Pavilhão da Colômbia na Expo Dubai 2020: uma fusão entre geografia, cidade e cultura

O Pavilhão da Colômbia na Expo Dubai 2020 foi concebido como um artefato com a capacidade de relatar histórias passadas, presentes e futuras da cultura do país através de sua música. Contando com o apoio de sua geografia e suas cidades, o pavilhão projetado pelo escritório Pacheco Estudio de Arquitectura intercala uma densa vegetação com água, representando a grande biodiversidade de seu mundo vegetal e animal, e é composto a partir de uma estrutura reticular em três dimensões simbolizando os centros urbanos que estão em constante crescimento.

Ao propor uma percurso pelo solo vegetal e aquático para o céu aberto, o artefato é rapidamente identificável à distância e pretende permanecer na memória de quem o visita como um espaço fresco e aberto que se revela a todos e está em pleno desenvolvimento.

Pavilhão da Colômbia na Expo Dubai 2020: uma fusão entre geografia, cidade e cultura - Imagem 3 de 28
Cortesía de Pacheco Estudio de Arquitectura

Como os autores do projeto explicam, a Colômbia é um dos muitos países que estão se urbanizando, sendo o segundo país mais biodiversificado do mundo, e fazendo parte do grupo das 12 nações mais mega-diversas. O último censo indica que 74% da população vive em áreas urbanas, portanto a cidade, como uma invenção fundamental da humanidade, se estabelece como um ambiente natural com grandes oportunidades de crescimento.

Pavilhão da Colômbia na Expo Dubai 2020: uma fusão entre geografia, cidade e cultura - Imagem 5 de 28
Cortesía de Pacheco Estudio de Arquitectura

Um dos grandes temas da Colômbia é sua integração com os ambientes urbanos. A estrutura reticular do pavilhão lembra a geometria das quadras da cidade com base nas quais suas populações foram fundadas. A base de espécies vegetais e os espelhos d'água, reminiscências de rios e mares, constituem o espaço geográfico onde suas cidades foram fundadas.

Pavilhão da Colômbia na Expo Dubai 2020: uma fusão entre geografia, cidade e cultura - Imagem 11 de 28
Cortesía de Pacheco Estudio de Arquitectura

Tratando-se de um país multirracial e multicultural, o Pacheco Estudio de Arquitectura concordou que a melhor maneira de expressar essas características era através da música. O tema fundamental da expressão do pavilhão é a cultura, e por isso pessoas de todas as idades e condições executam múltiplas expressões musicais, formais e informais, interativas.

Pavilhão da Colômbia na Expo Dubai 2020: uma fusão entre geografia, cidade e cultura - Imagem 12 de 28
Cortesía de Pacheco Estudio de Arquitectura

Portanto, a expressão da arquitetura do edifício na Expo Dubai 2020 é composta pela fusão da malha urbana tridimensional branca em permanente construção e transformação, com a base vegetal e hídrica que dela emerge, lembrando a grande biodiversidade que o país possui. Tanto a malha geométrica, quanto a geografia representam a base das expressões culturais exibidas através da música.

Pavilhão da Colômbia na Expo Dubai 2020: uma fusão entre geografia, cidade e cultura - Imagem 14 de 28
Cortesía de Pacheco Estudio de Arquitectura

A interação entre a malha, a vegetação e a água produz uma espacialidade labiríntica que vem para surpreender seus visitantes. É composta de quatro setores: a malha das sombras, a malha das caixas, a malha do vazio e a malha dos serviços. Atuando como uma espécie de brinquedo para quem o visita, ele corre verticalmente em quatro pavimentos, começando no primeiro nível, onde estão localizadas as atividades mais públicas, até os níveis restantes, onde acontecem interações musicais gratuitas e espaços de apresentação menores. O percurso ao redor da malha do vazio integra o pavilhão, incentivando encontros entre os visitantes e dando-lhes o presente de uma experiência musical colombiana.

Pavilhão da Colômbia na Expo Dubai 2020: uma fusão entre geografia, cidade e cultura - Imagem 15 de 28
Cortesía de Pacheco Estudio de Arquitectura

O pavilhão é dividido em quatro seções horizontais (redes, tecidos e espetáculos, caixas, interações e serviços) e quatro seções verticais correspondentes a cada andar.

Pavilhão da Colômbia na Expo Dubai 2020: uma fusão entre geografia, cidade e cultura - Imagem 16 de 28
Cortesía de Pacheco Estudio de Arquitectura

A fim de poder realizá-lo no tempo especificado e atender às exigências espaciais, foi proposta uma sequência de construção em cinco etapas. O solo do terreno é formado por uma modulação de 3x3 que o organiza e sobre ela, a vegetação é colocada ao lado dos espelhos d'água. Em seguida, a estrutura da malha tridimensional é instalada, construída em perfis metálicos pré-fabricados e soldados no local, formando não apenas a estrutura, mas também a espacialidade do pavilhão.

Pavilhão da Colômbia na Expo Dubai 2020: uma fusão entre geografia, cidade e cultura - Imagem 10 de 28
Cortesía de Pacheco Estudio de Arquitectura

Em cima desta estrutura são colocados pisos de vidro jateado para definir as circulações e os espaços de interação, e pisos opacos de steel-deck para os volumes fechados e banheiros. Os guarda-corpos são adicionadas à estrutura, feitos de perfis e telas metálicos, enquanto os ambientes opacos e sanitários são construídos em drywall, revestidos de espelhos para fazê-los desaparecer.

Pavilhão da Colômbia na Expo Dubai 2020: uma fusão entre geografia, cidade e cultura - Imagem 28 de 28
Cortesía de Pacheco Estudio de Arquitectura

O acesso ao pavilhão se dá através da vegetação, o que mantém uma temperatura constantemente dentro da zona de conforto. Como o branco de sua estrutura metálica, a vegetação e a água proporcionam frescor graças à sombra que proporcionam e ao uso de sprinklers em todos os níveis. Além disso, a malha tridimensional é considerada um artefato de sombra e circulação de ar eficientes.

Vía Pacheco Estudio de Arquitectura

Galeria de Imagens

Ver tudoMostrar menos
Sobre este autor
Cita: Iñiguez, Agustina. "Pavilhão da Colômbia na Expo Dubai 2020: uma fusão entre geografia, cidade e cultura" [El Pabellón de Colombia en la Expo Dubái 2020: una fusión de geografía, ciudad y cultura] 01 Fev 2022. ArchDaily Brasil. (Trad. Daudén, Julia) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/975863/pavilhao-da-colombia-na-expo-dubai-2020-uma-fusao-entre-geografia-cidade-e-cultura> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.