Arquitetura e paisagem no universo cinematográfico da Marvel

A narrativa é, sem dúvida, uma das ferramentas informativas mais antigas; uma linguagem universal que transcendeu gerações e culturas e foi adaptada para diferentes mídias, como videogames, teatro e cinema. Independentemente da idade das narrativas, o sucesso dessas adaptações depende muito da produção - os elementos visuais e sonoros - e sua capacidade de permitir que os espectadores mergulhem totalmente no enredo. Neste artigo, exploramos o mundo mágico e cativante do Universo Cinematográfico Marvel e como a arquitetura desempenhou um papel importante na contribuição para as histórias notórias dos filmes.

Arquitetura e paisagem no universo cinematográfico da Marvel - Imagem 2 de 14Arquitetura e paisagem no universo cinematográfico da Marvel - Imagem 3 de 14Arquitetura e paisagem no universo cinematográfico da Marvel - Imagem 4 de 14Arquitetura e paisagem no universo cinematográfico da Marvel - Imagem 5 de 14Arquitetura e paisagem no universo cinematográfico da Marvel - Mais Imagens+ 9

O Universo Cinematográfico Marvel (MCU) é uma das maiores e mais bem-sucedidas sagas de super-heróis do cinema moderno. Produzido pela Marvel Studios, a franquia de filmes é uma adaptação das histórias em quadrinhos americanas publicadas pela Marvel Comics e explora as narrativas de diferentes super-heróis de todo o universo e como eles “lutam contra inimigos que ameaçam a existência de seu mundo”. Embora muitos dos filmes do MCU apresentem cruzamentos entre si, cada um exibe um enredo, cronograma e identidade visual únicos, construindo a mise-en-scène. A mise-en-scène de um filme descreve o cenário geral de uma cena, que inclui tudo o que é visível na frente da câmera e tudo o que contribui para a natureza visual de uma produção. Um dos componentes mais importantes de uma cena de filme é, sem dúvida, a arquitetura e o entorno, pois são capazes de influenciar a autenticidade do enredo da história e como os espectadores e atores se envolvem com ela.

Arquitetura e paisagem no universo cinematográfico da Marvel - Imagem 14 de 14
Doutor Estranho. Imagem © 2016 Marvel. Cortesia ILM. under fair use

No caso dos filmes do MCU, as cidades e estruturas usadas desempenham um papel enorme na narrativa dos filmes. Dependendo da localização da história, os designers de produção misturaram locais da vida real, como as ruas movimentadas de Manhattan ou a Patan Durbar Square, um Patrimônio Mundial da UNESCO no Nepal, com locais futuristas e de outro mundo para criar essa dualidade entre ficção e realidade, uma das características mais proeminentes de toda a saga. Por exemplo, essa dualidade é fortemente vista em "Doutor Estranho", um filme que gira em torno da alternância entre dimensões e locais. Através de efeitos visuais e gráficos gerados por computador, os criadores de “Doutor Estranho” optaram por destacar a noção de “dobrar a realidade” distorcendo a arquitetura ordenada e estruturada, e transformando todos os seus elementos: os arcos, janelas, iluminação, etc., em enigmáticos padrões caleidoscópicos.

Continue lendo para descobrir a correlação entre o enredo e o contexto espacial de Homem de Ferro, Thor e Pantera Negra, 3 dos 27 filmes do MCU até o momento, juntamente com uma descrição do processo de design pelo desenhista de produção do MCU, Ra Vincent.

Homem de Ferro

Arquitetura e paisagem no universo cinematográfico da Marvel - Imagem 6 de 14
Mansão Homem de Ferro. Imagem © Marvel via marvel-movies.fandom.com

Um dos primeiros filmes do MCU, Homem de Ferro, é estrelado por Tony Stark, um gênio autoproclamado, bilionário, playboy e filantropo. O personagem é um inventor genial que foi sequestrado e forçado a construir armas destrutivas mas, ao invés de obedecer, construiu um traje de alta tecnologia e escapou da prisão. Situada nas falésias da Califórnia, a mansão de Tony Stark é a personificação perfeita de seu personagem luxuoso, futurista e tecnológico. A casa, que também inclui seu laboratório particular, apresenta elementos de aço inoxidável, fachadas de vidro do chão ao teto, concreto branco e superfícies interativas, filmadas em uma residência particular na Califórnia e inspiradas na Razor House em La Jolla. Complementando o apelo moderno do design de interiores, os móveis em toda a casa são minimalistas e organizados em amplas salas. O exterior, no entanto, é uma estrutura gerada por computador que reflete “simplicidade com um toque extravagante”. O design foi inspirado nas casas de bilionários existentes na região, com um apelo futurista adicional de silhuetas irregulares.

