Arquitetura e culinária: diferentes layouts para cozinhas residenciais

Arquitetura e culinária: diferentes layouts para cozinhas residenciais
Arquitetura e culinária: diferentes layouts para cozinhas residenciais  - Imagem 1 de 26
Canela House / Workshop, Diseño y Construcción. Image © Tamara Uribe

Seja apreciada em um restaurante ou preparada em casa, uma coisa é fato: a comida une as pessoas. Por essa razão, os arquitetos passaram a colocar as cozinhas no coração das casas, oferecendo aos moradores um espaço para cozinhar, jantar e passar bons momentos com seus familiares e amigos. No entanto, nem todas residências comportam cozinhas espaçosas, já que algumas casas são muito pequenas e outras não têm uma configuração espacial favorável para isso. A seguir, exploraremos como arquitetos e designers utilizam diferentes layouts de cozinha em diferentes situações e para diferentes usuários.

Arquitetura e culinária: diferentes layouts para cozinhas residenciais  - Imagem 2 de 26Arquitetura e culinária: diferentes layouts para cozinhas residenciais  - Imagem 3 de 26Arquitetura e culinária: diferentes layouts para cozinhas residenciais  - Imagem 4 de 26Arquitetura e culinária: diferentes layouts para cozinhas residenciais  - Imagem 5 de 26+ 26

Antes de iniciar qualquer projeto de cozinha, é importante entender como e por quem ela será usada. Idealmente, o espaço deve garantir que o usuário se sinta confortável ao preparar suas refeições e consiga se deslocar facilmente no espaço, portanto, é melhor pensar em questões como: o que o usuário faz primeiro? Onde colocam suas compras? Com que frequência eles abrem a geladeira? Que tipo de comida eles cozinham e que tipo de espaço eles precisam? Quantas pessoas usam a cozinha? etc.

Arquitetura e culinária: diferentes layouts para cozinhas residenciais  - Imagem 7 de 26
Villa Serrano / CRUX arquitectos. Image © Milena Villalba

Estudos propõem que a cozinha seja subdividida em 5 regiões: a área da despensa, que inclui o espaço de armazenamento de alimentos e a geladeira; a área de armazenamento, onde ficam eletrodomésticos, utensílios e panelas; a pia, a área de preparação e a área de cozimento, que inclui o fogão e o forno. Tradicionalmente, as cozinhas devem seguir o conceito do triângulo de trabalho, que garante que as principais tarefas realizadas entre a geladeira, a pia e o fogão sejam conectadas por três linhas imaginárias. Esse triângulo permite que os moradores se desloquem por esses pontos principais sem obstáculos e com bastante eficiência.

Continue lendo para saber mais sobre os 8 tipos de layouts de cozinha usados por arquitetos e designers de interiores e veja como eles foram empregados em projetos residenciais.

Linear

Arquitetura e culinária: diferentes layouts para cozinhas residenciais  - Imagem 23 de 26
Cozinha linear

O layout linear é um dos mais populares, principalmente após o aparecimento de habitações de pequena escala. Frequentemente encontradas em apartamentos e lofts, essas cozinhas são conhecidas por ocuparem muito pouco espaço, uma vez que comportam todos armários e eletrodomésticos em uma única parede, otimizando o fluxo de trabalho e a circulação.

Reforma Apartamento Joan Blanques / Allaround Lab

Arquitetura e culinária: diferentes layouts para cozinhas residenciais  - Imagem 4 de 26
Renovation of Joan Blanques apartment / Allaround Lab. Image © José Hevia

Anexo Casa Brunswick Bush Shack / Sarah Kahn Architect

Arquitetura e culinária: diferentes layouts para cozinhas residenciais  - Imagem 9 de 26
Brunswick Bush Shack / Sarah Kahn Architect. Image © Tatjana Plitt

Paralela / Corredor

Arquitetura e culinária: diferentes layouts para cozinhas residenciais  - Imagem 22 de 26
Cozinha em corredor

