Baupal: um aplicativo de construção para uma arquitetura mais acessível

Baupal: um aplicativo de construção para uma arquitetura mais acessível - Imagem 1 de 6

A empresa alemã baupal busca democratizar a arquitetura sustentável e personalizada através de uma ferramenta online. A empresa quer tornar o projeto de arquitetura, seus trâmites legais, as avaliações de custos e análises energéticas mais acessíveis e fáceis para construtores privados e projetos de pequeno porte. Baupal é um serviço online de construção que visa aproveitar processos digitais e estruturas de equipe eficientes para otimizar processos de projeto, planejamento e licenciamento para uma variedade de projetos de pequena escala.

Selecionado como um dos Melhores Novos Escritórios de 2021, Baupal é uma start-up sediada em Berlim fundada em 2020 por Constantin Schmidt-Thomé, Justus Menten e Max Schroeren com o objetivo de "simplificar o design e aplicativos de construção para os proprietários de residências e seus construtores". Com formação em finanças, empreendedorismo e arquitetura, a equipe quer transformar o processo de aprovação de projetos em uma experiência do cliente por meio de fluxos de trabalho digitais e transparentes. A empresa é especializada em reformas, ampliações e novas casas unifamiliares, além de fornecer serviços de construção para empresas do setor.

Baupal: um aplicativo de construção para uma arquitetura mais acessível - Imagem 2 de 6Baupal: um aplicativo de construção para uma arquitetura mais acessível - Imagem 3 de 6Baupal: um aplicativo de construção para uma arquitetura mais acessível - Imagem 4 de 6Baupal: um aplicativo de construção para uma arquitetura mais acessível - Imagem 5 de 6Baupal: um aplicativo de construção para uma arquitetura mais acessível - Mais Imagens+ 1

Baupal: um aplicativo de construção para uma arquitetura mais acessível - Imagem 4 de 6
© Baupal

Embora as empresas de construção e empreiteiros possam desenvolver projetos, serviços de um escritório de arquitetura licenciado são exigidos para aprovação formal de um projeto. Ao mesmo tempo, os proprietários exigem licenças para uma ampla gama de intervenções de pequena escala, como ampliações, acréscimos de jardins e readequação de espaços. O Baupal representa uma alternativa amigável ao processo de gestão e projeto complexo e especializado, permitindo que os clientes verifiquem em poucos passos se o projeto requer um pedido legal de construção e suas taxas, quase que instantaneamente. O processo de planejamento é então realizado por meio de uma interface de usuário digital com recursos de gerenciamento de documentos e por meio de reuniões online. O cliente tem acesso aos documentos e pode consultar os dados essenciais na plataforma online.

Nosso objetivo é tornar os edifícios mais sustentáveis e habitáveis. Desta forma, esses valores podem ser guardados para as gerações futuras e os recursos, conservados.- Justus Menten, Fundador & CPO

Baupal: um aplicativo de construção para uma arquitetura mais acessível - Imagem 6 de 6
© Baupal

A Baupal dá grande ênfase às oportunidades oferecidas pela digitalização em termos de redução de custos e melhoria da comunicação entre clientes e arquitetos. Automatizar a análise de projetos e várias etapas de trabalho, bem como a padronização das operações são as principais características que diferenciam a baupal de um escritório de arquitetura convencional. Com uma equipe de arquitetos, engenheiros e consultores de energia, a empresa já concluiu mais de 2.000 moradias e ampliações de residências. O escritório presta assessoria no financiamento do projeto, bem como na escolha de uma construtora.

Nunca foi tão importante conhecer a performance energética do seu imóvel e torná-la melhor. Com a baupal, tornamos isso o mais fácil possível para todos os proprietários. - Max Schroeren, fundador e CEO

Baupal: um aplicativo de construção para uma arquitetura mais acessível - Imagem 2 de 6
© Baupal

A sustentabilidade é um valor fundamental para a baupal, expressa através do foco na eficiência energética das habitações. A consultoria de energia é um aspecto significativo da atividade da empresa, ajudando os indivíduos a obter financiamento e subsídios para melhorias de energia em suas casas. Conforme descrito pela consultora de energia Nadine Eberhardt, um dos objetivos do escritório é "orientar os proprietários individualmente e de acordo com suas necessidades, para que eles possam renovar suas casas de maneira ecológica e, assim, já possam viver mais eficientemente em termos de gastos de energia em sua casa."

Baupal: um aplicativo de construção para uma arquitetura mais acessível - Imagem 3 de 6
© Baupal

Baupal tem um faturamento anual para escritórios de arquitetura na Alemanha de quase 30 bilhões de euros apenas com serviços de planejamento e cerca de 9,5 bilhões de euros é o valor dos serviços de planejamento encomendados por clientes privados. Pode-se argumentar que serviços como o baupal, ao mesmo tempo em que tornam a construção mais acessível, reduzem os ganhos de pequenos escritórios de arquitetura, para os quais as taxas de licenças de planejamento constituem uma parte significativa de sua receita. Ao mesmo tempo, eles fornecem às pessoas que desejam construir sua própria casa ou criar um jardim de inverno, uma casa de jardim ou uma garagem simples uma alternativa fácil e rápida à tarefa assustadora de contratar os serviços de um escritório de arquitetura convencional.

Este artigo é parte do Tópico do ArchDaily: Novos Escritórios. Mensalmente, exploramos um tema específico através de artigos, entrevistas, notícias e projetos. Saiba mais sobre os tópicos mensais. Como sempre, o ArchDaily está aberto a contribuições de nossos leitores; se você quiser enviar um artigo ou projeto, entre em contato.

.

Galeria de Imagens

Ver tudoMostrar menos
Sobre este autor
Cita: Cutieru, Andreea. "Baupal: um aplicativo de construção para uma arquitetura mais acessível" [Baupal: An Online Building Application Service Making Architecture More Accessible] 22 Abr 2022. ArchDaily Brasil. (Trad. Gagliardi, Walter) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/980349/baupal-um-aplicativo-de-construcao-para-uma-arquitetura-mais-acessivel> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.