Canadá divulga proposta vencedora o Monumento Nacional LGBTQ2+ em Ottawa

O Departamento de Patrimônio Nacional do Canadá, ao lado do ministro canadense Pablo Rodriguez, e a ministra das Mulheres e Igualdade de Gênero Marci Ien, assim como o LGBT Purge Fund divulgaram a "Thunderhead" como o conceito vencedor da competição pelo Monumento Nacional LGBTQ2+ de Ottawa. O projeto vitorioso simboliza uma nuvem carregada de trovoadas, que representa a "força, o ativismo e a esperança das comunidades LGBTQ2+, e será um testemunho duradouro à coragem e à humanidade daqueles que foram vítimas das leis homofóbicas e transfóbicas do expurgo LGBT".

Canadá divulga proposta vencedora o Monumento Nacional LGBTQ2+ em Ottawa - Imagem 1 de 10Canadá divulga proposta vencedora o Monumento Nacional LGBTQ2+ em Ottawa - Imagem 2 de 10Canadá divulga proposta vencedora o Monumento Nacional LGBTQ2+ em Ottawa - Imagem 3 de 10Canadá divulga proposta vencedora o Monumento Nacional LGBTQ2+ em Ottawa - Imagem 4 de 10Canadá divulga proposta vencedora o Monumento Nacional LGBTQ2+ em Ottawa - Mais Imagens+ 5

O "Thunderhead" é projetado por uma equipe baseada em Winnipeg que inclui Liz Wreford, Peter Sampson e Taylor LaRocque, do Public City, os artistas visuais Shawna Dempsey e Lorri Millan, e Albert McLeod, consultor da Indigenous and Two-Spirited People. A escultura terá a inscrição de uma nuvem de trovoadas em um azulejo espelhado, e um caminho que cortará pelo parque contando a história de pessoas LGBTQ2+ no Canadá. Os arredores do monumento oferecem grandes espaços para apresentações e reuniões, assim como áreas isoladas para reflexões em silêncio.

Além da votação do júri, o processo de seleção também incluiu os resultados de uma pesquisa online, assim como feedbacks recebidos dos participantes do Círculo Indigenista do Monumento e do Comitê de Consultoria do Monumento.

Canadá divulga proposta vencedora o Monumento Nacional LGBTQ2+ em Ottawa - Imagem 3 de 10
Thunderhead por Team Wreford. Imagem do Canadian Heritage

Em novembro do ano passado, o Departamento Nacional de Patrimônio do Canadá anunciou os cinco finalistas para o concurso do Monumento Nacional LGBTQ2+, incluindo participações de firmas como SOM, MVRDV, MASS Design Group, Fathom Studio, e Two Row Architect. O processo pedia que os participantes expressassem resiliência em seus projetos, criando um espaço para a memória e a educação, enquanto oferecem um espaço inclusivo para a comunidade LGBTQIA+.

Canadá divulga proposta vencedora o Monumento Nacional LGBTQ2+ em Ottawa - Imagem 2 de 10
Thunderhead por Team Wreford. Imagem do Canadian Heritage

O monumento será localizado na região nordeste da Wellington Street, ao longo do Rio Ottawa e do Precinto Judiciário. O Fundo  LGBT Purge selecionou o local após consultas com as comunidades LGBTQ2+, e foi aprovado em janeiro de 2020. Os próximos passos estão detalhados em desenvolvimentos de design do conceito vencedor pela construção do monumento, que deve ser finalizado em 2025. 

Galeria de Imagens

Ver tudoMostrar menos
Sobre este autor
Cita: Stouhi, Dima. "Canadá divulga proposta vencedora o Monumento Nacional LGBTQ2+ em Ottawa" [“Thunderhead” Announced as Winning Proposal for Canada’s LGBTQ2+ National Monument] 06 Abr 2022. ArchDaily Brasil. (Trad. Belo, Pedro) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/979489/canada-divulga-proposta-vencedora-o-monumento-nacional-lgbtq2-plus-em-ottawa> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.