Esta opção de layout de cozinha apresenta duas bancadas paralelas com um corredor no meio. É frequentemente usado em casas tradicionais ou pequenas. Os arquitetos recorrem esta solução quando uma das paredes da cozinha tiver uma grande abertura que impede que esta parede seja utilizada. Como o corredor é estreito, os eletrodomésticos principais são divididos entre as duas bancadas para que a circulação seja agrupada em uma única área e seja a menor possível. Os designers de interiores recomendam deixar de 1,2 a 1,5 metros de espaço livre entre as duas bancadas para uma boa circulação. No caso de uma cozinha muito estreita, 90 cm são suficientes para quem mora sozinho, por exemplo

House in Artana / NS Studio

Arquitetura e culinária: diferentes layouts para cozinhas residenciais  - Imagem 19 de 26
House in Artana / NS Studio. Image © Nick Paniashvili

Apartamento Rosa / CoDA arquitetos

Arquitetura e culinária: diferentes layouts para cozinhas residenciais  - Imagem 20 de 26
Rosa Apartment / CoDA arquitetos. Image © Júlia Tótoli

Cozinha em L

Arquitetura e culinária: diferentes layouts para cozinhas residenciais  - Imagem 26 de 26
Cozinha em L

Os layouts em forma de L são considerados como um dos designs de cozinha mais procurados devido à sua flexibilidade, funcionalidade e eficiência, independentemente do estilo adotado. Esses layouts utilizam duas paredes ortogonais para comportar todos os eletrodomésticos e armários, facilitando e minimizando a circulação, principalmente em casas pequenas.

Apartament in Argentona Street / YLAB Arquitectos

Arquitetura e culinária: diferentes layouts para cozinhas residenciais  - Imagem 2 de 26
Apartament in Argentona Street / YLAB Arquitectos. Image

Apartmento JS / EB Arquitetos

Arquitetura e culinária: diferentes layouts para cozinhas residenciais  - Imagem 13 de 26
JS Apartment / EB Arquitetos. Image © Joana França

Cozinha em U

Arquitetura e culinária: diferentes layouts para cozinhas residenciais  - Imagem 21 de 26
Cozinha com layout em U

O layout da cozinha em forma de U usa três paredes adjacentes para abrigar todos os utensílios e armários da cozinha, sem obstruções de circulação no meio do espaço. Como esses layouts podem ser usados em casas que possuem uma sala que serve à cozinha ou em plantas abertas, os designers aproveitam o espaço que possuem e colocam cada um dos três eletrodomésticos principais em uma parede, criando uma circulação livre no triângulo de trabalho.

Interior DR / Didonè Comacchio Architects

Arquitetura e culinária: diferentes layouts para cozinhas residenciais  - Imagem 17 de 26
Interior DR / Didonè Comacchio Architects. Image © Alberto Sinigaglia

B+D Apartment / k-da

Arquitetura e culinária: diferentes layouts para cozinhas residenciais  - Imagem 14 de 26
B+D Apartment / k-da. Image

Ilha

Arquitetura e culinária: diferentes layouts para cozinhas residenciais  - Imagem 25 de 26
Cozinha ilha

Um dos projetos de cozinha mais procurados é a cozinha ilha, especialmente em espaços abertos ou quando o espaço é amplo o suficiente para comportar os espaços de circulação necessários para esse layout. A ilha é uma unidade autônoma voltada para a parede principal da cozinha que pode ser usada como mesa de jantar, armazenamento, superfície de trabalho ou abrigar um dos equipamentos principais, como a pia ou o fogão. Neste layout específico, o tamanho e a localização da ilha podem melhorar ou arruinar a experiência de usar a cozinha. A maioria dos designers de interiores explica que as ilhas devem ocupar de 6,5 a 10% da área total da sua cozinha. A distância entre a ilha e o resto das bancadas também é muito importante; se a ilha não tiver bancos de um lado, deixe pelo menos 1 a 1,2 metros de espaço vazio entre a ilha e os outros balcões para facilitar a circulação e deixe pelo menos 1,2 metros caso haja assentos ou armários.

