Shigeru Ban projeta retiro de bem-estar no Japão

Shigeru Ban projeta retiro de bem-estar no Japão - Imagem 1 de 2
© Shigeru Ban Architects

O escritório Shigeru Ban Architects projetou um retiro de bem-estar na Ilha Awaji, no Japão. O projeto apresenta uma estrutura de madeira em forma de ponte suspensa sobre a paisagem, proporcionando aos visitantes uma experiência contemplativa.

A escolha por usar uma viga de madeira Vierendeel permite um vão de 21 metros e um balanço significativo em uma das extremidades da estrutura de 90 metros de comprimento. O retiro Zenbo Seinei, voltado para meditação e alimentação saudável, está atualmente em construção e deverá ser inaugurado ainda neste primeiro semestre de 2022.

Construído sobre colunas de aço, o edifício se eleva acima da vegetação na parte norte da ilha. O projeto contará com um restaurante e alojamentos, além de um mirante ao ar livre para a prática de zazen, uma forma de meditação. Fora do bloco principal, espalhados pelo terreno, um café e banhos ao ar livre estarão à disposição dos visitantes. 

Shigeru Ban projeta retiro de bem-estar no Japão - Imagem 2 de 2
© Shigeru Ban Architects

O projeto vem na esteira de uma série de obras em madeira desenvolvidas por Shigeru Ban, das quais se destacam o Swatch and Omega Campus na Suíça, a Shishi-Iwa House no Japão e o Aspen Art Museum. Nos últimos anos, o estúdio tem colaborado com a UN-Habitat, pareceria que gerou várias tipologias de abrigos em um bairro piloto de Kalobeyei, no Quênia. O projeto leva em conta a vasta experiência de Shigeru Ban com projetos emergenciais para situações de desastres naturais.

Sobre este autor
Cita: Cutieru, Andreea. "Shigeru Ban projeta retiro de bem-estar no Japão" [Shigeru Ban Architects Designs Wellness Retreat in Japan] 24 Mar 2022. ArchDaily Brasil. (Trad. Baratto, Romullo) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/978743/shigeru-ban-projeta-retiro-de-bem-estar-no-japao> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.