Regeneração de espaços urbanos: o trabalho de Jan Kattein Architects

O premiado escritório londrino Jan Kattein Architects usa seus projetos arquitetônicos para concretizar oportunidades cívicas e espaciais. Desta forma, busca estabelecer um legado social e físico, alcançado ao adotar um processo de design aberto e interativo que responde positivamente às necessidades e aspirações dos clientes.

Ao permitir que o processo conduza cada projeto individualmente, seu método estimula uma arquitetura inovadora, buscando agregar benefícios através da educação, do crescimento econômico, das atividades culturais e uma maior coerência comunitária.

Regeneração de espaços urbanos: o trabalho de Jan Kattein Architects  - Imagem 2 de 33Regeneração de espaços urbanos: o trabalho de Jan Kattein Architects  - Imagem 3 de 33Regeneração de espaços urbanos: o trabalho de Jan Kattein Architects  - Imagem 4 de 33Regeneração de espaços urbanos: o trabalho de Jan Kattein Architects  - Imagem 5 de 33Regeneração de espaços urbanos: o trabalho de Jan Kattein Architects  - Mais Imagens+ 28

Regeneração de espaços urbanos: o trabalho de Jan Kattein Architects  - Imagem 20 de 33
Sayer Street / Jan Kattein Architects. Imagem © Jack Hobhouse

A sustentabilidade é fundamental para a abordagem da empresa. Seus projetos sempre buscam oportunidades para reativar espaços existentes, usar materiais recuperados ou excedentes e explorar redes locais de fornecimento através do projeto, aquisição e entrega. Os espaços projetados são saturados com pesquisas sobre estratégias que contemplam as possibilidades de acomodar mudanças através de modelos flexíveis de projeto para técnicas de construção desmontáveis, que abordaremos neste artigo.

Em uma faixa de terreno de apenas quatro metros de largura, a Sayer Street reúne a infraestrutura com uma estrutura de andaimes coloridos e iluminação para apoiar toda a vida social que caracteriza uma das ruas mais amadas de Londres. O escritório abordou o projeto através do uso de toldos ondulados que abrigam espaços para eventos e nichos com assentos, intercalados com exuberantes floreiras e três pavilhões compactos com espaços de trabalho.

Regeneração de espaços urbanos: o trabalho de Jan Kattein Architects  - Imagem 21 de 33
Sayer Street / Jan Kattein Architects. Imagem © Jack Hobhouse
Regeneração de espaços urbanos: o trabalho de Jan Kattein Architects  - Imagem 28 de 33
Sayer Street / Jan Kattein Architects. Imagem © Jack Hobhouse

O projeto visa complementar o terraço recém-inaugurado de cafés e restaurantes no sul da Sayer Street até que o restante da rua principal esteja concluído. A natureza temporária do projeto permite testar respostas a algumas das questões existenciais urgentes enfrentadas pelos espaços urbanos em todo o país, incluindo como equilibrar as implicações da economia da experiência emergente contra a necessidade contínua de espaços cívicos que definem um senso de pertencimento à cidade.

A abundância de floreiras exóticas é uma parte central da experiência espacial, fechando suavemente as áreas do espaço para desfrutar dos prazeres de caminhar na cidade: proporcionando motivos para passear, oportunidades de encontro e pontos de vista para simplesmente dar um passo para trás para ver a vida passar. Completando o microcosmo da rua, há uma estação de rádio comunitária, uma floricultura e uma galeria de arte, inserindo no espaço urbano comércio e atividades culturais.

Regeneração de espaços urbanos: o trabalho de Jan Kattein Architects  - Imagem 22 de 33
Sayer Street / Jan Kattein Architects. Imagem © Jan Kattein Architects
Regeneração de espaços urbanos: o trabalho de Jan Kattein Architects  - Imagem 29 de 33
Sayer Street / Jan Kattein Architects. Imagem © Jan Kattein Architects

A revitalização da Aberfeldy Street foi iniciada como uma forma de agrupar um programa criativo de obras de rua, eventos e apoio a comércios visando construir um terreno comum à medida que o distrito de Poplar muda em torno dele. Em 2019, a Poplar HARCA e a EcoWorld London, os proprietários das propriedades ao longo da rua principal, encomendaram a High Street Works para reenergizar a vida econômica e social da Aberfeldy Street. O objetivo era construir redes empresariais e comunitárias para ocupar seu lugar na pendente remodelação da Aberfeldy Village, já que as lojas em dificuldades e vazias estavam minando o papel cívico da rua principal como ponto de encontro para o bairro.

Regeneração de espaços urbanos: o trabalho de Jan Kattein Architects  - Imagem 2 de 33
Aberfeldy Street / Jan Kattein Architects. Imagem © Jan Kattein Architects

Um mural de retalhos arrojado e a iluminação das árvores iluminam a rua principal e suas fachadas coloridas, definindo o cenário para essa transformação urbana. Em homenagem ao legado da fabricação de peças de vestuário de Poplar, e aperfeiçoando a tradição de reciclagem têxtil de Bangladeshi Kantha, o escritório convidou a comunidade para doar retalhos de tecidos. Estas doações foram então digitalizadas e costuradas, esticando as amostras através dos edifícios, dando vida à rua principal em 200 cores diferentes de tinta.

