Tainá de Paula fala sobre corpo, territorialidades e a não cidade

O curso de pós-graduação Cidades em Disputa – pesquisa, história e processos sociais, da Escola da Cidade, recebeu Tainá de Paula, que ministrou a aula aberta “Corpo e territorialidades: o debate necessário da não cidade”. Criada em uma das favelas da Praça Seca, zona oeste do Rio de Janeiro, a arquiteta e urbanista se define como mulher preta, mãe e ativista das lutas urbanas, principalmente nas periferias e favelas. Na exposição, Tainá, que desde 2020 também atua como vereadora, discutiu os territórios subalternizados e a “não cidade”, que exclui e segrega, além de apresentar a necessidade urgente da elaboração de uma agenda de rompimento dessas condições, com a emancipação de raça, classe e gênero.

A gente tem uma tradição – eu sempre brinco – anglosaxã racista brasileira, que é trabalhar em bases e formulações teóricas muito eurocentradas. Quando a gente territorializa as discussões e os impactos das várias camadas sociais, dos vários grupos étnico-raciais e, obviamente, das várias performações de gênero, nós vamos criando formas de espraiamento e formas de posicionamento desses corpos e dessas identidades no território. — Tainá de Paula

A pós-graduação Cidades em Disputa teve sua primeira edição em 2021, com estudantes de todo o Brasil, e tem como proposta apresentar um panorama crítico das pesquisas, práticas e experiências urbanas em diversos contextos históricos, voltando-se também ao aprofundamento em pesquisas a partir de discussões metodológicas e de fontes pertinentes ao campo da arquitetura e da cidade.

O curso está com matrículas abertas para a nova turma, que ingressará em março, e pode ser realizado com acompanhamento total das aulas em ambiente virtual. Mais informações, em: https://escoladacidade.edu.br/pos-graduacao/cidades-em-disputa-pesquisa-historia-e-processos-sociais/.

Sobre este autor
Cita: Escola da Cidade. "Tainá de Paula fala sobre corpo, territorialidades e a não cidade" 11 Mar 2022. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/978200/taina-de-paula-fala-sobre-corpo-territorialidades-e-a-nao-cidade> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.