Cama além do básico: ideias para aprimorar o seu quarto

Cama além do básico: ideias para aprimorar o seu quarto - Imagem 1 de 19
Casa Olaria / NJ+ Arquitetos Associados. Foto: © Denilson Machado – MCA Estúdio

Para muitas pessoas a cama e o quarto deixaram de ser apenas um espaço de descanso. Beatriz Colomina já apresentou distintos estudos sobre como trabalho e lazer passaram a ocupar esse ambiente, e, hoje, isso se torna cada vez mais presente no nosso cotidiano. Se a forma como ocupamos o espaço muda constantemente, como aproveitar melhor a área deles para abrigar todas as funções necessárias?

Cama além do básico: ideias para aprimorar o seu quarto - Imagem 2 de 19Cama além do básico: ideias para aprimorar o seu quarto - Imagem 3 de 19Cama além do básico: ideias para aprimorar o seu quarto - Imagem 4 de 19Cama além do básico: ideias para aprimorar o seu quarto - Imagem 5 de 19Cama além do básico: ideias para aprimorar o seu quarto - Mais Imagens+ 14

Aqui trazemos algumas dicas básicas para reinventar e aproveitar as oportunidades que o espaço ao redor da cama podem oferecer.

Cama além do básico: ideias para aprimorar o seu quarto - Imagem 9 de 19
Quarto Suna / OSA Osvaldo Segundo Arquitetos. Foto: © Fabio Jr

Cabeceira estofada

Uma cabeceira estofada pode ser comprada diretamente no mercado ou projetada sob medida. Suas vantagens estãos em minimizar o atrito com a parede, a tornando um encosto mais confortável. Além disso, ela pode configurar um importante elemento decorativo que possibilita distintas formas de composição não apenas com a cama, mas em todo o ambiente, uma vez que ela pode ser realizada com os mais variados tecidos, cores e texturas. 

Cama além do básico: ideias para aprimorar o seu quarto - Imagem 16 de 19
Apartamento Vila Madalena / Beto Magalhães. Foto: © Marco Antonio

Cama como armazenamento

Nós já falamos anteriormente sobre como aproveitar o espaço embaixo da cama. Além de camas-baú disponíveis no mercado, é possível desenhar projetos que aproveitam essa área para armazenamento de objetos e liberar espaços que seriam dedicados a isso para funções mais nobres na casa.

Cama além do básico: ideias para aprimorar o seu quarto - Imagem 14 de 19
Cabana Holly Water / Out of the Valley. Foto: © Rupert McKelvie

Camas versáteis

E se a cama se tornasse um espaço central no projeto e trouxesse diversos usos? Em alguns desenhos é possível que ao adotar a mesma linguagem e materiais ela dialogue com outros elementos do mobiliário, se transforme num sofá e se prolongue pelo espaço. Ou, ainda, a partir de um desenho modular, é possível propor distintas composições ao ambiente, de modo que se adequa às necessidades do morador, como acontece no projeto do Studio Mescla, realizado pela Cité Arquitetura.

Mesa de leitura

Cada vez mais o lar vai ganhando espaços distintos de concentração: para uma leitura, trabalho ou estudo. Independente do motivo, aproveitar o dormitório que, normalmente, já é um espaço já mais privado do restante da casa, para criar uma pequena área para essa função pode ser uma boa solução para algumas pessoas. Para isso, criar pequenas mesas, ou ainda, bancadas que levitam no espaço e possibilitam distintos usos, são alguns dos recursos possíveis.

Cama além do básico: ideias para aprimorar o seu quarto - Imagem 6 de 19
Refúgio Ori / Traama Arquitetura. Foto: © Júlia Tótoli

Mobiliário integrado

Num projeto mais detalhado de design de interiores, é possível que o mobiliário que integra a cama sirva como definidor do espaço. Aqui, cabeceiras oferecem distintas possibilidades de uso e marcam o espaço por seu desenho, podendo, inclusive, separar ambientes ou conectá-los.

Cama além do básico: ideias para aprimorar o seu quarto - Imagem 10 de 19
Casa LG Thinq / Estudio Guto Requena + Pax Arquitetura. Foto: © Fran Parente

Móveis de cabeceira

Talvez a solução mais comum, as mesas de cabeceira não trazem nenhuma grande invenção mas brindam com o fundamental: gavetas para guardar o necessário, um espaço para apoiar um abajour, um livro ou uma planta. São superfícies que podem ser ocupadas de acordo com o gosto do usuário. Além disso, vale lembrar que existem outros tipos de mobiliários, como grandes bandejas ou desenhados especificamente para encaixar na cama, possibilitando um café da manhã sobre os lençóis ou um bom apoio para o computador para aqueles que gostam de trabalhar nela. 

Cama além do básico: ideias para aprimorar o seu quarto - Imagem 12 de 19
Apartamento Galeria 2 / Roby Macedo arquitetura e design. Foto: © Jesus Perez

Galeria de Imagens

Ver tudoMostrar menos
Sobre este autor
Cita: Equipe ArchDaily Brasil. "Cama além do básico: ideias para aprimorar o seu quarto" 27 Mar 2022. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/978269/cama-alem-do-basico-ideias-para-aprimorar-o-seu-quarto> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.