onde poderiam se reunir e planejar eventos públicos que apresentariam ao mundo o novo e moderno movimento de design vienense. O resultado foi o Edifício da Secessão, por Olbrich, aluno de Otto Wagner, que contrastava fortemente com várias outras grandes instituições culturais que o cercavam. O edifício era conhecido como “Túmulo de Mahdi” por sua fachada branca e “O Repolho Dourado” por causa da estrutura treliçada da cúpula no topo do telhado. Acima da entrada estava inscrito em alemão “Der Zeit ihr Kunst- der Kunst ihr Freiheit” (À idade, sua arte, à arte sua liberdade), uma referência ousada à sua revolução e sua dedicação à mudança da estética da arte.

Uma breve história do movimento de design da Secessão de Viena - Imagem 2 de 4
Majolika-Haus . Imagem © Fabio Lotti via Shutterstock

Coletivamente, os secessionistas desencadearam um novo movimento que não se caracterizava por nenhum estilo, mas se mantinha unido por um “Jugendstil”, ou “estilo jovem”, inspirado na adaptação alemã da Art Nouveau. A versão vienense também usava linhas curvas e fazia referências a plantas e à natureza, mas evoluiu para formas simples e geométricas. Um ano após a sua fundação, o grupo concebeu uma exposição para apresentar o seu trabalho e o de outros artistas internacionais apreciados pelo grupo. A exibição ganhou atenção global e foi elogiada por sua inovação nas artes contemporâneas.

Uma breve história do movimento de design da Secessão de Viena - Imagem 3 de 4
Estação de metrô Karlsplatz. Imagem © Pudelek, CC BY-SA 4.0 via Wikimedia Commons

A Secessão de Viena, apesar de sua ascensão meteórica, mudou ao longo dos anos, à medida que seus membros começaram a se concentrar individualmente em atividades e interesses artísticos. Eventualmente, divergências internas e o aumento do consumismo fragmentaram o movimento. Independentemente disso, o movimento foi um precedente importante que contribuiu significativamente para a ascensão da cultura na Áustria ao longo do século XX. Sua memória está solidificada no edifício Secessionista, nas obras de arte de Klimt, incluindo “O Beijo”, e na Estação de Metrô Karlsplatz de Otto Wagner.

O movimento é considerado um momento de identidade cultural na Áustria. Em 2004, cem anos após a dissolução do grupo, o país emitiu uma moeda de colecionador de 100 euros. A frente apresentava o edifício da Secessão e a parte de trás apresentava um friso de Klimt. Embora nunca possamos ver um choque mais poderoso e repentino na maneira como a arquitetura se transforma ao longo do tempo, temos que agradecer à Secessão de Viena por abrir o caminho para artistas e arquitetos introduzirem o modernismo como o conhecemos.

Galeria de Imagens

Ver tudoMostrar menos
Sobre este autor
Cita: Overstreet, Kaley. "Uma breve história do movimento de design da Secessão de Viena" [A Brief History of the Vienna Secession Design Movement] 13 Jun 2022. ArchDaily Brasil. (Trad. Gagliardi, Walter) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/983065/uma-breve-historia-do-movimento-de-design-da-secessao-de-viena> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.