Estruturas, acabamentos e esquadrias: todas as formas de usar madeira em uma obra

Um dos primeiros elementos utilizados pelo ser humano para a construção de abrigos, a madeira é um material versátil que, junto dos avanços tecnológicos, se mantém protagonista na construção civil, sendo empregada de diferentes modos e momentos em uma obra. 

Estruturas, acabamentos e esquadrias: todas as formas de usar madeira em uma obra - Imagem 2 de 9Estruturas, acabamentos e esquadrias: todas as formas de usar madeira em uma obra - Imagem 3 de 9Estruturas, acabamentos e esquadrias: todas as formas de usar madeira em uma obra - Imagem 4 de 9Estruturas, acabamentos e esquadrias: todas as formas de usar madeira em uma obra - Imagem 5 de 9Estruturas, acabamentos e esquadrias: todas as formas de usar madeira em uma obra - Mais Imagens+ 4

Na história da humanidade, a madeira era primeiramente utilizada em combinação com peles de animais e rochas para a construção de abrigos que protegessem as pessoas das intempéries e predadores. O conhecimento destas técnicas remonta ao início da humanidade e foi sendo aprimorado com o passar dos tempos e com o avanço da tecnologia, sempre vinculado a um espaço geográfico específico. Assim como o uso da madeira depende tanto do clima quanto das espécies disponíveis no local, os avanços tecnológicos também foram sendo desenvolvidos localmente. 

Estruturas, acabamentos e esquadrias: todas as formas de usar madeira em uma obra - Imagem 4 de 9
Casa de Madeira / Ultra Architects. Image © Przemysław Turlej

Nos lugares de clima mais frio, o uso da madeira como estrutura principal é historicamente mais comum, devido à sua inércia térmica que ajuda a manter o calor internamente. Há também algumas práticas milenares de recorte e juntas de madeira praticadas em lugares como Japão, que trazem resistência para a estrutura a partir de um conhecimento ancestral. O uso da madeira como estrutura principal da construção civil, porém, foi perdendo prioridade à medida que avançavam as práticas em aço e em concreto armado após a Revolução Industrial.

Estruturas, acabamentos e esquadrias: todas as formas de usar madeira em uma obra - Imagem 7 de 9
Casa Phase Dance / Takeshi Hirobe Architects. Image © Koichi Torimura

Hoje, a madeira tem aplicações em todas as etapas da obra, sendo usada em estruturas de apoio e secundárias e elementos construtivos permanentes. Essa diversidade de uso também se reflete na forma da matéria prima: a madeira pode ser encontrada natural (roliça), cortada e desempenada em peças estruturais, moldada para fins específicos, como os caixilhos e ainda em folhas para acabamentos de pisos, paredes e mobiliário.    

Estruturas, acabamentos e esquadrias: todas as formas de usar madeira em uma obra - Imagem 6 de 9
Casa e Estúdio Khiankhai / Sher Maker. Image © Rungkit Charoenwat

Estruturas temporárias

Muitas etapas de obra usam a madeira como estruturas temporárias ou secundárias, que servem de apoio para o desenvolvimento de um serviço, como por exemplo os gabaritos na marcação dos primeiros pontos da obra, o escoramento de uma estrutura, ou ainda como fôrma para pilares, vigas ou lajes. Nesses casos as peças de madeira costumam ser cortadas em tamanhos padronizados, como sarrafos e tábuas, e pregadas. Há também os casos de estruturas temporárias de longa duração, como o caso de cercas e guarda-corpos que fazem a segurança da obra. 

Estruturas, acabamentos e esquadrias: todas as formas de usar madeira em uma obra - Imagem 8 de 9
© Fernando Stankuns on VisualHunt

Estrutura definitiva

Utiliza-se a madeira como estrutura principal tanto em sua forma natural, com troncos maciços, como também em forma de molduras e painéis de madeira autoportantes. Apesar de serem menos utilizadas hoje em dia, as estruturas de madeira apresentam um grande avanço tecnológico nos últimos anos, com novos materiais como os laminados colados que têm conseguido estruturar prédios cada vez mais altos, representando uma interessante possibilidade de sistema construtivo para o futuro. Além de se aplicarem como estrutura geral, a madeira também pode ser empregada como uma estrutura definitiva que complementa o edifício, como é o caso de uma escada de madeira, ou ainda da estrutura de telhado e coberturas.

Estruturas, acabamentos e esquadrias: todas as formas de usar madeira em uma obra - Imagem 9 de 9
Construction of Brock Commons. . Image © KK Law. Courtesy of naturallywood

Elementos construtivos

Com o acúmulo de técnicas de manuseio desse material, a madeira é muito utilizada para elementos específicos da construção, como é o caso das esquadrias, ou ainda os elementos de sombreamento ou o mobiliário. Sejam janelas, portas e portões internos ou externos, é na forma de caixilhos que mais se vê o uso da madeira na construção final, sendo um material parcelado e moldado para produzir batentes e folhas de diferentes padrões.

Estruturas, acabamentos e esquadrias: todas as formas de usar madeira em uma obra - Imagem 5 de 9
Casa NU / Chris Luce. Image © Ana Paula Álvarez

Acabamentos

A madeira como acabamento pode ser manipulada para revestir paredes internas ou externas, ou ainda como piso, na forma de peças maciças ou integradas aos laminados. Também pode ser aplicada como forro nos ambientes em forma de peças encaixadas. Para atuar como acabamento, a madeira deve ser devidamente tratada tanto contra intempéries, caso fique no exterior da obra, quanto contra possíveis pragas como os cupins. 

Estruturas, acabamentos e esquadrias: todas as formas de usar madeira em uma obra - Imagem 3 de 9
Kumu Kanazawa Hotel / Yusuke Seki. Image © Takumi Ota

Presente em praticamente todas as fases e partes de uma obra, a madeira é um dos materiais mais versáteis da construção civil. Além disso, é também um dos materiais mais acessíveis, seja pelo seu custo, seja pelo repasse das técnicas de manipulação do material, que permite que seu manuseio seja aprendido rapidamente. Com o impacto que materiais como o cimento e o aço têm no meio ambiente, as novas tecnologias envolvendo a madeira têm sido a grande aposta da construção civil nos últimos anos. A partir dos avanços em seus processos produtivos, a madeira tem potencial para retomar seu protagonismo como alternativa mais sustentável de material de construção.

Estruturas, acabamentos e esquadrias: todas as formas de usar madeira em uma obra - Imagem 2 de 9
Biblioteca DCPL Southwest / Perkins and Will. Image © James Steinkamp Photography

Galeria de Imagens

Ver tudoMostrar menos
Sobre este autor
Cita: Giovana Martino. "Estruturas, acabamentos e esquadrias: todas as formas de usar madeira em uma obra" 24 Mar 2022. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/977948/estruturas-acabamentos-e-esquadrias-todas-as-formas-de-usar-madeira-em-uma-obra> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.