15 Arquitetos contemporâneos que projetam cadeiras

Durante seus anos de universidade, arquitetos adquirem uma ampla gama de habilidades que vão além de aprender a projetar edifícios. Isso inclui a resolução criativa de problemas, gerenciamento de projetos, alta atenção aos detalhes, coordenação de equipes e resposta precisa às necessidades do cliente. Um diploma geralmente fornece as ferramentas necessárias para projetar em qualquer escala – do urbano ao design de produto – e explorar outros campos criativos, como arte, fotografia, jornalismo ou design industrial. Das muitas possibilidades que se abrem, é especialmente comum que muitos deem o salto para o design de móveis, principalmente o design de cadeiras, em vez de seguir o caminho tradicional.

De fato, se olharmos para arquitetos famosos como Frank Gehry, Mies van der Rohe, Le Corbusier e Eero Saarinen, todos eles projetaram cadeiras icônicas. Olhando para o século 21, o padrão permanece forte; enquanto alguns arquitetos contemporâneos também projetam edifícios em paralelo, muitos se dedicam exclusivamente ao design de móveis e cadeiras – alguns mudaram de caminho após a graduação, outros deram o salto após anos de trabalhos de arquitetura convencional.

15 Arquitetos contemporâneos que projetam cadeiras - Imagem 2 de 29
Barcelona Chair / Mies van der Rohe. Image Courtesy of Knoll International

Por que os arquitetos projetam cadeiras?

Uma cadeira de sucesso representa mais do que a união de forma e função – ela se eleva ao nível da arte. Portanto, enquanto a arquitetura define o cenário e fornece a estrutura, uma cadeira pode ter uma forte influência no caráter de uma sala. Há uma série de razões pelas quais os arquitetos escolhem projetar cadeiras: eles podem ver isso como uma oportunidade para impulsionar sua criatividade, destilar suas técnicas em um novo meio, projetar os mínimos detalhes de seus próprios edifícios ou ter um novo tipo de proximidade com o usuário. E, claro, há aqueles que não se satisfazem com um trabalho tradicional e, assim, obtêm maior sucesso no desenho de cadeiras. Seja qual for o motivo, é claramente uma alternativa popular.

Por isso, além de projetos antigos que foram relançados, hoje em dia há uma infinidade de cadeiras com design de arquitetos notáveis tomando conta do mercado. Com tendências em mudança, tecnologias inovadoras e uma consciência ambiental crescente, muitos desses designs exploram técnicas avançadas e materiais ecológicos, proporcionando uma estética moderna e atraente.

15 Arquitetos contemporâneos que projetam cadeiras - Imagem 3 de 29
Nuez BIO Lounge Chair. Image Courtesy of Andreu World

Neste contexto, apresentamos uma compilação de arquitetos contemporâneos que, independentemente do seu percurso profissional, desenharam (ou continuam a desenhar) cadeiras bonitas, inovadoras e únicas, extremamente funcionais – e, em alguns casos, sustentáveis.

Paula Navone: Nepal Little Armchair (2011) por Baxter

Depois de obter seu diploma de arquitetura em Turim, Itália, Paula Navone ganhou reconhecimento internacional por seus projetos de móveis de vanguarda e inspirados na cultura. Com uma estrutura simples, a Poltrona Nepal Little se destaca por seu estofamento particular, que proporciona um visual exuberante original ao mesmo tempo em que é macia e confortável ao toque.

15 Arquitetos contemporâneos que projetam cadeiras - Imagem 4 de 29
Nepal Little Armchair. Image Courtesy of Baxter
15 Arquitetos contemporâneos que projetam cadeiras - Imagem 5 de 29
Nepal Little Armchair. Image Courtesy of Baxter

David Adjaye: Washington Skeleton Aluminum Side Chair (2013) por Knoll International

Também conhecido por muitos edifícios notáveis em todo o mundo, o trabalho de David Adjaye varia de casas particulares a coleções de móveis sob medida. Assim como seus edifícios desafiam a materialidade e as texturas, a icônica Skeleton Chair reduz seu design a uma fina treliça geométrica de alumínio fundido, criando um padrão contínuo e intrincado.

