Guia arquitetônico e de exposições para compreender a Semana da Arte Moderna

As celebrações do centenário da Semana da Arte Moderna já começaram. Durante a última semana, artigos e matérias jornalísticas sobre o tema estamparam as mais distintas mídias. Afinal, há cem anos um grupo de artistas se reunia por uma arte que mirava no futuro e se colocava contra o passado, propondo uma nova forma de explorar a brasilidade na música, poesia, pintura e dança. Para compreender como o evento influenciou novos rumos na cultura brasileira e segue importante ainda hoje, reunimos diversos espaços que exaltam a Semana de 22 em um guia para você!

Para aprofundar seu conhecimento em torno do que foi esse movimento, encontrar críticas necessárias e recontextualizá-lo na atualidade, diversas exposições e eventos acontecem em São Paulo durante o ano todo. Portanto, aqui apresentamos algumas das instituições que os recebem, assim como edifícios que ajudam a contar um pouco mais sobre o tema do "moderno" no Brasil. Veja todas as nossas dicas, a seguir.

Biblioteca Mário de Andrade

A Biblioteca Mário de Andrade é resultado da política cultural pensada para a cidade pelo escritor que dá nome à biblioteca, quando ele atuou como diretor do Departamento de Cultura de São Paulo em 1930. Ela rapidamente se tornou um espaço de encontro entre os modernistas, inclusive, sediou a primeira mostra de coleção de arte moderna organizada por Sérgio Milliet.

Casa Guilherme de Almeida

A casa localizada em Perdizes, foi o lugar onde Guilherme de Almeida morou nos últimos 30 anos de sua vida. Logo, ela carrega a memória do poeta, que foi um dos organizadores da Semana da Arte Moderna. Presenteado por muitos artistas de sua época, o acervo da casa conta com obras de Anita Malfatti, Di Cavalcanti, Lasar Segall, Tarsila do Amaral e até mesmo a escultura "Soror Dolorosa", de Victor Brecheret, que foi exposta durante a Semana de 22.

Casa Mário de Andrade

Localizada na Barra Funda, esta foi a casa onde Mário de Andrade morou de 1920 até 1945, quando morreu. Na residência é possível ver alguns objetos do escritor, participar de cursos e visitar exposições.

Guia arquitetônico e de exposições para compreender a Semana da Arte Moderna - Imagem 4 de 6
Biblioteca Mário de Andrade. Foto: Wilfredor, CC BY-SA 4.0, via Wikimedia Commons

Centro Cultural FIESP

Localizado na Av. Paulista, o edifício projetado por Rino Levi Arquitetos apresenta a mostra "Era uma vez o Moderno", que ilustra três décadas do movimento em mais de 300 obras. Entre elas, destacam-se obras de Tarsila do Amaral e Anita Malfatti, além da oportunidade de ler cartas que foram trocadas na época entre as artistas e também entre outros escritores do movimento.

Museu Afro Brasil

Localizado no conjunto do Parque do Ibirapuera, criado nos anos 1950 pelo arquiteto Oscar Niemeyer, o Museu Afro Brasil abrirá a partir do dia 25 de fevereiro a exposição "Esse Extraordinário Mário de Andrade", que pretende exibir contribuições do escritor para a cultura brasileira. 

Museu de Arte Contemporânea da USP (MAC USP)

Hoje, o MAC USP está instalado junto ao Parque do Ibirapuera. Em seu acervo é possível se deparar com obras de Anita Malfatti e Tarsila do Amaral, além de ver também desdobramentos do modernismo em outras gerações.

Guia arquitetônico e de exposições para compreender a Semana da Arte Moderna - Imagem 3 de 6
Biblioteca Mário de Andrade. Foto: Rodrigo Tetsuo Argenton, CC BY-SA 4.0, via Wikimedia Commons

Museu de Arte de São Paulo (MASP)

No icônico edifício projetado pela arquiteta Lina Bo Bardi há um acervo em exposição com diversos artistas que participaram da Semana da Arte Moderna, entre eles destaca-se o quadro realizado pela pintora Anita Malfatti, "A estudante", obra que causou bastante desconforto na sociedade provinciana ao retratar uma mulher levemente deformada, fugindo dos cânones da época.

