MVRDV divulga projeto para um vale auto-suficiente na Armênia

O escritório MVRDV foi comissionado pela organização sem fins lucrativos armena Fundação DAR para o Desenvolvimento Regional e a Competitividade DAR Foundation for Regional Development and Competitiveness para desenvolver um plano diretor que irá transformar uma área de 34 mil hectares do Vale Gagarin em uma terra mais sustentável e ecologicamente diversa. Com a ajuda de mais de 10 mil espécies de plantas, instalações inovadoras e 12 mil unidades habitacionais, o vale deve se tornar uma comunidade ideal para a agricultura sustentável e o ecoturismo.

MVRDV divulga projeto para um vale auto-suficiente na Armênia  - Imagem 2 de 21MVRDV divulga projeto para um vale auto-suficiente na Armênia  - Imagem 1 de 21MVRDV divulga projeto para um vale auto-suficiente na Armênia  - Imagem 3 de 21MVRDV divulga projeto para um vale auto-suficiente na Armênia  - Imagem 4 de 21MVRDV divulga projeto para um vale auto-suficiente na Armênia  - Mais Imagens+ 16

Batizado em homenagem ao cosmonauta Yuri Gagarin, o vale é localizado próximo ao Lago Sevan, em região próxima à capital do país. Cerca de 11 mil habitantes se espalham pelo vale, vivendo em uma topografia única que consiste em diferentes pedaços de terra. O primeiro passo para o desenvolvimento do projeto foi abraçar o mosaico de 10 mil terrenos do local. Com isso, a equipe preservou e reservou os pedaços, e aprimorou o sistema de água ao alinhar as fronteiras entre eles com novos canais e caminhos públicos, restaurando e ampliando a rota do Rio Hrazdan para irrigar os terrenos agrícolas e preservar água. 

MVRDV divulga projeto para um vale auto-suficiente na Armênia  - Imagem 6 de 21
Cortesia MVRDV

Para melhorar ainda mais o potencial do vale, a MVRDV acrescentou várias instalações no terreno, transformando-o em uma paisagem versátil e à prova do futuro, apropriado para a agricultura sustentável e para a habitação. Dentro do vale, estradas existentes ao lado de vias adicionais para ciclismo e pedestres irão conectar diferentes vilas. Prédios antigos, que foram construídas durante os tempos soviéticos, serão inteiramente reformados para limitar o desperdício de materiais de construção. O design será inspirado em casas rurais tradicionais armenas, com telhados vegetais para tornar o vale um atrativo para diferentes grupos demográficos.

Um outro objetivo é tornar o Vale Gagarin um lugar mais atrante para visitar, servindo como um destino buscado para pessoas caminharem, fazerem trilhas, andarem de bicicletas ou à cavalo. A proposta inclui um saguão de mercado, um centro comercial, um centro de artes, e um estádio para 4.500 visitantes. Para o coração do vale, será formado um centro agrícola e educacional esférico cercado de casas que formarão vilas verticais. 

MVRDV divulga projeto para um vale auto-suficiente na Armênia  - Imagem 2 de 21
Cortesia MVRDV
MVRDV divulga projeto para um vale auto-suficiente na Armênia  - Imagem 7 de 21
Cortesia MVRDV

O governo armeno busca garantir apoio financeiro para a agricultura sustentável e o ecoturismo no vale. Até 2026, o país quer atrair cerca de 2,5 milhões de turistas ao ano, o que será possibilitado pela transformação do Vale Gagarin. 

Galeria de Imagens

Ver tudoMostrar menos
Sobre este autor
Cita: Stouhi, Dima. "MVRDV divulga projeto para um vale auto-suficiente na Armênia " [MVRDV Unveils its Vision for a Self-Sufficient Valley in Armenia] 24 Jan 2022. ArchDaily Brasil. (Trad. Belo, Pedro) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/975371/mvrdv-divulga-projeto-para-um-vale-auto-suficiente-na-armenia> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.