A imponência das portas de grandes dimensões em interiores residenciais

Portas internas servem a diversos propósitos em residências, como fornecer segurança e privacidade, separar espaços e ruídos. Mas além dessas funções óbvias, elas também podem definir o tom e aprimorar a estética de uma sala com sua beleza, tornando-se poderosas características de design por si mesmas. Considerando esse impacto, arquitetos devem levar em consideração todos os fatores ao escolher uma porta, incluindo cor, material, estilo e mecanismo de abertura. As dimensões também são importantes, mas tendem a ser padronizadas, pois são limitadas pelo tamanho da estrutura da porta. Geralmente, elas tem cerca de 210 cm de altura e variam de 70 a 90 cm de largura. Recentemente, no entanto, isso deu uma guinada no design moderno.

Com casas contemporâneas priorizando grandes corredores e tetos altos, portas grandes que excedem drasticamente essas dimensões comuns estão especialmente em tendência. Embora sejam geralmente personalizadas, exigem um investimento maior e são comumente associadas ao luxo, sua capacidade de fazer uma declaração ousada é incomparável. Chamam automaticamente a atenção dos usuários e acentuam a altura de um edifício, fazendo com que qualquer espaço (luxo ou não) pareça grandioso e elegante. Para explorar suas infinitas possibilidades funcionais e estéticas, neste artigo apresentamos uma seleção de belos exemplos que podem ser encontrados na seção 'Portas internas' do Architonic.

A imponência das portas de grandes dimensões em interiores residenciais - Imagem 2 de 24
GM MARTITION® Light - Pendeltür / Glas Marte. Image Courtesy of Glas Marte

No entanto, não se trata somente de criar um impacto elegante; portas internas de grandes dimensões podem ser extremamente funcionais em comparação com alternativas menores e mais estreitas. Fornecem pontos de acesso maiores que podem ser úteis para entretenimento ou para mover móveis grandes. E, quando abertas, (ou fechadas, se feitas de vidro), esse espaço maior promove uma sensação aberta e arejada que pode ser muito atraente em designs modernos, onde a amplitude é muito apreciada. Ao mesmo tempo, isso também implica maior exposição à luz natural e uma melhor conexão visual e física entre os espaços.

Versatilidade nos materiais

Como qualquer porta, estas podem ser feitas de inúmeros materiais - mas em maior abundância e formatos maiores. Uma grande porta de vidro, por exemplo, geralmente precisa de um grande painel de vidro feito sob medida, enquanto uma porta de madeira pode exigir uma tábua mais pesada de dimensões fora do padrão.

Dependendo do material e do acabamento escolhido, diferentes estilos podem ser alcançados. A madeira, por exemplo, é definida por uma aparência quente e inspirada na natureza que pode ser rústica ou elegante. Embora se expanda e contraia com as mudanças de temperatura, as portas de madeira podem ser muito duráveis com métodos avançados de fabricação e manutenção regular. Por outro lado, vidro e fibra de vidro são ótimas para vistas e deixar a luz do sol entrar enquanto ainda oferecem privacidade. Frequentemente emparelhadas com uma estrutura de aço, essas portas podem ser coloridas, translúcidas ou reflexivas.

A imponência das portas de grandes dimensões em interiores residenciais - Imagem 3 de 24
Ala Filomuro / ADL. Image Courtesy of ADL

Conhecida por sua relação custo-benefício e versatilidade, o aço oferece bom isolamento, flexibilidade no projeto e mais durabilidade do que madeira e vidro, resistindo a várias condições climáticas. Além de todos esses materiais amplamente utilizados, também podem ser feitas portas internas de grandes dimensões, entre outras, de alumínio, pedra, mármore e couro, que podem ser combinadas em configurações praticamente sem fim.

A imponência das portas de grandes dimensões em interiores residenciais - Imagem 4 de 24
Pivot Door / Laurameroni. Image Courtesy of Laurameroni

Uma seleção de portas grandes com características marcantes

Além de suas propriedades materiais, as portas de grandes dimensões podem ser classificadas em quatro grupos principais, de acordo com seu tipo de movimento de abertura: pivotantes, corrediças, com dobradiças e duplas. Para inspirar proprietários e arquitetos, abaixo os exploramos através de uma seleção de belas portas de grandes dimensões e diversas composições materiais - que certamente fazem uma afirmação nos interiores residenciais modernos. 

Pivotantes

Girando em um eixo vertical com ferragens quase invisíveis, essas portas oscilantes se destacam por causa de suas linhas limpas, estilo moderno e movimento suave. Quando combinadas com grandes dimensões, essa estética elegante é aprimorada, evocando uma grandeza que é incomparável em comparação com outras alternativas.

Big White Pivot Door / FritsJurgens

A imponência das portas de grandes dimensões em interiores residenciais - Imagem 5 de 24
Courtesy of FritsJurgens

ah!38 / panoramah!

A imponência das portas de grandes dimensões em interiores residenciais - Imagem 6 de 24
Courtesy of panoramah!