Parque da Casa Modernista

Um marco do início da arquitetura moderna no Brasil, o edifício projetado por Gregório Warchavchik foi realizado em 1927 e também é o primeiro a adotar plantas tropicais no jardim, projetado pela paisagista Mina Klabin Warchavchik.

Pinacoteca do Estado de São Paulo

O premiado edifício reformado por Paulo Mendes da Rocha está com a exposição "Modernismo. Destaques do acervo." em cartaz, espalhada por todo o prédio, ela traz como destaques a pintura "Amigos", de Di Cavalcanti, a estátua "Cabeça de Mulher", de Victor Brecheret, ambas presentes na mostra original da Semana de 1922, que ocorreu no Teatro Municipal de São Paulo.

Guia arquitetônico e de exposições para compreender a Semana da Arte Moderna - Imagem 5 de 6
Pinacoteca do Estado de São Paulo. Foto: © Nelson Kon

Sala São Paulo

A sede da Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo, localizada na antiga Estação Júlio Prestes, terá uma série dedicada à interpretação de obras de Heitor Villa-Lobos, compositor participante da Semana da Arte Moderna, ao longo desse ano. Além disso, ela também é possível fazer visitas monitoradas ao espaço.

Theatro Municipal

Com a arquitetura assinada pelo arquiteto Ramos de Azevedo - responsável por diversos edifícios icônicos do início do século XX na capital paulista - o Theatro Municipal foi inspirado em casas de ópera europeias e inaugurado em 1911. Em 1922, o edifício foi o palco principal da Semana da Arte Moderna. Sendo assim, uma série de eventos serão realizados durante fevereiro para celebrar o centenário do evento. Para aqueles que desejam conhecer apenas o espaço, o teatro oferece visitas monitoradas diariamente.

Vila Modernista

Um dos poucos edifícios projetados por Flávio de Carvalho que não foram demolidos. Aqui, o arquiteto buscava uma arquitetura dos trópicos, que acompanhava um manual de uso para seus moradores. Um projeto que se aproxima da Semana de Arte Moderna pela construção de uma linguagem que desenvolve a identidade nacional. Hoje os edifícios abrigam as galerias Gomide & Co. e Sé.

Guia arquitetônico e de exposições para compreender a Semana da Arte Moderna - Imagem 6 de 6
Sala São Paulo. Foto: Mike Peel, CC BY-SA 4.0, via Wikimedia Commons

Sesc 24 de Maio

No edifício reformulado por Paulo Mendes da Rocha e MMBB, está em cartaz a exposição "Raio-que-o-parta: ficções do moderno no Brasil". Ela propõe a reflexão sobre a noção de arte "moderna" no Brasil para além da década de 1920 e do eixo paulista. Uma oportunidade para conhecer outros tipos de linguagens e pensamentos acerca do tema.

Outros Edifícios

Do ponto de vista arquitetônico, diversos projetos podem ser lidos através de uma inspiração proposta pela Semana da Arte Moderna. Copan, Edifício Esther, Galeria Metrópole, Galeria do Rock, Teatro Oficina. São diversos os lugares que ajudam a despertar o olhar para a arquitetura moderna paulistana, por isso, para tal fim, recomendamos este guia.

Guia arquitetônico e de exposições para compreender a Semana da Arte Moderna - Imagem 2 de 6
Sesc 24 de Maio visto da Galeria do Reggae. Foto: © Nelson Kon

Galeria de Imagens

Ver tudoMostrar menos
Sobre este autor
Cita: Victor Delaqua. "Guia arquitetônico e de exposições para compreender a Semana da Arte Moderna" 05 Mar 2022. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/977006/guia-arquitetonico-e-de-exposicoes-para-compreender-a-semana-da-arte-moderna> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.