BIG divulga projeto de Centro de Neurociência e Psiquiatria na Dinamarca

O Bjarke Ingels Group revelou o design de um novo Centro de Neurociências que vai unir psiquiatria e neurociências sob o mesmo teto, combinando pesquisa e tratamento de doenças mentais cerebrais, medulares, e nervosas. A instalação de 20 mil metros quadrados, que será parte do Hospital da Universidade Aarhus, na Dinamarca, traduz a "girificação do cérebro humano" em uma estrutura espacialmente eficiente que cria sinergias entre diferentes disciplinas dentro do hospital.

BIG divulga projeto de Centro de Neurociência e Psiquiatria na Dinamarca  - Imagem 2 de 21BIG divulga projeto de Centro de Neurociência e Psiquiatria na Dinamarca  - Imagem 3 de 21BIG divulga projeto de Centro de Neurociência e Psiquiatria na Dinamarca  - Imagem 4 de 21BIG divulga projeto de Centro de Neurociência e Psiquiatria na Dinamarca  - Imagem 5 de 21BIG divulga projeto de Centro de Neurociência e Psiquiatria na Dinamarca  - Mais Imagens+ 16

Desde sua inauguração em 2009, o Centro Dinamarquês de Neurociências the Danish Neuroscience Center (DNC) has become a world-class research and treatment facility for understanding and treating the brain. The new building is set to open in 2026 and will be structurally connected to the existing campus of the hospital, further promoting the hospital’s approach of combining healthcare, education, and scientific research.

BIG divulga projeto de Centro de Neurociência e Psiquiatria na Dinamarca  - Imagem 4 de 21
Cortesia BIG - Bjark Ingels Group

O centro de seis andares serve como uma analogia entre arquitetura e o cérebro humano. A estrutura elogia a eficiência de um edifício com corredores duplos e com a abertura de uma tipologia clássica de um átrio. A planta do piso térreo se desdobra em volta do átrio, imitando as dobraduras do córtex cerebral. O design permite que cada andar tenha a metragem necessária dentro de uma área espacial limitada, e cria uma série de aglomerados que formam espaços de trabalho intimistas, pátios, e vistas entre cada piso dentro do hospital. 

BIG divulga projeto de Centro de Neurociência e Psiquiatria na Dinamarca  - Imagem 6 de 21
Cortesia BIG - Bjark Ingels Group

Visitantes e pacientes podem acessar o prédio por meio de uma espaçosa área de recepção e podem caminhar em um átrio aberto no centro do prédio. O átrio vai apresentar uma área para exposições públicas interativas e apresentações. Os visitantes também terão acesso a um café e a um pátio verde público no piso térreo. Embora cada departamento tenha seu próprio programa e funções específicas, eles serão todos homogêneos espacialmente. Para garantir essa falta de fragmentação, o BIG organizou os programas de acordo com suas funções similares, encorajando o cruzamento e a colaboração entre diferentes grupos de pesquisa.

BIG divulga projeto de Centro de Neurociência e Psiquiatria na Dinamarca  - Imagem 9 de 21
Cortesia BIG - Bjark Ingels Group

O edifício precisa - assim como o cérebro - funcionar como um espaço para o compartilhamento de conhecimento para criar novas conexões, contextos e entendimentos em comum. Nós queremos romper com a maneira de pensar as doenças mentais cerebrais como áreas isoladas. A localização entre o AUH e o AUH Psiquiatria e o projeto do BIG do edifício promove e consolida essa abordagem. Haverá uma conexão ao mundo externo através do acesso público a centros de experiência, exposição, e aulas em nossa incrível casa cerebral. -- Jens Christian Hedemann Sørensen, Professor de neurocirurgia de diretor do DNC.

BIG divulga projeto de Centro de Neurociência e Psiquiatria na Dinamarca  - Imagem 8 de 21
Cortesia BIG - Bjark Ingels Group

A estrutura será construída com materiais naturais, como madeira e tijolos, semelhantes aos outros prédios do campus. O concreto vermelho do exterior irá se misturar aos prédios de tijolos existentes, e vai trazer um calor aos espaços, contrastando com os ambientes clínicos e higienizados dos hospitais. Todos os espaços de escritórios serão naturalmente ventilados e todos os pisos terão acesso a um terraço externo. Para evitar o brilho ou a luz solar direta nos locais de trabalho, uma estrutura esticada de janela de metal é instalada por todo o prédio, filtrando a luz e providenciando agradável iluminação natural a cada escritório, laboratório ou sala de exames. O projeto busca uma certificação Ouro do DGBN de sustentabilidade para hospitais na Dinamarca. 

Galeria de Imagens

Ver tudoMostrar menos
Sobre este autor
Cita: Stouhi, Dima. "BIG divulga projeto de Centro de Neurociência e Psiquiatria na Dinamarca " [BIG Unveils "First of its Kind" Center for Neuroscience and Psychiatrics in Denmark] 28 Mar 2022. ArchDaily Brasil. (Trad. Belo, Pedro) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/979006/big-divulga-projeto-de-centro-de-neurociencia-e-psiquiatria-na-dinamarca> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.