Como aumentar o espaço da cozinha sem obras: 7 dicas de design

Seja em um estúdio compacto em Hong Kong ou em um restaurante estrelado, o projeto de uma cozinha deve receber atenção especial para que torne o ato de preparar alimentos agradável, com espaço adequado para todas as funções e sem movimentações inúteis. A teoria do “triângulo de ouro” ou “triângulo de trabalho da cozinha” já completou 100 anos desde sua criação, mas continua válida e auxilia na definição de layouts e na organização das funções. Basicamente, localiza-se em cada extremidade do triângulo os três elementos principais da cozinha: a pia, a geladeira e o fogão, com suas respectivas funções, de limpeza, armazenamento e cocção de alimentos. Ainda de acordo com seus princípios, cada perna do triângulo formado deve estar entre 1,20 e 2,70 metros, e o perímetro do mesmo não deve ser inferior a 3,96 metros ou mais de 8 metros.

Evidentemente, nem sempre é possível dispor das dimensões e proporções ideias para implementá-la, principalmente ao observarmos as dimensões cada vez mais enxutas dos ambientes contemporâneos. Mesmo em cozinhas apertadas há diversas possibilidades de tornar as operações cotidianas mais eficientes. Separamos, abaixo, alguns itens e produtos presentes no site Architonic que podem aumentar o espaço e a eficiência das cozinhas, ainda que sem adicionar um metro quadrado a mais a elas.

Investir em armários

Muitos utensílios, mantimentos e acessórios estão presentes nas cozinhas e são indispensáveis para o ato de cozinhar. Eletrodomésticos portáteis, por exemplo, acabam ocupando preciosos espaços de bancada, que poderiam ser utilizados para a manipulação de alimentos ou mesmo para apoiar pratos prontos. Portanto, formas, panelas, travessas, tábuas de corte, e mesmo eletrodomésticos devem ficar, sempre que possível, armazenadas em armários. Mas em espaços compactos, é importante aproveitar cada uma das superfícies, dos cantos e mesmo nas portas.

Portas com espaços de armazenamento

Como aumentar o espaço da cozinha sem obras: 7 dicas de design - Imagem 2 de 20
Cortesia de Leicht Küchen AG

Prateleiras estreitas de parede

Como aumentar o espaço da cozinha sem obras: 7 dicas de design - Imagem 5 de 20
Cortesia de Tom Kühne

Aproveitando os cantos dos móveis

Como aumentar o espaço da cozinha sem obras: 7 dicas de design - Imagem 18 de 20
Cortesia de peka-system

Armários com maior visibilidade dos objetos

Como aumentar o espaço da cozinha sem obras: 7 dicas de design - Imagem 17 de 20
Cortesia de peka-system

Gavetas nunca são demais

Gavetas funcionam bem para a organização de acessórios menores, que de outra forma acabariam perdidos em meio aos armários: talheres, colheres de pau, facas de corte, abridores de latas, descascadores de legumes, entre muitos outros. No entanto, as gavetas também podem se tornar caóticas se estiverem muito cheias ou bem organizadas. Para tal, há divisores próprios para gavetas, que as tornam muito mais ordenadas e fáceis de lidar. 

Divisórias para talheres

Como aumentar o espaço da cozinha sem obras: 7 dicas de design - Imagem 7 de 20
Cortesia de next125

Divisórias para panelas e suas tampas

Como aumentar o espaço da cozinha sem obras: 7 dicas de design - Imagem 16 de 20
Cortesia de next125

Divisórias para mantimentos

Como aumentar o espaço da cozinha sem obras: 7 dicas de design - Imagem 20 de 20
Cortesia de next125

Quanto mais aparente, melhor

Tudo será mais fácil com a ferramenta adequada. Durante o ato de cozinhar, isso não é diferente e ter o máximo de coisas à disposição melhorará a experiência. Ao dispor os elementos mais utilizados durante o preparo das refeições ao alcance dos olhos e das mãos, como utensílios, sal, azeites, pimenta, panos e até temperos, isso poupa a abertura de muitas portas, ter que se embrenhar em gavetas com as mãos sujas, ou permitir para salvar uma comida queimando. 