15 Arquitetos contemporâneos que projetam cadeiras - Imagem 6 de 29
Washington Skeleton Aluminum Side Chair . Image Courtesy of Knoll International
15 Arquitetos contemporâneos que projetam cadeiras - Imagem 7 de 29
Washington Skeleton Aluminum Side Chair . Image Courtesy of Knoll International

Patricia Urquiola: Nuez BIO Lounge Chair (2020) & Dudet Chair (2021) por Andreu World

Depois de estudar arquitetura, Patricia Urquiola abriu uma agência de design focada em design de interiores e de produto. Entre seus vários modelos, a Dudet Chair combina um formato suave e lúdico inspirado na estética dos anos 1970 com um design sustentável. Começando pelo núcleo metálico, todos os seus elementos podem ser facilmente desmontados para facilitar o descarte e a reciclagem de seus materiais orgânicos.

15 Arquitetos contemporâneos que projetam cadeiras - Imagem 8 de 29
Dudet Chair. Image Courtesy of Cassina
15 Arquitetos contemporâneos que projetam cadeiras - Imagem 9 de 29
Dudet Chair. Image Courtesy of Cassina

Da mesma forma, a cadeira Nuez Lounge BIO oferece conforto, elegância e sustentabilidade. Enquanto a casca de encosto alto é feita de um termopolímero gerado por organismos vivos e sem combustíveis fósseis, o tecido é feito de garrafas e embalagens plásticas recicláveis. Portanto, a poltrona é reciclável, biodegradável e compostável.

15 Arquitetos contemporâneos que projetam cadeiras - Imagem 10 de 29
Nuez BIO Lounge Chair. Image Courtesy of Andreu World
15 Arquitetos contemporâneos que projetam cadeiras - Imagem 11 de 29
Nuez BIO Lounge Chair. Image Courtesy of Andreu World

Ludovica & Roberto Palomba: Lama Chair (2006) por Zanotta

Embora tenham adquirido seu diploma de arquitetura em Roma, os Palomba criam principalmente peças de móveis, coleções e projetos de design de interiores. Seguindo seu estilo orientado para a história com um toque contemporâneo, a Lama Chair é um ícone doméstico atemporal, atuando tanto como um elemento escultural elegante quanto uma confortável poltrona que explora diferentes posturas enquanto está sentada em uma esbelta estrutura de aço.

15 Arquitetos contemporâneos que projetam cadeiras - Imagem 12 de 29
Lama Chair. Image Courtesy of Zanotta
15 Arquitetos contemporâneos que projetam cadeiras - Imagem 13 de 29
Lama Chair. Image Courtesy of Zanotta

Ma Yansong: Gu Chair (2018) por Sawaya & Moroni

Como fundador da MAD Architects, Ma Yansong é mundialmente conhecido por seus projetos futuristas e tecnologicamente avançados. Recentemente, também se aprofundou no design de produtos com peças como a Gu Chair, uma interpretação contemporânea da tradicional poltrona de madeira. Evocando um estilo futurista, a cadeira é formada por articulações que criam uma rede de formas sinuosas perfeitamente conectadas como uma estrutura esquelética.

15 Arquitetos contemporâneos que projetam cadeiras - Imagem 14 de 29
Gu Chair . Image Courtesy of Sawaya & Moroni
15 Arquitetos contemporâneos que projetam cadeiras - Imagem 15 de 29
Gu Chair . Image Courtesy of MAD Architects

Claudio Dondoli & Marco Pocci: Koki Chair (2015) por Desalto

Tendo se conhecido enquanto estudavam arquitetura em Florença, Dondoli e Pocci fundaram sua própria agência de design industrial, onde projetaram a Koki Chair. Feito de poliuretano e estrutura de aço, seu estilo é contemporâneo, fresco e simples, oferecendo um alto grau de conforto com uma estética refinada.

15 Arquitetos contemporâneos que projetam cadeiras - Imagem 16 de 29
Koki Chair. Image Courtesy of Desalto
15 Arquitetos contemporâneos que projetam cadeiras - Imagem 17 de 29
Koki Chair. Image Courtesy of Desalto

Gaetano Pesce: UP5 Chair (2000) por B&B Italia

Desde a década de 1960, o arquiteto italiano Gaetano Pesce pesquisa a função e a forma dos objetos utilitários. Explorando cores e materiais, Pesce projetou a UP5 Chair, que pode ser comprimida como uma esponja e ganhar forma permanentemente uma vez aberta. Apesar de ter sido posteriormente atualizado com materiais de alto desempenho, seu estilo curvilíneo e extravagante permanece intacto.

