Transformando argila em estrutura: como a cerâmica é usada na construção civil

As figuras e fragmentos de cerâmica encontradas no sítio arqueológico neolítico de Mureybet, no vale do Médio Eufrates, na Síria, sinalizam que os trabalhos com a argila e o fogo remetem ao sétimo milênio antes de Cristo. Isso significa que o trato com a cerâmica é uma das atividades mais antigas da história da humanidade. Mais de 9 mil anos depois, a cerâmica, e todas as suas derivações, se tornou um dos materiais mais utilizados na construção civil, aparecendo em diferentes momentos, da estrutura aos acabamentos.

Transformando argila em estrutura: como a cerâmica é usada na construção civil - Imagem 2 de 7Transformando argila em estrutura: como a cerâmica é usada na construção civil - Imagem 3 de 7Transformando argila em estrutura: como a cerâmica é usada na construção civil - Imagem 4 de 7Transformando argila em estrutura: como a cerâmica é usada na construção civil - Imagem 5 de 7Transformando argila em estrutura: como a cerâmica é usada na construção civil - Mais Imagens+ 2

A cerâmica é o material que resulta da combinação entre a argila, que pode ter diferentes composições compreendendo materiais metálicos e não metálicos provenientes do solo, com o fogo. Além de sua maleabilidade natural enquanto hidratada, quando aquecida a altas temperaturas, a argila ganha resistência mecânica e se torna um bom material para isolamento térmico e acústico — propriedades importantes para a construção civil. Apresentando similaridades químicas, hoje a indústria compreende cinco tipos de materiais do tipo cerâmicos: vidros, cerâmicas avançadas, abrasivos, cimentos e a cerâmica tradicional.

Transformando argila em estrutura: como a cerâmica é usada na construção civil - Imagem 5 de 7
Maruhiro / Yusuke Seki. Image © Takumi Ota

Apesar de suas similaridades químicas, o que chamamos usualmente de cerâmicas são os materiais da cerâmica tradicional, que têm como base a argila vermelha, ou branca, queimada a altas temperaturas. Essa cerâmica tradicional é a mesma utilizada para fazer objetos e ferramentas milênios atrás. O uso da cerâmica como material de construção remete às civilizações Assíria e Caldeia e muitos dos povos originários de diferentes regiões do mundo têm técnicas vernaculares que envolvem o uso da argila queimada.

A partir da larga facilidade de acesso à matéria prima e do intenso uso pelas diferentes sociedades, a tecnologia da cerâmica foi uma das mais desenvolvidas e utilizadas da Revolução Industrial em diante. Com os avanços tecnológicos, a cerâmica tradicional passa a ser aproveitada de diferentes formas na construção, sempre como peças moldadas e queimadas para atender às necessidades de acordo com suas propriedades físicas e químicas. 

Estrutura 

Enquanto elemento que dá forma à construção, a cerâmica pode ser utilizada para fazer blocos estruturais que podem estar presentes tanto na fundação rasa, quanto na supra estrutura, sempre combinadas com outros materiais como aço e argamassa de cimento. A cerâmica pode compor o que entendemos como alvenaria estrutural, pois seus blocos cerâmicos apresentam alta resistência, construindo edifícios térreos e de gabarito médio.

Transformando argila em estrutura: como a cerâmica é usada na construção civil - Imagem 2 de 7
Centro de Reabilitação Infantil da Teletón / Gabinete de Arquitectura.. Image © Federico Cairoli

Vedação

Com o advento das estruturas independentes, como o concreto armado e a estrutura metálica, a cerâmica também passa a ser usada como material de vedação e compartimentação. Tijolos, telhas e elementos vazados são alguns exemplos da cerâmica sendo usada como elementos de vedação. 

Transformando argila em estrutura: como a cerâmica é usada na construção civil - Imagem 6 de 7
Monastério de Nossa Senhora da Vitória / Localworks. Image © Will Boase

Revestimento

Um dos usos mais comuns da cerâmica na construção civil é como revestimento. Seja de piso ou de parede, os revestimentos cerâmicos desempenham funções técnicas e decorativas, apresentando uma camada de esmalte em sua superfície que traz proteção e identidade aos elementos. 

Transformando argila em estrutura: como a cerâmica é usada na construção civil - Imagem 4 de 7
Cafeteria Cenchi / SpaceStation. Image © Weiji Jin

Louças

Se, historicamente, a cerâmica começa a ser trabalhada para criar objetos e ferramentas utilitárias, as louças de hoje em dia são um desdobramento dessa prática. Tanques, lavatórios, bacias sanitárias, entre outros, são peças cerâmicas que testemunham a evolução da arquitetura doméstica e das técnicas construtivas. 

Transformando argila em estrutura: como a cerâmica é usada na construção civil - Imagem 3 de 7
"Elements" de Rem Koolhaas. Image © Nico Saieh

Galeria de Imagens

Ver tudoMostrar menos
Sobre este autor
Cita: Giovana Martino. "Transformando argila em estrutura: como a cerâmica é usada na construção civil" 21 Jun 2022. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/982726/transformando-argila-em-estrutura-como-a-ceramica-e-usada-na-construcao-civil> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.