Nova série de fotografias mostra a paisagem noturna da Muralla Roja de Ricardo Bofill

‘La Muralla Roja’ When the sun goes down III, é uma evocativa nova série de fotografias de Andrés Gallardo. Cinco anos depois de visitar pela primeira vez a criação de Ricardo Bofill, Gallardo a revisitou com a intenção de criar uma série totalmente contrastante, capturando o complexo no pôr-do-sol, noite e no nascer da manhã. Considerando o fato de que não há muitas fotografias em circulação durante o período noturno, Gallardo saiu para capturar o complexo durante o crepúsculo, com o movimento plácido das ondas contra frente para o mar.

‘La Muralla Roja’ traduzida como "A Muralha Vermelha" é um projeto vibrante de moradia na região de Calpe, na Espanha. O termo Casbah é frequentemente mencionado em relação a esse projeto em especial, sugerindo que o próprio Bofill se inspirou em temas árabes norte-africanos. Casbah se refere a uma cidadela ou castelo, uma área central murada de uma cidade ou vila sobre o centro tradicional. O complexo no Mediterrâneo imita esse reino construído, com um entrelaçado de caminhos, escadarias, varandas e pontes interligadas em um efeito harmônico.

Nova série de fotografias mostra a paisagem noturna da Muralla Roja de Ricardo Bofill  - Imagem 2 de 8Nova série de fotografias mostra a paisagem noturna da Muralla Roja de Ricardo Bofill  - Imagem 3 de 8Nova série de fotografias mostra a paisagem noturna da Muralla Roja de Ricardo Bofill  - Imagem 4 de 8Nova série de fotografias mostra a paisagem noturna da Muralla Roja de Ricardo Bofill  - Imagem 5 de 8Nova série de fotografias mostra a paisagem noturna da Muralla Roja de Ricardo Bofill  - Mais Imagens+ 3

Nova série de fotografias mostra a paisagem noturna da Muralla Roja de Ricardo Bofill  - Imagem 3 de 8
‘La Muralla Roja’ Manzanera, Calpe, Spain. Image © Andrés Gallardo

O falecido Ricardo Bofill foi um arquiteto espanhol renomado por sua diversidade e por sua abordagem vernacular à arquitetura, muitas vezes celebrado por sua monumentalidade em termos de estilo arquitetônico. Formado na Escola de Arquitetura de Barcelona, ele é conhecido por trabalhos como La Fábrica, Taller de Arquitectura, uma fábrica em desuso e decadência em reimaginada por métodos de reuso adaptativo.

Nova série de fotografias mostra a paisagem noturna da Muralla Roja de Ricardo Bofill  - Imagem 8 de 8
‘La Muralla Roja’ Manzanera, Calpe, Spain. Image © Andrés Gallardo

O que torna a minha série de fotografias especial? Bem, essa foi feita à noite, um lado raramente visto dessa peça de arquitetura - Andrés Gallardo

Nova série de fotografias mostra a paisagem noturna da Muralla Roja de Ricardo Bofill  - Imagem 6 de 8
‘La Muralla Roja’ Manzanera, Calpe, Spain. Image © Andrés Gallardo

Gallardo capturou o espírito do complexo de apartamentos em uma coleção impactante de fotografias, capturando o uso vívido dos vermelhos, violetas, e tons azuis contrastantes contra o céu noturno. Tons de clarete se assemelham com o som ardente se pondo no horizonte, e sombras azuis são semelhantes àquelas da esfera tranquila e iluminada pelas estrelas. O formato angular pós-moderno projeta uma sombra atmosférica contra suas paredes, destacando formas geométricas e a presença dominadora como uma peça de arquitetura. Isso corresponde pesadamente às teorias e características do construtivismo.

Nova série de fotografias mostra a paisagem noturna da Muralla Roja de Ricardo Bofill  - Imagem 2 de 8
‘La Muralla Roja’ Manzanera, Calpe, Spain. Image © Andrés Gallardo

A captação das imagens durante o período crepuscular incita o brilho e o senso de mistério, já que muitas dessas vibrações são perdidas nas horas diurnas. O uso da cor cria uma ilusão de espaço, refletindo as sombras encontradas na própria natureza, um tema popular em grande parte dos trabalhos arquitetônicos de Bofill. Buscando desconstruir a divisão entre espaços privados e públicos, o labirinto de passarelas corresponde a tipos da Cruz Grega, agrupando braços de 5 metros e oferecendo na intersecção deles cozinhas, banheiros, etc.

Nova série de fotografias mostra a paisagem noturna da Muralla Roja de Ricardo Bofill  - Imagem 7 de 8
‘La Muralla Roja’ Manzanera, Calpe, Spain. Image © Andrés Gallardo

Andrés Gallardo é um fotógrafo auto-didata da Espanha, e fez trabalhos para várias publicações, incluindo a BBC, Vogue Brazil, ArchDaily, e Lonely Planet. Ele foi reconhecido em premiações prestigiadas como os Sony world photography awards, Siena international photo awards, e o IPA international photo awards, ec continua criando memoráveis compilações arquitetônicas e séries fotográficas comerciais.

Conheça a série completa e aprenda mais informações sobre seu trabalho no website de Andrés Gallardo.

Galeria de Imagens

Ver tudoMostrar menos
Sobre este autor
Cita: Leete, Rebecca Ildikó. "Nova série de fotografias mostra a paisagem noturna da Muralla Roja de Ricardo Bofill " [Bofill's La Muralla Roja Captured in Evocative New Photoseries by Andrés Gallardo] 23 Abr 2022. ArchDaily Brasil. (Trad. Belo, Pedro) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/979376/nova-serie-de-fotografias-mostra-a-paisagem-noturna-da-muralla-roja-de-ricardo-bofill> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.