A importância das modernas ferramentas de visualização na especificação de materiais

Em arquitetura, escolher os materiais de construção adequados é crucial para melhorar a eficiência, garantir a integridade estrutural e maximizar o desempenho do edifício acabado. Como qualquer edifício - de sua pele externa ao seu sistema estrutural- consiste em muitas camadas e peças, entender como estes se encaixam e funcionam é extremamente importante durante o projeto e a fabricação. A especificação técnica de materiais e sistemas construtivos desempenha um papel fundamental para transmitir essas informações, fornecendo todos os conhecimentos, propriedades e características necessárias para qualquer projeto de sucesso. Afinal, quanto mais você sabe sobre o que está entre paredes e acabamentos, melhor será sua arquitetura.

Embora as especificações tendam a ser escritas, definindo em palavras que não podem ser desenhadas, elas geralmente são complementadas com visualizações detalhadas que facilitam a compreensão de cada elemento construtivo. E nesta era digital moderna - onde os arquitetos contam com tecnologias avançadas à sua disposição -, essa profunda compreensão e uma representação precisa da especificação do material nunca mais fortaleceram.

A importância das modernas ferramentas de visualização na especificação de materiais - Imagem 2 de 8
Isometric curtain wall details of a horizontal shading, design study with Woods Bagot. Image Courtesy of The Donnies

Com isso em mente, abaixo nós nos aprofundamos em por que é importante especificar os materiais e componentes que compõem um edifício e como as ferramentas modernas de visualização podem ser essenciais para isso.

O que é a especificação do material?

Quer seja madeira ou aço, todo material de construção tem suas próprias características. Como resultado, os arquitetos devem basear sua seleção em fatores como propriedades físicas, qualidade, contexto do projeto, processos e custos de fabricação. Eles também devem escolher materiais que atendam a certas condições, especialmente os requisitos e regulamentos climáticos locais. Para garantir que cada padrão seja atendido, todas essas informações valiosas devem ser especificadas.

A importância das modernas ferramentas de visualização na especificação de materiais - Imagem 3 de 8
Aeroville / Philippe Chiambaretta. Image Courtesy of Philippe Chiambaretta

Por definição do dicionário, uma especificação é uma apresentação completa e precisa de algo. Na arquitetura, refere-se a uma descrição detalhada de materiais e sistemas construtivos usados em toda a fase de projeto e construção de um projeto. Isoo inclui dados e instruções sobre as dimensões, construção, acabamento, montagem e requisitos de instalação, bem como quaisquer outros parâmetros obrigatórios para garantir o desempenho de cada produto. Eles também podem incorporar a marca de cada peça que precisa ser comprada. Geralmente preparado por um arquiteto, engenheiro ou designer, especificações dão a cada um desses profissionais de controle sobre a virtude e a aparência final de seus projetos. No entanto, para ser bem sucedido, estes devem ser concisos, precisos e, ao mesmo tempo, fornecer todos os detalhes necessários.

A importância das modernas ferramentas de visualização na especificação de materiais - Imagem 4 de 8
Dock 45 / Spacefiction studio. Image Courtesy of Spacefiction Studio

Qual é o papel da visualização na especificação do material?

A arquitetura é geralmente melhor expressa através de desenhos, maquetes e imagens. Comunica-se através da linguagem da visualização, seja entre arquiteto e cliente ou entre os próprios profissionais da construção. Graças a avanços rápidos em tecnologia de computador nos últimos 30 anos, as técnicas evoluíram significativamente. De plantas 2D a experiências tridimensionais imersivas com softwares como BIM, Rhino e Vray, os modelos atingiram níveis impensáveis de precisão. Agora é possível visualizar projetos em tempo real e integrar fluxos de trabalho durante todas as fases, resultando em uma coordenação mais fácil, maior confiabilidade e um gerenciamento de projetos mais eficiente. Em última análise, os gráficos permitem que muitos dos problemas que possam ocorrer no canteiro de obras sejam resolvidos nos estágios iniciais.

A importância das modernas ferramentas de visualização na especificação de materiais - Imagem 5 de 8
Library and Learning Centre University of Economics Vienna / Zaha Hadid Architects. Image Courtesy of Zaha Hadid Architects

Métodos comuns de representação visual incluem renderizações realistas, colagens e imagens desenhadas por computador. Mas quando se trata de apresentar as camadas internas que formam uma estrutura em vez de acabamentos estéticos, mais gráficos 3D técnicos como isométricas explodidas tendem a funcionar melhor. Para observar de perto uma marcenaria de madeira ou uma junta de coluna de aço, por exemplo, esses gráficos trazem níveis de detalhes que dificilmente seriam alcançáveis em desenhos bidimensionais comuns. Portanto, quando se trata de especificar materiais com cada uma de suas complexidades e partes, a visualização tridimensional desempenha um papel fundamental no fornecimento desse conhecimento.

A importância das modernas ferramentas de visualização na especificação de materiais - Imagem 6 de 8
Developed for Harmony Timber Solutions. Image Courtesy of Steven Emerson

Os modelos digitais são representações essenciais da realidade, o que significa que é possível experimentar e testar como os materiais são montados, como eles se comportarão e como eles se sentirão e parecerão no produto acabado. Visualizando o que eles costumavam imaginar, arquitetos agora são capazes de prever quaisquer erros de design e especificar os produtos corretos para garantir que todos os requisitos de desempenho sejam atendidos. Em relação à estética, a visualização é extremamente útil para prever o resultado final, facilitando a seleção de certos materiais acima dos outros. Criar uma renderização pode servir para escolher entre um acabamento fosco ou brilhante, pode ajudar a prever como um certo tipo de madeira caberá em aço inoxidável, ou como uma superfície criará padrões específicos, texturas e sombras. Ao mesmo tempo, os clientes e construtores receberão essas informações de maneira mais fácil e mais didática, o que evidentemente se traduz em projetos melhorados.

A importância das modernas ferramentas de visualização na especificação de materiais - Imagem 7 de 8
Detailed Isometric / Gonzalo De la Parra. Image Courtesy of Gonzalo De la Parra
A importância das modernas ferramentas de visualização na especificação de materiais - Imagem 8 de 8
Detailed Isometric / Gonzalo De la Parra. Image Courtesy of Gonzalo De la Parra

A visualização arquitetônica é uma arte por si só. Pode ser linda, dinâmica e única. Claramente, também pode ser extremamente funcional na especificação de materiais e sistemas construtivos, desmantelando todas as suas partes e peças. Olhando para o futuro, a indústria está indo para a realidade virtual e aumentada, o que pode abrir novas possibilidades multissensoriais que certamente terão fortes implicações na escolha de materiais e, esperamos, levando a um ambiente construído de mais alta qualidade.

Este artigo é parte do Tópico do mês ArchDaily: O futuro da visualização na arquitetura. Mensalmente, exploramos um tema específico através de artigos, entrevistas, notícias e projetos. Saiba mais sobre os tópicos mensais. Como sempre, o ArchDaily está aberto a contribuições de nossos leitores; se você quiser enviar um artigo ou projeto, entre em contato.

.

Galeria de Imagens

Ver tudoMostrar menos
Sobre este autor
Cita: Montjoy, Valeria. "A importância das modernas ferramentas de visualização na especificação de materiais" [The Importance of Modern Visualization Tools in Material Specification] 07 Mai 2022. ArchDaily Brasil. (Trad. Souza, Eduardo) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/980457/a-importancia-das-modernas-ferramentas-de-visualizacao-na-especificacao-de-materiais> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.