Arquitetura e paisagem no universo cinematográfico da Marvel - Imagem 5 de 14
Mansão Homem de Ferro. Imagem © Marvel via marvel-movies.fandom.com
Arquitetura e paisagem no universo cinematográfico da Marvel - Imagem 10 de 14
Mansão Homem de Ferro. Imagem © Marvel via marvel-movies.fandom.com

Eu respondo primeiro à palavra escrita, às vezes o roteiro é realmente descritivo e visual e assim sua imaginação formará o ambiente para você. Personagens que habitam espaços específicos podem ter certos traços de caráter que se refletem no ambiente. A cena que se desenrola neste espaço é super importante. Se houver muitos personagens ou se for um momento dramático importante na história, fico tentado a tornar o plano de fundo mais simples para não desviar a atenção da cena. – Ra Vicente

Thor

Arquitetura e paisagem no universo cinematográfico da Marvel - Imagem 7 de 14
Asgard em Thor. Imagem © Marvel via marvel-movies.fandom.com

Situado nos reinos místicos de Asgard, o enredo de Thor gira em torno da herança do trono de seu pai idoso Odin, rei dos deuses nórdicos, e os obstáculos que ele encontra, como ser banido para a Terra, antes de sua coroação. Como mencionado anteriormente, os filmes do MCU incorporam a dualidade entre realidade e fantasia, e Thor não é exceção. Asgard é um corpo planetário pequeno e plano, semelhante a um asteroide que flutua no vazio, abrigado por alienígenas, deuses e criaturas com físicos semelhantes aos humanos. A cidadela de Asgard, casa da família real, é um dos cenários mais marcantes do filme. Gerada principalmente por meio de softwares, a cidadela apresenta intrincados detalhes arquitetônicos que demonstram o status social e a riqueza da família. Os interiores apresentam um uso excessivo de ouro, abóbadas, colunatas, formas geométricas e ornamentação, com elementos arquitetônicos e layouts espaciais que ilustram a hierarquia e a circulação. Quanto ao layout da cidade em si, ele foi influenciado por formas geométricas complexas para indicar um mundo de caos organizado, sugerindo uma versão sobrenatural e pródiga da Grécia antiga com uma coleção de edifícios elaborados, torres, pirâmides, estátuas, terraços e colunas.

Arquitetura e paisagem no universo cinematográfico da Marvel - Imagem 8 de 14
Asgard em Thor. Imagem © Marvel via marvel-movies.fandom.com
Arquitetura e paisagem no universo cinematográfico da Marvel - Imagem 3 de 14
Asgard em Thor. Imagem © Marvel via marvel-movies.fandom.com

Muitas vezes, para o design de filmes de época, eu pesquiso profundamente e depois começo a bagunçar um pouco a convenção. Nenhum mundo é um manual de instruções perfeito para arquitetura. – Ra Vicente

Pantera Negra

Arquitetura e paisagem no universo cinematográfico da Marvel - Imagem 11 de 14
Wakanda em Pantera Negra. Imagem © Marvel via marvel-movies.fandom.com

Um dos filmes mais aclamados do MCU é Pantera Negra, ambientado na fictícia “afrofuturista” Wakanda. O premiado filme conta a história do príncipe T’challa, que se torna herdeiro do trono após a morte de seu pai e é desafiado por outro herdeiro legítimo proclamado. O resto do mundo vê Wakanda como uma nação agrícola primitiva, quando na verdade detém as maiores quantidades de Vibranium, o “metal mais forte da terra” e principal material das armas do MCU. Conforme explicado pela cenógrafa Hannah Beachler, a arquitetura tradicional africana foi o ponto de partida da arquitetura e planejamento urbano de Wakanda, combinada com tecnologia, automação e inovação sem precedentes devido à abundância de Vibranium no país. Para criar Wakanda, a designer viajou pela África e Coréia do Sul para pesquisar pessoas, arquitetura e geografia e observar os hábitos e estilos de vida de diferentes tribos. Uma das maiores inspirações para os cenários do filme foi Zaha Hadid, particularmente o seu edifício DDP em Seul e o Wangjing SOHO em Pequim, que “eram curvos e futuristas, mas referenciavam elementos naturais”.

Arquitetura e paisagem no universo cinematográfico da Marvel - Imagem 13 de 14
Laboratório de Shuri em Pantera Negra. Imagem © Marvel via marvel-movies.fandom.com

As edificações de Wakanda são uma compilação de torres, prédios de altura média e cabanas indígenas, cercadas por fontes de água e paisagens exuberantes. Todas apresentam referências da arquitetura africana, empregando telhados cônicos de palha, tons de terra e materiais naturais. Quanto aos interiores do laboratório de Shuri, irmã do príncipe T'Challa e idealizadora das armas e figurinos de Wakanda, o design foi feito intencionalmente para contrastar com a essência nativa de Wakanda e apresentar a parte tecnologicamente avançada do país com superfícies reflexivas e interativas, vidro, luminárias e estruturas de aço, combinadas com padrões tribais africanos vibrantes.

Este artigo é parte dos Tópicos do ArchDaily: The Future of Architectural Visualizations, orgulhosamente apresentado por Enscape, o plugin de renderização em tempo real e realidade virtual mais intuitivo para Revit, SketchUp, Rhino, Archicad e Vectorworks. O Enscape se conecta diretamente ao seu software de modelagem, oferecendo visualização e workflow integrados.

Mensalmente, exploramos um tema específico através de artigos, entrevistas, notícias e projetos. Saiba mais sobre os tópicos do ArchDaily. Como sempre, o ArchDaily está aberto a contribuições de nossos leitores; se você quiser enviar um artigo ou projeto, entre em contato.

Galeria de Imagens

Ver tudoMostrar menos
Sobre este autor
Cita: Stouhi, Dima. "Arquitetura e paisagem no universo cinematográfico da Marvel" [The Architecture and Environmental Design of Marvel Cinematic Universe Movies] 21 Mai 2022. ArchDaily Brasil. (Trad. Sbeghen Ghisleni, Camila) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/981184/arquitetura-e-paisagem-no-universo-cinematografico-da-marvel> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.