Filme "Kochuu" contempla a Capsule Tower de Kisho Kurokawa

"No fundo ainda há uma tradição japonesa invisível", diz Kisho Kurokawa em um trecho do filme Kochuu. Ele coloca ênfase na tradição japonesa, uma tradição arquitetônica que rejeita a simetria apesar do uso de alta tecnologia. Ele contempla a Nakagin Capsule Tower (1972) uma torre residencial e de escritórios de uso misto localizada em Tóquio, Japão. O primeiro projeto da arquitetura de cápsulas metabolista construído para uso permanente.

O filme 'Kochuu' de Jesper Wachtmeister se baseia na influência e nas origens da arquitetura japonesa modernista. Através de visões de futuro, tradição e natureza, amplifica elementos da tradição japonesa e seu impacto no design nórdico. A narrativa nos conta como os arquitetos japoneses contemporâneos se esforçam para unir os caminhos do homem moderno com as velhas filosofias para cria algo novo.

Filme "Kochuu" contempla a Capsule Tower de Kisho Kurokawa - Imagem 2 de 6Filme "Kochuu" contempla a Capsule Tower de Kisho Kurokawa - Imagem 3 de 6Filme "Kochuu" contempla a Capsule Tower de Kisho Kurokawa - Imagem 4 de 6Filme "Kochuu" contempla a Capsule Tower de Kisho Kurokawa - Imagem 5 de 6Filme Kochuu contempla a Capsule Tower de Kisho Kurokawa - Mais Imagens+ 1

Filme "Kochuu" contempla a Capsule Tower de Kisho Kurokawa - Imagem 3 de 6
Tradição japonesa. Imagem do filme 'Kochuu' de Jesper Wachtmeister

Kochuu, que significa "no jarro", refere-se à tradição japonesa de construir espaços muito pequenos e fechados, criando a ilusão de um universo separado. Um reflexo da comunidade japonesa modernista, a cápsula Nakagin é um raro exemplo remanescente do metabolismo japonês, símbolo do ressurgimento cultural do pós-guerra. Uma única cápsula pode ser usada para várias finalidades, pode ser um quarto, um escritório ou um quarto de hotel. A teoria é que várias cápsulas fazem uma casa. Como um aceno à tradição, estas cápsulas têm as dimensões exatas de um salão de chá tradicional, uma sugestão sutil de sua influência e origem cultural.

Filme "Kochuu" contempla a Capsule Tower de Kisho Kurokawa - Imagem 5 de 6
Conceito da 'Capsula'. Imagem do filme 'Kochuu' de Jesper Wachtmeister

Por meio de uma experiência sinestésica, o filme investiga como a estética da arquitetura e do design japoneses se expressa através de meios simples, sua evidente influência no design escandinavo e sua expressão de propriedades espirituais que, em última análise, enriquecem a vida humana. Esses componentes arquitetônicos incluem a diminuição da distinção entre o exterior e o interior, rompendo as técnicas de construção simétricas e modulares e apresentando uma relação simbiótica com a luz, a natureza e a água.

Filme "Kochuu" contempla a Capsule Tower de Kisho Kurokawa - Imagem 6 de 6
Tradição japonesa. Imagem do filme 'Kochuu' de Jesper Wachtmeister

Os japoneses vivem vidas muito modernas e ainda mantêm um estilo de vida tradicional – Kisho Kurokawa

Filme "Kochuu" contempla a Capsule Tower de Kisho Kurokawa - Imagem 2 de 6
Nakagin Capsule Tower, Tóquio, Japão. Imagem do filme 'Kochuu' de Jesper Wachtmeister

A Nakagin capsule tower, projetada por Kisho Kurokawa, é representativa das ideias arquitetônicas do Metabolismo. Composto por duas torres interligadas e 140 apartamentos cápsula, procurou incorporar ideias de flexibilidade e adaptar-se a uma sociedade em constante mudança. Ele foi inicialmente construído com a ideia de que, ao substituir as cápsulas ao longo do tempo, o edifício teria sua própria forma de metabolismo. Apesar de sua intenção original, nenhuma cápsula foi substituída e sua demolição está programada para 12 de abril deste ano.

Filme "Kochuu" contempla a Capsule Tower de Kisho Kurokawa - Imagem 4 de 6
Conceito da 'Capsula'. Imagem do filme 'Kochuu' de Jesper Wachtmeister

O falecido Kisho Kurokawa foi um importante arquiteto japonês conhecido por seu papel como um dos fundadores do movimento chamado Metabolismo, da década de 1960. Defendendo uma abordagem filosófica para entender a arquitetura, ele é mais conhecido pela Nakagin Capsule Tower (1972) e pelo Nagoya City Art Museum (1987). Ele procurou manter os conceitos tradicionais invisíveis em seu trabalho, especialmente no que diz respeito ao detalhe, impermanência, materialidade e receptividade. Ele destacou essas noções no movimento Metabolista, criando uma nova onda de arquitetura japonesa.

Galeria de Imagens

Ver tudoMostrar menos
Sobre este autor
Cita: Leete, Rebecca Ildikó. "Filme "Kochuu" contempla a Capsule Tower de Kisho Kurokawa" [Kisho Kurokawa's Nakagin Capsule Tower in Visually Captivating Film 'Kochuu'] 25 Abr 2022. ArchDaily Brasil. (Trad. Gagliardi, Walter) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/980365/filme-kochuu-contempla-a-capsule-tower-de-kisho-kurokawa> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.