BIG vence concurso internacional para projetar a Filarmônica Vltava em Praga

A prefeitura de Praga anunciou o escritório BIG como vencedor do concurso internacional para projetar a Sala Filarmônica Vltava. O projeto vencedor foi desenhado pelo estúdio dinamarquês Bjarke Ingels Group – BIG. A nova sala de concertos visa tornar-se um ponto focal para a cidade e reforçar a reputação de Praga como capital cultural europeia. O volume proposto para a nova sala filarmônica apresenta uma imagem reconhecível e, ao mesmo tempo, bem integrada na complexa topografia da margem do rio Vltava. Os visitantes são convidados a seguir a série sinuosa de praças conectadas por telhados inclinados que os levam da margem do rio ao terraço, proporcionando vistas do centro histórico da cidade de Praga. O escritório de arquitetura espanhol Barozzi Veiga colaborou com o escritório local Atelier M1 e conquistou o segundo lugar. Bevk Perović Arhitekti e Petr Hájek Architekti conquistaram o terceiro e quarto lugar, respectivamente, enquanto a proposta de Snøhetta foi a quinta.

BIG vence concurso internacional para projetar a Filarmônica Vltava em Praga - Imagem 2 de 18BIG vence concurso internacional para projetar a Filarmônica Vltava em Praga - Imagem 3 de 18BIG vence concurso internacional para projetar a Filarmônica Vltava em Praga - Imagem 4 de 18BIG vence concurso internacional para projetar a Filarmônica Vltava em Praga - Imagem 6 de 18BIG vence concurso internacional para projetar a Filarmônica Vltava em Praga - Mais Imagens+ 13

A forma alternada dos telhados, com seus cantos rebaixados ou levantados para criar conexões, e a distribuição das colunatas que os sustentam criam um ritmo que evoca o som afinado das orquestras, segundo o arquiteto e sócio responsável Bjarke Ingels. As partes inferiores dessas estruturas são cobertas com madeira da Floresta da Boêmia, permeando do exterior para o interior e criando espaços mais informais para reuniões ou performances artísticas.

A proposta vencedora prevê a construção de três salas: a Sala Vltava, principal sala de concertos, e as salas mais versáteis Praga e Holešovice. Dispostos como pétalas de uma pinha viradas do avesso, os assentos do Prague Hall visam otimizar a vista de todos os membros da plateia. Além disso, o interior aconchegante de madeira dá a sensação de intimidade e tem a vantagem de equilibrar a acústica.

BIG vence concurso internacional para projetar a Filarmônica Vltava em Praga - Imagem 4 de 18
BIG (1º lugar) - Paisagem do telhado. Imagem Cortesia de Mozses

A Sala Filarmônica Vltava será o lar de duas orquestras: a Orquestra Sinfônica de Praga FOK e a Filarmônica Tcheca. Os espaços são projetados para se adaptar a uma ampla gama de eventos, desde a ousadia de shows dos estilos musicais contemporâneos até apresentações de teatro e exposições digitais. O edifício também foi projetado para maximizar seu potencial para usos externos e expandir os programas educacionais das orquestras para um público maior.

BIG vence concurso internacional para projetar a Filarmônica Vltava em Praga - Imagem 3 de 18
BIG (1º lugar) - Praça Pública. Imagem Courteia de BIG – Bjarke Ingels Group

Pessoalmente, este projeto pode ser um dos mais importantes para mim como arquiteto e como dinamarquês. O arquiteto Jørn Utzon é um herói nacional na Dinamarca, menos pelo trabalho que realizou em casa, mas mais por seu trabalho na Sydney Opera House, do outro lado do planeta. Ele mostrou ao mundo como a arquitetura moderna pode incorporar formas e reanimar tradições que há muito foram substituídas pelo estilo internacional das caixas modernas. E ao fazê-lo, ele capturou a identidade de um continente e a imaginação do mundo. Para Praga, tentamos imaginar um edifício inspirado na viagem do rio homônimo e moldado pela complexidade tridimensional de seu próprio local urbano. – Bjarke Ingels, Fundador e Sócio do BIG.

BIG vence concurso internacional para projetar a Filarmônica Vltava em Praga - Imagem 8 de 18
BIG (1º lugar) - Vista aérea. Imagem Courteia de BIG – Bjarke Ingels Group

O concurso internacional de arquitetura para o projeto do Vltava Philharmonic Hall foi anunciado pela Prefeitura de Praga e o Instituto de Planejamento e Desenvolvimento de Praga (IPR Praga). Um total de 115 equipes de 25 países se inscreveram no concurso, e cinco renomados estúdios de arquitetura também foram convidados a participar antecipadamente. O júri selecionou 19 finalistas e concedeu cinco prêmios.

BIG vence concurso internacional para projetar a Filarmônica Vltava em Praga - Imagem 9 de 18
Barozzi Veiga e Atelier M1 (2º lugar) - Vista Exterior. Imagem Cortesia de Barozzi Veiga e Atelier M1
BIG vence concurso internacional para projetar a Filarmônica Vltava em Praga - Imagem 6 de 18
Bevk Perović Arhitekti (3º lugar) - Vista Exterior. Imagem Cortesia de Bevk Perović Arhitekti

As propostas selecionadas demonstram o potencial deste local, que se tornará o ponto central do novo bairro Bubny-Zátory. Os segundos colocados, Barozzi Veiga e Atelier M1 propõem um volume mais compacto, ainda que escultural. Ao mesmo tempo, Bevk Perović Arhitekti, premiado com o terceiro lugar, disfarça a aparência do edifício através da sobreposição de paredes de cortina de vidro. Os participantes convidados CHYBIK + KRISTOF (CHK) e Mecanoo's envolvem o edifício em faixas que separam as salas de concerto e formam um anfiteatro ao ar livre.

BIG vence concurso internacional para projetar a Filarmônica Vltava em Praga - Imagem 16 de 18
Cortesia de CHYBIK + KRISTOF e Mecanoo

A lista completa dos finalistas:

Galeria de Imagens

Ver tudoMostrar menos
Sobre este autor
Cita: Florian, Maria-Cristina. "BIG vence concurso internacional para projetar a Filarmônica Vltava em Praga" [BIG Wins International Competition to Design the Vltava Philharmonic Hall in Prague] 27 Mai 2022. ArchDaily Brasil. (Trad. Simões, Diogo) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/982333/big-vence-concurso-internacional-para-projetar-a-filarmonica-vltava-em-praga> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.