Painéis OSB em interiores: de um material humilde a um recurso de design

Do revestimento externo ao sistema estrutural, um edifício é feito de muitas camadas. Assim como o corpo humano, muitas delas - que tendem a ser os componentes mais cruciais e funcionais - permanecem invisíveis pelo público, cobertas com características estéticas. Entre todos os elementos ocultos, todos os edifícios incluem chapas usadas para servir vários propósitos principais: proteger o chão, paredes, telhados e tetos, fortalecendo a estrutura contra forças internas e externas, dando à edificação solidez.

A madeira é o material mais comum para este revestimento, com Oriented strand board (OSB), geralmente sendo a melhor escolha. Mas por quê? Feitas por lascas de madeira coladas e comprimidas com adesivos curados pelo calor, placas OSB são leves, flexíveis, fortes, versáteis e totalmente recicláveis. Também se destacam resistindo à deflexão, deformação e distorção, além de oferecer algum isolamento térmico e acústico. No entanto, além de seu bom desempenho e propriedades mecânicas, o OSB é especialmente conhecido por ser mais barato do que outras alternativas, economizando drasticamente custos e o tempo. De fato, este painel estrutural pode ser de U$ 3 a U$ 5 mais barato do que o compensado, o que explica por que muitas vezes é considerado seu substituto de baixo custo.

Painéis OSB em interiores: de um material humilde a um recurso de design - Imagem 2 de 22
Petit Bayle / Meld Architecture. Image Courtesy of Meld Architecture

O OSB ganhou uma sólida reputação como um produto acessível, mas confiável, que, pelo menos em seu uso generalizado, permanece escondido dentro de edifícios. Portanto, não é comumente associado a um valor estético decorativo que merece ser visto. Encontrando a beleza em sua simplicidade, projetos recentes incorporaram os painéis OSB como características de design visíveis em interiores residenciais modernos, dando à placa de engenharia amplamente usada um novo significado. Servindo os motivos funcionais e decorativos, isso transformou o material humilde em um elemento elegante capaz de adicionar calor e características únicas aos espaços.

Painéis OSB em interiores: de um material humilde a um recurso de design - Imagem 3 de 22
All I Own House / PKMN Architectures. Image Courtesy of PKMN Architectures

Envernizado ou cru - e com cores que variam de palha amarelo a um marrom escuro -, OSB oferece possibilidades de design intermináveis que podem ser exploradas em várias escalas: de revestimentos e tetos inteiros, para um toque simples, cobrindo pequenas áreas e móveis. Também pode ser combinado com outras madeiras e cores neutras para alcançar um estilo nórdico confortável, ou com aço e concreto para uma aparência industrial elegante. Em última análise, é um material simples que pode fazer uma mudança substancial - e, ao mesmo tempo, fornecer rigidez e força para os interiores.

Painéis OSB em interiores: de um material humilde a um recurso de design - Imagem 4 de 22
Three-Gable Roof House / Arrokabe Arquitectos. Image © Luis Diaz Diaz

Para mergulhar ainda mais na tendência crescente, abaixo apresentamos maneiras criativas e inspiradoras de usar painéis OSB como um lindo recurso de design em casas.

Cadam: Apartment Renovation For a Musician / DTR_studio arquitectos

Para este projeto de renovação, os novos acabamentos foram escolhidos de acordo com os materiais pré-existentes; Entre eles, placas recicladas de OSB que complementam a moderna estética industrial.

Painéis OSB em interiores: de um material humilde a um recurso de design - Imagem 5 de 22
© Cristina Beltrán

House in Sintra / SER-ra

Anteriormente um espaço aberto, a cozinha e as instalações sanitárias estão escondidas atrás de uma parede OSB, atuando tanto como uma partição quanto um elemento decorativo em um espaço em branco.

Painéis OSB em interiores: de um material humilde a um recurso de design - Imagem 6 de 22
© emontenegro / architectural photography

House Unimog / Fabian Evers Architecture, Wezel Architektur

Em seu segundo andar, o teto e as paredes são revestidos com placas OSB que, adicionando tons claros e quentes, criam contraste com o piso preto.

Painéis OSB em interiores: de um material humilde a um recurso de design - Imagem 7 de 22
© Sebastian Berger

Hostel CONII / Estudio ODS

Embora não seja uma casa, este hotel serve como inspiração para espaços residenciais, usando criativamente os painéis de madeira industrial na cozinha e quartos sob a forma de pisos, paredes e móveis.

Painéis OSB em interiores: de um material humilde a um recurso de design - Imagem 8 de 22
© João Morgado

Three-Gable Roof House / Arrokabe Arquitectos

Utilizando recursos que são usuais em edifícios tradicionais, o projeto apresenta um forro em OSB, complementando as vistas para a floresta próxima e adicionando tons laranja e amarelo aos interiores de cor neutra.

