Galeria de Artes projetada por SANAA em Sydney será inaugurada em dezembro

Galeria de Artes projetada por SANAA em Sydney será inaugurada em dezembro - Imagem 1 de 8
© Art Gallery of New South Wales

A expansão da Galeria de Arte de New South Wales, projetada por SANAA, será aberta ao público em 3 de dezembro de 2022. O projeto, apelidado de Sydney Modern Project e revelado pela primeira vez em 2019, é o empreendimento cultural mais significativo da cidade em quase cinco décadas, desde a abertura da Sydney Opera House. O novo edifício projetado por SANAA, juntamente com o escritório australiano Architectus como arquiteto executivo, apresenta uma série de pavilhões de vários tamanhos e volumes com galerias escalonadas em direção ao porto. A estrutura que se abre para o entorno foi projetada para fornecer um pano de fundo para a arte do século XXI.

Galeria de Artes projetada por SANAA em Sydney será inaugurada em dezembro - Imagem 2 de 8Galeria de Artes projetada por SANAA em Sydney será inaugurada em dezembro - Imagem 3 de 8Galeria de Artes projetada por SANAA em Sydney será inaugurada em dezembro - Imagem 4 de 8Galeria de Artes projetada por SANAA em Sydney será inaugurada em dezembro - Imagem 5 de 8Galeria de Artes projetada por SANAA em Sydney será inaugurada em dezembro - Mais Imagens+ 3

Galeria de Artes projetada por SANAA em Sydney será inaugurada em dezembro - Imagem 2 de 8
© Art Gallery of New South Wales

Localizado em um terreno com vista para o porto de Sydney, o novo campus do museu de arte contará com dois edifícios conectados por um jardim de arte público. O projeto dobrará o espaço de exposição da galeria de arte existente e reutilizará um tanque de petróleo naval desativado da Segunda Guerra Mundial como espaço de arte subterrâneo. Ao mesmo tempo, o projeto propõe a revitalização do edifício histórico da Galeria de Arte pelos arquitetos australianos Tonkin Zulaikha Greer. A arquiteta paisagista Kathryn Gustafson, com a empresa de Seattle Gustafson Guthrie Nicol, e os arquitetos paisagistas australianos McGregor Coxall estão liderando o projeto para os jardins e os espaços públicos dentro do novo campus.

Galeria de Artes projetada por SANAA em Sydney será inaugurada em dezembro - Imagem 4 de 8
© Art Gallery of New South Wales

Para marcar a abertura da expansão, nove encomendas foram designadas a artistas de renome. O Sydney Modern Project também contará com espaços para exposições de arte aborígene e das Ilhas do Estreito de Torres. A Galeria de Arte de New South Wales mantém uma coleção de mais de 36.000 objetos, incluindo mais de 2.000 obras históricas e contemporâneas de arte aborígine e das Ilhas do Estreito de Torres, adquiridas nos últimos 74 anos.

Galeria de Artes projetada por SANAA em Sydney será inaugurada em dezembro - Imagem 5 de 8
© Art Gallery of New South Wales

Galeria de Imagens

Ver tudoMostrar menos
Sobre este autor
Cita: Cutieru, Andreea. "Galeria de Artes projetada por SANAA em Sydney será inaugurada em dezembro" [SANAA-Designed Art Gallery of New South Wales to Open This December] 06 Mai 2022. ArchDaily Brasil. (Trad. Ghisleni, Camilla) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/981248/galeria-de-artes-projetada-por-sanaa-em-sydney-sera-inaugurada-em-dezembro> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.