Seis casas com vistas (e janelas) impressionantes

Adoramos encher nossas casas com uma maravilhosa decoração criativa que nos dá prazer cada vez que entramos em um cômodo. São essas características decorativas que transformam uma casa em um lar. Mas, para aquelas casas que têm a sorte de estar rodeadas de paisagens cativantes, por que excluir toda a decoração natural apenas para substituí-la por imitações internas?

Usando divisórias de vidro ou painéis de correr envidraçados do chão ao teto é possível conectar espaços internos e externos em uma relação mais profunda com a natureza, permitindo que a própria paisagem local se torne a decoração interior da casa. Esta é uma seleção de projetos residenciais que usam as mais recentes inovações em janelas de correr para criar uma relação íntima com a paisagem circundante:

Casa Winkel / Sasaki
Erlenbach, Suíça

Seis casas com vistas (e janelas) impressionantes  - Imagem 2 de 7
Casa Winkel / Sasaki. Imagem © Stefan Küng

A parte posterior da Casa Winkel se estende como um telescópio proporcionando vistas ininterruptas do Lago Zurique. E, assim como os melhores chocolates suíços, a planta da casa é projetada em multicamadas, com três níveis de espaços iluminados pelo sol.

Com tanto vidro exposto ao sol, o interior da Casa Winkel precisa de atenção em relação ao ganho solar natural. Durante o inverno o ambiente aquecido é agradável, mas o ganho solar pode representar um problema quando o sol está mais forte e persistente no verão. Para evitar esse problema, no entanto, as portas e janelas de correr da Casa Winkel apresentam cortinas externas automatizadas SwissFineLine, bloqueando a luz do sol antes que ela atinja o vidro.

Casa no Lago / Vera Gloor
Zurique, Suíça

Seis casas com vistas (e janelas) impressionantes  - Imagem 3 de 7
Casa no Lago / Vera Gloor. Imagem © Alexander Troehler Zürich

Enquanto isso, do outro lado do lago está localizada mais uma casa com arquitetura de várias camadas e as bordas envidraçadas. Os enormes planos de vidro de 4,5 metros de largura e 2,6 metros de altura desta casa cobrem duas extremidades da parte posterior do volume. Mas graças às janelas de correr de canto da Air-Lux, embora pesando até 100 kg, são motorizadas e podem abrir e fechar sem esforço, mesmo nas duas extremidades, dando acesso à varanda panorâmica e suas vistas.

Casa Solothurn / ssm architekten
Solothurn, Suíça

Seis casas com vistas (e janelas) impressionantes  - Imagem 4 de 7
Casa Solothurn / ssm architekten. Imagem © Bruno Helbling

Também usando janelas de canto automatizadas para se conectar e experimentar a paisagem rural circundante, esta casa de dois andares em Solothurn, Suíça, apresenta uma tela transparente de proteção contra insetos, oculta dentro de sua moldura quando não está em uso. Quando aplicada, a malha à prova de rasgos protege os moradores das pragas do verão sem impedir a tranquilidade do entorno rural.

Vila Düsseldorf / Braun Architekten
Düsseldorf, Alemanha

Seis casas com vistas (e janelas) impressionantes  - Imagem 5 de 7
Vila Düsseldorf / Braun Architekten. Imagem © Daniel Hartz

Às vezes, o que não se vê é justamente o que torna a experiência ainda mais especial. A forma da Vila Düsseldorf parece um óculos de realidade virtual na paisagem mais urbana de Düsseldorf, Alemanha. Seu envoltório exterior atua como um elemento arquitetônico de direcionamento, bloqueando o restante da rua e permitindo que os moradores concentrem sua visão no entorno natural.

O arquiteto Dirk Henning Braun, da Braunarchitektur, cobriu toda a extensão da fachada posterior da casa com vidros de correr, levando os moradores a varandas estendidas em ambos os andares. Ao utilizar o sistema de operação automatizada da SwissFineLine, eles podem experimentar perfeitamente as áreas internas e externas, interagindo simultaneamente com outros membros da família.

Casa Lucerne / SPPA Architekten
Lucerne, Suíça

Seis casas com vistas (e janelas) impressionantes  - Imagem 6 de 7
Casa Lucerne / SPPA Architekten. Imagem © Roger Frei

Às margens do Lago Lucerna, esta casa usa sua implantação inclinada para apresentar vistas gloriosas de outra bela paisagem da Suíça. Ao posicionar os espaços de convivência e as áreas comuns com vista para a paisagem e para o pátio posterior, a casa permite que os pais vejam e interajam com as crianças no jardim enquanto trabalham, cozinham ou simplesmente relaxam no interior, sem perdê-las de vista.

As janelas de vidro de proteção contra roubo SwissFineLine, resistentes e seguras, garantem que a segurança da família nunca seja questionada com vidro blindado, monitoração por segurança e trava multiponto.

Casa Meggen / König Architektur
Lucerne, Suíça

Seis casas com vistas (e janelas) impressionantes  - Imagem 7 de 7
Casa Meggen / König Architektur. Imagem © Bruno Helbling

Enquanto isso, um pouco abaixo da margem do lago está o município de Meggen. A Casa Meggen compartilha vistas semelhantes à Lucerne, com uma varanda com vista para o lago que atrai luz natural e enquadra as montanhas. Mas inserir um átrio central na estrutura, envolto em vidros com janelas de correr Air-Lux, a König Architektur foi capaz de – literalmente – trazer o exterior para dentro, com luz natural percorrendo o interior de ambos os lados.

A alta vedação das divisórias de vidro significa que correntes de ar inesperadas não afetam o conforto dos moradores no interior, enquanto o guarda-corpo da varanda utiliza um vidro especial para proteger os moradores.

Com suas fachadas envidraçadas e vistas para lagos e vales, fica claro por que os arquitetos desses projetos trocaram paredes por janelas. Janelas do chão ao teto automatizadas combinam funcionalidade com uma estética elegante para complementar qualquer estilo interno.

Desde que haja uma boa vista no lado de fora.

Galeria de Imagens

Ver tudoMostrar menos
Sobre este autor
Cita: Wormald, James. "Seis casas com vistas (e janelas) impressionantes " [Six Houses With Impressive Views (and Windows)] 06 Fev 2022. ArchDaily Brasil. (Trad. Sbeghen Ghisleni, Camila) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/975063/seis-casas-com-vistas-e-janelas-impressionantes> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.