Apartamento EC / DT Estúdio

Arquitetura e culinária: diferentes layouts para cozinhas residenciais  - Imagem 8 de 26
EC Apartment / DT Estúdio. Image © Evelyn Müller

CR apartment / ESQVTA

Arquitetura e culinária: diferentes layouts para cozinhas residenciais  - Imagem 5 de 26
CR apartment / ESQVTA. Image © Ricardo Oliveira Alves

Península

Arquitetura e culinária: diferentes layouts para cozinhas residenciais  - Imagem 24 de 26
Cozinha com península

Assim como no layout ilha, a península também possui uma bancada adicional usada para refeições ou como superfície de trabalho. Porém, em vez de ser um elemento desconectado no meio da cozinha, uma extremidade desse balcão é ligada a uma parede ou a um armário. Como explicado anteriormente, não existe um tamanho certo, mas a maioria das penínsulas geralmente tem no mínimo 60 cm ou segue a mesma largura do restante das bancadas da cozinha. Quanto à altura, pode-se seguir o restante das superfícies da cozinha ou ser ligeiramente mais alta ou baixa, dependendo do tipo de assento de jantar usados.

Apartmento 415N / CoDA

Arquitetura e culinária: diferentes layouts para cozinhas residenciais  - Imagem 18 de 26
415N Apartment / CoDA. Image © Júlia Tótoli

Bath Kitchen House / Takeshi Shikauchi Architect Office

Arquitetura e culinária: diferentes layouts para cozinhas residenciais  - Imagem 10 de 26
Bath Kitchen House / Takeshi Shikauchi Architect Office. Image © Koichi Torimura

Cozinhas compactas

Com o aumento da popularidade das habitações compactas, as cozinhas também diminuíram, deixando os moradores com espaço apenas para aparelhos básicos e circulação mínima. Da mesma forma, casas com áreas pequenas como casas de veraneio e cabanas, reduziram as cozinhas, oferecendo apenas pia, uma mini geladeira, um mini fogão e depósito.

Wauhaus Cabin / Hello Wood

Arquitetura e culinária: diferentes layouts para cozinhas residenciais  - Imagem 15 de 26
Wauhaus Cabin / Hello Wood. Image © Máté Lakos

Majamaja Wuorio Eco-Cabin / Littow Architectes

Arquitetura e culinária: diferentes layouts para cozinhas residenciais  - Imagem 11 de 26
Majamaja Wuorio Eco-Cabin / Littow Architectes. Image © Marc Goodwin

Ocultas

Alguns proprietários não gostam de ter a cozinha e seus eletrodomésticos visíveis, seja por gosto pessoal ou porque vai contra a estética minimalista e elegante pela qual optaram. A solução é projetar uma cozinha compacta e ocultável que possa ser facilmente escondida e que combina com o restante do design de interiores.

Flat 35 m² / Studio Bazi

Arquitetura e culinária: diferentes layouts para cozinhas residenciais  - Imagem 16 de 26
33 m² flat / Studio Bazi . Image © Polina Poludkina

Apartmento 33 / Soek Arquitetura

Arquitetura e culinária: diferentes layouts para cozinhas residenciais  - Imagem 12 de 26
33 Apartment / Soek Arquitetura. Image © Carolina Lacaz

Veja mais projetos de cozinha nesta pasta do ArchDaily criada pela autora.

Este artigo é parte da série Ideias para Casa, em que exploramos assuntos relacionados à vida doméstica a partir de dicas, soluções e ideias para melhorar sua residência. Como sempre, o ArchDaily está aberto a contribuições de nossos leitores; se você quiser enviar um artigo ou projeto, entre em contato.

Galeria de Imagens

Ver tudoMostrar menos
Sobre este autor
Cita: Stouhi, Dima. "Arquitetura e culinária: diferentes layouts para cozinhas residenciais " [Culinary Architecture: 16 Projects that Explore Different Kitchen Layouts] 21 Mar 2022. ArchDaily Brasil. (Trad. Gagliardi, Walter) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/976180/arquitetura-e-culinaria-diferentes-layouts-para-cozinhas-residenciais> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.