Painéis OSB em interiores: de um material humilde a um recurso de design - Imagem 9 de 22
© Luis Diaz Diaz

Xadrez Apartment / UMA Collective

Esta renovação teve como objetivo gerar uma visualização contemporânea usando matérias-primas brutas, integrando painéis OSB em paredes e tetos.

Painéis OSB em interiores: de um material humilde a um recurso de design - Imagem 10 de 22
Courtesy of Rui Cruz, UMA Collective

Upcycle House / Lendager Arkitekter

Com o objetivo de funcionar como uma casa contemporânea construída de materiais simples e convencionais, o interior é coberto com painéis OSB combinados com paredes brancas.

Painéis OSB em interiores: de um material humilde a um recurso de design - Imagem 11 de 22
© Jesper Ray, Polfoto

Alpes São Chico Housing Complex / Porto Quadrado

A casa pré-fabricada é revestida com as placas projetadas, que, além de cobrir as camadas de isolamento, criam uma aparência industrial moderna.

Painéis OSB em interiores: de um material humilde a um recurso de design - Imagem 12 de 22
© Alessandro Quevedo

The POP-UP House / TallerDE2 Arquitectos

Buscando usar um único material econômico e versátil, a infraestrutura foi construída com painéis OSB, resultando em uma estética e textura única.

Painéis OSB em interiores: de um material humilde a um recurso de design - Imagem 13 de 22
© Miguel de Gúzman

MMR / ARCHI7

A escolha dos materiais foi feita levando em conta a durabilidade, a qualidade e a economia. Assim, as paredes internas são revestidas com os painéis estruturais (também servindo como um sistema de intertravamento).

Painéis OSB em interiores: de um material humilde a um recurso de design - Imagem 14 de 22
© Thomas Jantscher

Triangle House / JVA

Inspirado pela beleza da natureza ao redor, o exterior desta casa é vestido de painéis de madeira, enquanto a maioria das paredes internas e tetos são revestidas com placas OSB.

Painéis OSB em interiores: de um material humilde a um recurso de design - Imagem 15 de 22
Courtesy of JVA Architects

Mac House / La Errería

Com o desejo de evitar excesso e opulência, os arquitetos se concentraram em exibir materiais simples em seu estado natural, incluindo os painéis de madeira projetados que cobrem as paredes, pisos e tetos.

Painéis OSB em interiores: de um material humilde a um recurso de design - Imagem 16 de 22
© David Frutos

All I Own House / PKMN Architectures

Experimentando com flexibilidade e várias configurações, esta casa apresenta unidades de madeira feitas sob medida do OSB, que atuam como contentores suspensos, móveis e transformáveis.

Painéis OSB em interiores: de um material humilde a um recurso de design - Imagem 17 de 22
Courtesy of PKMN Architectures

Individual Hangar / GENS

Com um orçamento limitado, esta casa tinha que ser feita de materiais econômicos, por isso aproveitou as placas OSB como um recurso de design barato e elegante no corredor e nos quartos.

Painéis OSB em interiores: de um material humilde a um recurso de design - Imagem 18 de 22
© Ludmilla Cerveny

House Husarö / Tham & Videgård Arkitekter

Imitando a floresta circundante, todas as construções e acabamentos são feitos de madeira. No nível superior, isso é conseguido com os painéis estruturais revestindo as paredes e o teto.

Painéis OSB em interiores: de um material humilde a um recurso de design - Imagem 19 de 22
© Ake E:son Lindman

Urban Cabin / Francesca Perani Enterprise

O design de interiores é composto de duas áreas monocromáticas em contraste aberto: enquanto o mármore é usado na área da cozinha, o OSB quente define a sala de estar como uma superfície texturizada única.

Painéis OSB em interiores: de um material humilde a um recurso de design - Imagem 20 de 22
© Francesca Perani

Roll House / Moon Hon

Nesta casa, uma das salas multiuso é coberta com painéis aparentes de OSB, revelando uma textura repetitiva e porosa.

Painéis OSB em interiores: de um material humilde a um recurso de design - Imagem 21 de 22
© Namgoong Sun

Petit Bayle / Meld Architecture

Internamente, as paredes e tetos do nível superior são revestidas no OSB, que é pintado nos quartos para distinguir os espaços mais privados, mas deixados crus nas paredes restantes, fornecendo o interior com uma aparência confortável e suave.

Painéis OSB em interiores: de um material humilde a um recurso de design - Imagem 22 de 22
Courtesy of Meld Architecture

Galeria de Imagens

Ver tudoMostrar menos
Sobre este autor
Cita: Montjoy, Valeria. "Painéis OSB em interiores: de um material humilde a um recurso de design" [OSB Panels in Interiors: From a Humble Material to a Design Feature] 30 Abr 2022. ArchDaily Brasil. (Trad. Souza, Eduardo) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/980110/paineis-osb-em-interiores-de-um-material-humilde-a-um-recurso-de-design> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.