15 Arquitetos contemporâneos que projetam cadeiras - Imagem 18 de 29
UP5 Chair. Image Courtesy of B&B Italia
15 Arquitetos contemporâneos que projetam cadeiras - Imagem 19 de 29
UP5 Chair. Image © Yevhenii Avramenko

Ramon Esteve: Faz Armchair (2011) por Vondom

Depois de muitos projetos arquitetônicos, o arquiteto espanhol Ramon Esteve iniciou sua vertente de design industrial em 1996, criando objetos caracterizados por linhas limpas, formas geométricas e uso da luz. Sob esses princípios, a Poltrona Faz parece ser esculpida em um mineral, proporcionando uma imagem escultural robusta com dobras triangulares.

15 Arquitetos contemporâneos que projetam cadeiras - Imagem 20 de 29
Faz Armchair . Image Courtesy of Vondom
15 Arquitetos contemporâneos que projetam cadeiras - Imagem 21 de 29
Faz Armchair . Image Courtesy of Vondom

Dmitrij Kudin & Laura Malcaite: Bunny Chair (2017) por Sedes Regia

Como fundadores da Inblum Architects, Kudin e Malcaite deram recentemente o salto para o design de móveis criando cadeiras para seus próprios projetos. Uma delas é a Bunny Chair, um design divertido acolchoado com espuma de alta elasticidade para se adequar à sua aparência macia e aconchegante.

15 Arquitetos contemporâneos que projetam cadeiras - Imagem 22 de 29
Bunny Chair . Image Courtesy of Sedes Regia
15 Arquitetos contemporâneos que projetam cadeiras - Imagem 23 de 29
Bunny Chair . Image Courtesy of Sedes Regia

William Sawaya: Maxima Chair (2002) por Sawaya & Moroni

Embora o libanês William Sawaya tenha se formado em arquitetura, ele rapidamente começou a experimentar no campo do design industrial, resultando na fabricante de móveis Sawaya & Moroni. Conhecido por suas peças únicas e inovadoras, Sawaya projetou a Maxima Chair, um modelo contemporâneo que evoca audácia, conforto e flexibilidade com sua concha de poliuretano dobrada.

15 Arquitetos contemporâneos que projetam cadeiras - Imagem 24 de 29
Maxima Chair. Image Courtesy of Sawaya & Moroni
15 Arquitetos contemporâneos que projetam cadeiras - Imagem 25 de 29
Maxima Chair. Image Courtesy of Sawaya & Moroni

Norman Foster: Leva Chair (2019) por Mattiazzi

Reconhecido como um dos arquitetos mais famosos do mundo, Norman Foster é conhecido por seus edifícios elegantes, modernos e de alta tecnologia. Sob esses princípios, a Leva Chair – a primeira cadeira de madeira de Foster + Partners – é esculpida com uma única peça de madeira, trazendo uma abordagem sustentável com uma estética clean.

15 Arquitetos contemporâneos que projetam cadeiras - Imagem 26 de 29
Leva Chair. Image Courtesy of Mattiazzi
15 Arquitetos contemporâneos que projetam cadeiras - Imagem 27 de 29
Leva Chair. Image Courtesy of Mattiazzi

Daniel Libeskind: Torq Chair (2010) por Sawaya & Moroni

Nos últimos anos, o arquiteto polaco-americano Daniel Libeskind virou-se para o design de produtos. Entre todas as suas obras, a Torq Chair é um conjunto dinâmico criado a partir de geometrias simples em uma relação complexa, oferecendo uma expressão artística contemporânea ao combinar uma construção tubular linear de aço com a opacidade volumétrica do assento e do encosto.

15 Arquitetos contemporâneos que projetam cadeiras - Imagem 28 de 29
Torq Chair. Image Courtesy of Daniel Libeskind
15 Arquitetos contemporâneos que projetam cadeiras - Imagem 29 de 29
Torq Chair. Image Courtesy of Daniel Libeskind

Para designs de cadeiras mais contemporâneos, visite este catálogo.

Este artigo é parte dos Tópicos do ArchDaily: Arquitetura sem edifícios. Mensalmente, exploramos um tema específico através de artigos, entrevistas, notícias e projetos. Saiba mais sobre os tópicos do ArchDaily. Como sempre, o ArchDaily está aberto a contribuições de nossos leitores; se você quiser enviar um artigo ou projeto, entre em contato.

Galeria de Imagens

Ver tudoMostrar menos
Sobre este autor
Cita: Montjoy, Valeria. "15 Arquitetos contemporâneos que projetam cadeiras" [15 Contemporary Architects Who Design Chairs] 28 Fev 2022. ArchDaily Brasil. (Trad. Souza, Eduardo) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/976440/15-arquitetos-contemporaneos-que-projetam-cadeiras> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.