Nascida do deserto: uma "cidade de 15 minutos" no oeste dos EUA

"Cidades de 15 minutos" são uma tendência em planejamento urbano e têm sido discutidas no meio acadêmico há muitos anos. Hoje, é possível ver esse modelo de urbanismo sendo implementado aos poucos em algumas cidades europeias. Diferentemente desses casos, a primeira "cidade de 15 minutos" desenvolvida e construída do zero está sendo projetada em Utah. Apelidada de “The Point”, a nova cidade de 24 hectares ficará localizada nos arredores de Salt Lake City, em uma área onde havia uma antiga prisão estadual. Esse empreendimento irá criará empregos, moradias, espaços públicos, serviços e transportes, atendendo quase 15.000 pessoas. É uma tentativa que visa explorar como conceitos inovadores de planejamento urbano podem melhorar a saúde pública e o bem-estar das pessoas.

Nascida do deserto: uma "cidade de 15 minutos" no oeste dos EUA - Imagem 3 de 7
Plano diretor ilustrativo. Imagem © The Point Utah

Embora Paris tenha sido a primeira cidade a introduzir e tomar medidas práticas para criar uma cidade de 15 minutos, seus princípios de planejamento rapidamente se espalharam em outras partes do mundo. Na Europa, o objetivo dessa mudança é tornar as tarefas diárias mais acessíveis, possibilitando que as pessoas andem ou pedalem até seus destinos. Esse não é o caso das cidades norte americanas, sobretudo devido à expansão urbana e, resultado disso, a dependência de carros para ir de um lugar para outro. Embora existiram tentativas de tornar as cidades americanas menos dependente de carros, como projetos sendo implementados no Arizona que afirmam ser completamente livres de carros, The Point reconhece que os moradores ainda precisarão desses veículos, mas com menos frequência se comparada a outras cidades. Por conta disso, eles cunharam o termo “comunidade de um carro”, onde esperam que as famílias precisem apenas de um veículo por família.

O objetivo de The Point é criar uma comunidade modelo que se concentre na vida saudável, ao mesmo tempo em que cria novos empregos e moradias que permitirão aos moradores viver, trabalhar e se divertir na mesma área. Ao projetar para facilitar a mobilidade, cria-se um distrito de tamanho mediano onde há coisas para fazer durante a maior parte do dia e cria, também, condições para a combinação certa de novas tipologias residenciais, espaço de escritório e infraestrutura de apoio. O objetivo é ser pioneiro em como novas cidades podem ser construídas nos Estados Unidos no futuro.

Nascida do deserto: uma "cidade de 15 minutos" no oeste dos EUA - Imagem 2 de 7
Central Park. Imagem © The Point Utah

O benefício de The Point é que se cria uma oportunidade de desenvolver algo inédito, e não ter que modificar as cidades existentes e os hábitos de seus moradores. Também permite o reconhecimento cuidadoso de muitas das desigualdades urbanas que enfrentamos em todo o mundo hoje - sejam abordagens de planejamento desatualizadas, remanescentes de bairros segregados e falta de acesso a equipamentos e parques públicos. É uma oportunidade de implementar os projetos físicos que prezamos com as políticas de planejamento urbano que acreditamos que tornarão as cidades melhores para todos. Em vez de ter que escolher entre destacar um aspecto da vida urbana em detrimento de outro e prevenir o inevitável silo de desenvolvimento econômico, serviços sociais, saúde e bem-estar, transporte e esquemas de planejamento urbano - podemos ter todos eles reconhecidos igualmente.

Nascida do deserto: uma "cidade de 15 minutos" no oeste dos EUA - Imagem 5 de 7
Distrito de negócios, tecnologia e inovação. Imagem © The Point Utah

O plano diretor, criado pela SOM, foi concebido para que do centro da cidade até os seus arredores sejam cerca de 10 a 15 minutos de caminhada, conectados por uma série de espaços abertos que levam os moradores a diferentes partes da cidade. O centro é um local de uso misto com comércio e entretenimento, um acelerador de inovação e outras funções educacionais. O espaço de escritórios projetado especificamente para a sede corporativa está localizado no lado leste (e também é visível das rodovias), locatários institucionais no lado sul, centros de pesquisa e desenvolvimento ao norte e unidades residenciais a oeste.

As ruas ainda darão espaço para o acesso de veículos, mas a prioridade são os espaço para ciclovias, as grandes calçadas, um novo sistema de ônibus que também levará os moradores às cidades vizinhas de Salt Lake City e Provo, um ônibus que levará voltas ao redor do The Point e acesso a carros e bicicletas de uso compartilhado. Os múltiplos parques e espaços abertos apresentarão paisagens naturalizadas que contribuem para o aumento da biodiversidade ao tratar todos os elementos paisagísticos com sistemas de coleta de águas pluviais.

Como The Point está situada no antigo local da prisão, de propriedade do estado de Utah, o governo passou por um processo intensivo de vistorias e consultas para coletar informações e comentários da comunidade sobre como o local deveria ser projetado e desenvolvido. O projeto deve iniciar sua primeira fase de construção em 2024.

Galeria de Imagens

Ver tudoMostrar menos
Sobre este autor
Cita: Overstreet, Kaley. "Nascida do deserto: uma "cidade de 15 minutos" no oeste dos EUA" [Rising from the Desert: A 15-Minute City is Coming to Utah] 12 Abr 2022. ArchDaily Brasil. (Trad. Gagliardi, Walter) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/979721/nascida-do-deserto-uma-cidade-de-15-minutos-no-oeste-dos-eua> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.