Regeneração de espaços urbanos: o trabalho de Jan Kattein Architects  - Imagem 12 de 33
Aberfeldy Street / Jan Kattein Architects. Imagem © Jan Kattein Architects
Regeneração de espaços urbanos: o trabalho de Jan Kattein Architects  - Imagem 30 de 33
Aberfeldy Street / Jan Kattein Architects. Imagem © Jan Kattein Architects

As intervenções do escritório começaram com o programa "Comece Aqui", que acoplou obras atraentes remodeladas e leves, a unidades de varejo inativas como apoio a lojas existentes e para o recrutamento de novos negócios inovadores para ocupar as instalações vagas. À medida que os empreendedores receberam as ferramentas físicas e estratégicas para se adaptar às mudanças das necessidades dos clientes, os negócios existentes foram mantidos. Em troca deste apoio, as empresas se comprometeram a se envolver com a vizinhança através de uma série de eventos de "devolução" em um esforço contínuo para promover um programa de engajamento e atividades de divulgação para definir a Aberfeldy Street como um destino cultural digno.

Regeneração de espaços urbanos: o trabalho de Jan Kattein Architects  - Imagem 23 de 33
Aberfeldy Street / Jan Kattein Architects. Imagem © Jan Kattein Architects
Regeneração de espaços urbanos: o trabalho de Jan Kattein Architects  - Imagem 8 de 33
Aberfeldy Street / Jan Kattein Architects. Imagem © Jan Kattein Architects

A Fore Street é uma coleção de intervenções direcionadas em torno da rua principal para revitalizar o portão sul para Enfield e diversificar o centro da cidade, criando novos espaços para a cultura, lazer e trabalho. Angel Edmonton está listado como 10% das áreas mais carentes em diversos pontos dos Índices de Privação Inglesa com barreiras à educação, treinamento, emprego, privação de renda e condições de vida miseráveis. Em 2019, o Conselho de Enfield contratou o escritório para preparar uma proposta para o Fundo de Bom Crescimento do Prefeito. Uma vez obtido o financiamento, a JKA e a Fisher Cheng Architects ganharam em conjunto uma licitação para implementar o projeto.

Regeneração de espaços urbanos: o trabalho de Jan Kattein Architects  - Imagem 7 de 33
Fore Street / Jan Kattein Architects. Imagem © Jan Kattein Architects
Regeneração de espaços urbanos: o trabalho de Jan Kattein Architects  - Imagem 6 de 33
Fore Street / Jan Kattein Architects. Imagem © Jan Kattein Architects

Atualmente, em construção, a conclusão da Fase 1, a sala de estar, está programada para julho de 2022 com a Fase 2, a Garagem, programada para ser concluída em março de 2023. As propostas do escritório para Angel Edmonton abordam algumas das prioridades de longa data que a comunidade tem manifestado, assegurando que as pessoas e empresas locais aproveitem os benefícios que a regeneração traz.

Esta regeneração urbana leva os serviços do município para a frente de uma loja na rua principal, proporcionando um cenário interativo para desenvolver uma visão para o seu futuro. Mantendo-se em linha com a prioridade do Conselho de Enfield de reduzir o uso de carbono incorporado, Jan Kattein Architects projetou o complexo para manter todas as estruturas existentes no local e adaptá-las para servir ao seu novo propósito.

Regeneração de espaços urbanos: o trabalho de Jan Kattein Architects  - Imagem 10 de 33
Fore Street / Jan Kattein Architects. Imagem © Jan Kattein Architects

O projeto procura fortalecer a identidade do centro da cidade através de intervenções no domínio público, transformando um pátio de garagem fora de uso e um centro de comportamento anti-social em um espaço comunitário e de trabalho, introduzindo uma rua escolar em resposta às deficiências de qualidade do ar e estabelecendo uma sala urbana na biblioteca local.

A abordagem da empresa tem sido reconhecida por inúmeros prêmios de arquitetura nacionais e internacionais, estando ativamente consciente de que a excelência na arquitetura é resultado de um esforço de equipe, investindo continuamente em seu trabalho e em suas relações profissionais.

Ao permitir que o processo de design oriente o projeto, Jan Kattein Architects conseguiu construir um portfólio de projetos criativos, cada um dos quais aproveitando as oportunidades incomuns e os desafios particulares de seu respectivo contexto local. A empresa acredita que uma abordagem integrada é necessária para que qualquer lugar atinja seu potencial, com esta convicção levando-os a trabalhar em vários setores, incluindo regeneração urbana, habitação, desenvolvimento econômico, educação, espaços públicos e planejamento urbano.

Galeria de Imagens

Ver tudoMostrar menos
Sobre este autor
Cita: Joson, Jullia. "Regeneração de espaços urbanos: o trabalho de Jan Kattein Architects " [How Are Jan Kattein Architects Working to Regenerate Urban Spaces?] 11 Jun 2022. ArchDaily Brasil. (Trad. Bisineli, Rafaella) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/982493/regeneracao-de-espacos-urbanos-o-trabalho-de-jan-kattein-architects> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.