“Arquitetura é mais que arte e muito mais do que edifícios”: uma conversa com Francis Kéré

Conheça o vencedor do Prêmio Pritzker de Arquitetura, Francis Kéré, em uma entrevista ao Louisiana Channel em que ele conta sobre sua visão de arquitetura. Como a nota oficial do Prêmio Pritzker de Arquitetura diz "por meio de edifícios que demonstram beleza, modéstia e invenção, e pela integridade de sua arquitetura e gesto, Keré assume graciosamente a missão deste prêmio", de maneira contínua "empoderando e transformando comunidade através do processo da arquitetura".

“Arquitetura é mais que arte e muito mais do que edifícios”: uma conversa com Francis Kéré - Imagem 2 de 21“Arquitetura é mais que arte e muito mais do que edifícios”: uma conversa com Francis Kéré - Imagem 3 de 21“Arquitetura é mais que arte e muito mais do que edifícios”: uma conversa com Francis Kéré - Imagem 4 de 21“Arquitetura é mais que arte e muito mais do que edifícios”: uma conversa com Francis Kéré - Imagem 5 de 21“Arquitetura é mais que arte e muito mais do que edifícios”: uma conversa com Francis Kéré - Mais Imagens+ 16

Após se formar em arquitetura na Universidade Técnica de Berlim, Keré construiu a Escola Primária de Gando, a primeira escola da vila onde cresceu, assim como seu projeto diploma em 2004. O projeto foi posteriormente reconhecido com o prestigioso Prêmio Aga Khan para Arquitetura no mesmo ano. Baseado tanto na Alemanha como em Burkina Faso, a Keré Architecture busca desenvolver trabalhos na "intesecção entre utopia e pragmatismo", explorando a fronteira entre a arquitetura ocidental e as práticas locais.

“Arquitetura é mais que arte e muito mais do que edifícios”: uma conversa com Francis Kéré - Imagem 12 de 21
Startup Lions Campus / Kéré Architecture. Image Courtesy of Kéré Architecture

Presentemente, Keré é bem versado em maneiras de trabalhar com materiais locais, como madeira e argila, com a comunidade local identificando frequentemente materiais tradicionais com um estágio de desenvolvimento pré-moderno. Embora os materiais como a argila sejam conectados a noções pré-concebidas de pobreza, o escritório de Keré as transformou e as utilizou para a criação de uma construção bem sucedida.

Kéré aponta “Se aprendermos a construir com materiais locais, teremos um futuro. A arquitetura pode trazer muito para uma sociedade como a minha. A arquitetura deixa as pessoas orgulhosas, simplesmente orgulhosas. E pode gerar muita energia". Kéré descreve a arquitetura como um processo social, servindo o propósito de integrar os indivíduos para os quais se constrói, fazendo-os sentir como se o projeto fosse também deles assim como é seu e do arquiteto.

“Arquitetura é mais que arte e muito mais do que edifícios”: uma conversa com Francis Kéré - Imagem 20 de 21
Primary School in Gando / Kéré Architecture. Image © Erik-Jan Ouwerkerk

Acreditar é o primeiro passo em direção a oportunidades para inovação, e, naturalmente, as pessoas se tornam parte dela. A associação da comunidade é algo estimado por Kéré, que deseja que ela participe ativamente do processo. O trabalho de Kéré ganhou reconhecimento internacional como um resultado desses elementos, notavelmente por conta do envolvimento dos habitantes de sua vila na construção de seus trabalhos para combinar o comprometimento ético, a eficiência ambiental, e a qualidade estética.

“Arquitetura é mais que arte e muito mais do que edifícios”: uma conversa com Francis Kéré - Imagem 14 de 21
Primary School in Gando / Kéré Architecture. Image © Siméon Duchond

Além disso, há um elemento de identificação com essas construções no qual os participantes são chamados a criarem orgulho, desenvolvendo trabalhos que vão além dos limites convencionais da arquitetura, tocando os temas como economia local, migração, cultura, e equidade. Kéré aponta que esse sentimento, esse catalisador de identidades, como uma das experiências mais fortes - a noção de entendimento do valor comum que é: "nós fizemos".

Francis Kéré nos mostra que a arquitetura pode ser universal e ainda assim uma emoção em uma medida bem sucedida para inspirar a comunidade local. Com a influência de Kéré, a arquitetura desde então formou uma função pedagógica, mostrando que o futuro pode ser um pouco mais colorido.

“Arquitetura é mais que arte e muito mais do que edifícios”: uma conversa com Francis Kéré - Imagem 4 de 21
Sarbalé Ke Pavilion / Kéré Architecture. Image © Iwan Baan

Para ver mais vídeos de arquitetura, visite a cobertura completa do ArchDaily da série de entrevistas do Lousiana Channel.

News Via Louisiana Channel.

Galeria de Imagens

Ver tudoMostrar menos
Sobre este autor
Cita: Joson, Jullia. "“Arquitetura é mais que arte e muito mais do que edifícios”: uma conversa com Francis Kéré" [“Architecture Is Much More Than Art, and It Is by Far More Than Just Buildings:” in Conversation With Francis Kéré] 04 Abr 2022. ArchDaily Brasil. (Trad. Belo, Pedro) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/979288/arquitetura-e-mais-que-arte-e-muito-mais-do-que-edificios-uma-conversa-com-francis-kere> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.