Painel versátil e flexível

Como aumentar o espaço da cozinha sem obras: 7 dicas de design - Imagem 8 de 20
Cortesia de Jan Cray

Trilhos sobre a bancada

Como aumentar o espaço da cozinha sem obras: 7 dicas de design - Imagem 15 de 20
Cortesia de peka-system

Sistema magnético com total flexibilidade

Como aumentar o espaço da cozinha sem obras: 7 dicas de design - Imagem 9 de 20
Cortesia de Ronda design

Pendurar é melhor que encostar

Como ambientes muito utilizados e que demandam frequentes limpezas, é interessante que o mínimo de coisas estejam encostadas. Há produtos que permitem que elementos que geralmente atravancam a circulação permaneçam pendurados e embutidos em móveis ou atrás de portas, liberando o espaço para a movimentação adequada.

Vassouras e pás

Como aumentar o espaço da cozinha sem obras: 7 dicas de design - Imagem 6 de 20
Cortesia de peka-system

Lixeiras

Como aumentar o espaço da cozinha sem obras: 7 dicas de design - Imagem 10 de 20
Cortesia de Franke Home Solutions

Acessórios que podem poupar espaço e facilitar a vida

Algumas criações de design permitem reduzir significativamente o uso do espaço em gavetas e armários, mas também podem tornar mais fácil o ofício de cozinhar. Medidores empilháveis, cepos de facas ou objetos que permitem a leitura de uma receita facilmente sem precisar sujar o livro ou o tablet parecem muito simples, mas fazem grande diferença no cotidiano da cozinha.

Faqueiros

Como aumentar o espaço da cozinha sem obras: 7 dicas de design - Imagem 12 de 20
Cortesia de Alessi

Acessórios empilháveis de cozinha

Como aumentar o espaço da cozinha sem obras: 7 dicas de design - Imagem 11 de 20
Cortesia de Authentics

Porta livros e tablets

Como aumentar o espaço da cozinha sem obras: 7 dicas de design - Imagem 14 de 20
Cortesia de lebenszubehoer by stef’s

Componentes móveis conforme a necessidade

Quando o espaço é exíguo, muitas vezes vale a pena lançar mão de componentes móveis, que só serão acionados quando necessário, e poderão permanecer escondidos no restante do tempo. Através de um sistema de rodízios e travas, eles podem aumentar a área de bancada ou tornarem-se uma opção a mais de bancadas ou mesmo de prateleiras.

Carrinho de apoio

Como aumentar o espaço da cozinha sem obras: 7 dicas de design - Imagem 19 de 20
Cortesia de next125

Prateleira móvel

Como aumentar o espaço da cozinha sem obras: 7 dicas de design - Imagem 13 de 20
Cortesia de Kriptonite

Kits prontos

Se a ideia é ter praticidade ao se especificar ou escolher uma cozinha, com a garantia de que a mesma irá funcionar bem, há sempre a possibilidade de se comprar kits prontos. Estes podem ter diversos padrões construtivos, materiais e preços

Ilhas completas em inox

Como aumentar o espaço da cozinha sem obras: 7 dicas de design - Imagem 3 de 20
Cortesia de Arclinea

Múltiplas funções acopladas à bancada

Como aumentar o espaço da cozinha sem obras: 7 dicas de design - Imagem 4 de 20
Cortesia de bulthaup

Entender as especificidades de cada espaço é imprescindível para que um projeto seja, de fato, um sucesso. A cozinha é um espaço em que cada um dos elementos desempenha papel chave e onde cada metro quadrado deve ser pensado. Ainda que essas dicas pareçam simples demais, elas podem fazer grande diferença durante o preparo de uma refeição ou no dia a dia deste importante espaço.

Veja também:

Conheça mais produtos e soluções para cozinhas no catálogo do Architonic.
Publicado originalmente em 27 de junho de 2022, atualizado em 23 de junho de 2023.

Galeria de Imagens

Ver tudoMostrar menos
Sobre este autor
Cita: Eduardo Souza. "Como aumentar o espaço da cozinha sem obras: 7 dicas de design" 30 Jun 2023. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/982916/how-to-maximize-kitchen-space-7-design-tips> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.