Steel Pivoting Door / FritsJurgens

A imponência das portas de grandes dimensões em interiores residenciais - Imagem 7 de 24
Courtesy of FritsJurgens

Quadra Pivot Hinge / ADL

A imponência das portas de grandes dimensões em interiores residenciais - Imagem 8 de 24
Courtesy of ADL

Wooden Pivot Door / FritsJurgens

A imponência das portas de grandes dimensões em interiores residenciais - Imagem 9 de 24
Courtesy of FritsJurgens

Para obter mais exemplos dessa tipologia, visite a categoria de produtos 'Portas Pivotantes' no Architonic.

Corrediças

Caracterizadas por seu movimento lateral simples, as portas deslizantes de grandes dimensões fornecem uma transição entre os espaços enquanto economizam espaço, sendo ideais para espaços apertados com tetos altos. Como são naturalmente mais pesadas, é crucial que o trilho da porta permaneça em boas condições para garantir um movimento suave, o que implica manutenção regular por sujeira, umidade ou desgaste normal.

Sliding 50 / Lualdi

A imponência das portas de grandes dimensões em interiores residenciais - Imagem 10 de 24
Courtesy of Lualdi

Materica Sliding / ADL

A imponência das portas de grandes dimensões em interiores residenciais - Imagem 11 de 24
Courtesy of ADL

Sliding Pocket / Lualdi

A imponência das portas de grandes dimensões em interiores residenciais - Imagem 12 de 24
Courtesy of Lualdi

Graphis plus / Rimadesio

A imponência das portas de grandes dimensões em interiores residenciais - Imagem 13 de 24
Courtesy of Rimadesio

Sliding door / Laurameroni

A imponência das portas de grandes dimensões em interiores residenciais - Imagem 14 de 24
Courtesy of Laurameroni

Para obter mais exemplos dessa tipologia, visite a categoria de produtos 'Portas Corrediças' no Architonic.

Portas articuladas

Nas portas articuladas regulares, as dobradiças estão presas ao lado da porta e na parede adjacente. Quando são grandes, no entanto, elas não são mais regulares, adotando um caráter único e forte do que as diferencia das opções de tamanho padrão. Embora as portas com dobradiças de grandes dimensões geralmente se abram para dentro, outras também podem se abrir para fora. Também podem usar dobradiças planas tradicionais ou dobradiças que, ao contrário do primeiro, permitem que as portas fiquem completamente niveladas contra a estrutura, em vez de permanecer na posição de deslocamento regular.

Ala Filomuro / ADL

A imponência das portas de grandes dimensões em interiores residenciais - Imagem 15 de 24
Courtesy of ADL

Wall & Door / Lualdi

A imponência das portas de grandes dimensões em interiores residenciais - Imagem 16 de 24
Courtesy of Lualdi

Frameless doors FLAT / ComTür

A imponência das portas de grandes dimensões em interiores residenciais - Imagem 17 de 24
Courtesy of ComTür

Leather doors / ComTür

A imponência das portas de grandes dimensões em interiores residenciais - Imagem 18 de 24
Courtesy of ComTür

Interior safety door with concealed hinges / Oikos – Architetture d’ingresso

A imponência das portas de grandes dimensões em interiores residenciais - Imagem 19 de 24
Courtesy of Oikos – Architetture d’ingresso

Para obter mais exemplos dessa tipologia, visite a categoria de produtos 'Portas Articuladas' no Architonic.

Duplas

Se uma porta de tamanho grande não for suficiente, portas duplas são a resposta. Comumente conhecidas como portas francesas, são compostas por um par de portas únicas - que podem ser portas pivotantes ou com dobradiças regulares - que se abrem umas das outras, sendo úteis para pontos de acesso maiores e implicando maior exposição à luz e às vistas quando abertas. Essencialmente, as portas de grandes dimensões oferecem o dobro do impacto, maximizando a sensação de espaço em qualquer sala.

Bod'or Pivoting Entrance / FritsJurgens

A imponência das portas de grandes dimensões em interiores residenciais - Imagem 20 de 24
Courtesy of FritsJurgens

Wall & Door / Lualdi

A imponência das portas de grandes dimensões em interiores residenciais - Imagem 21 de 24
Courtesy of Lualdi

Infinito 10 Vertical Pivot Door / Linvisibile

A imponência das portas de grandes dimensões em interiores residenciais - Imagem 22 de 24
Courtesy of Linvisibile

Portapivot 5730 / PortaPivot

A imponência das portas de grandes dimensões em interiores residenciais - Imagem 23 de 24
Courtesy of PortaPivot

Filo 10 Vertical Pivot Door / Linvisibile

A imponência das portas de grandes dimensões em interiores residenciais - Imagem 24 de 24
Courtesy of Linvisibile

Para obter mais exemplos dessa tipologia, visite as categorias de produto 'Portas Articuladas' ou 'Portas Pivotantes no Architonic.

Galeria de Imagens

Ver tudoMostrar menos
Sobre este autor
Cita: Montjoy, Valeria. "A imponência das portas de grandes dimensões em interiores residenciais" [Go Big or Go Home: Oversized Doors in Residential Interiors] 05 Jun 2022. ArchDaily Brasil. (Trad. Souza, Eduardo) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/982007/a-imponencia-das-portas-de-grandes-dimensoes-em-interiores-residenciais> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.