Veneza troca piso de vidro da Ponte della Costituzione de Santiago Calatrava

Veneza troca piso de vidro da Ponte della Costituzione de Santiago Calatrava - Imagem 1 de 3
Filippo Leonardi per Comune di Venezia, CC BY 3.0, via Wikimedia Commons

A Prefeitura de Veneza anunciou a substituição do vidro usado no piso da Ponte della Costituzione, projetada por Santiago Calatrava, por pedra – a superfície transparente é muito lisa para um equipamento público e já causou diversos acidentes. A decisão foi tomada após várias tentativas de evitar escorregamentos usando resina e adesivos antiderrapantes e, até mesmo, barreiras físicas que impediam o tráfego. Inaugurada em 2008, a ponte foi tema de polêmica e protestos desde cedo, com os custos de construção e o prazo extrapolando as estimativas iniciais.

Veneza troca piso de vidro da Ponte della Costituzione de Santiago Calatrava - Imagem 2 de 3
Christoph Radtke, CC BY 3.0, via Wikimedia Commons

A superfície de vidro escorregadia da ponte sobre o Grande Canal causou vários acidentes graves que resultaram em processos judiciais dirigidos à administração municipal. Em 2018, algumas das porções de vidro foram substituídas por pedra de traquito, mas as intervenções não evitaram outros acidentes. Desde então, a Prefeitura arrecadou 500 mil euros para substituir toda a superfície da passarela, argumentando que a segurança dos pedestres é mais importante que as intenções estéticas. A proposta precisará ainda ser aprovada por uma equipe de engenharia estrutural e pela autoridade de planejamento da cidade.

Veneza troca piso de vidro da Ponte della Costituzione de Santiago Calatrava - Imagem 3 de 3
Mister No, CC BY 3.0, via Wikimedia Commons

A intervenção é apenas mais um capítulo na jornada da administração municipal para preencher as lacunas do projeto. Em 2013, após críticas pela falta de acesso para cadeiras de rodas, a Prefeitura instalou um elevador com cabine. O acréscimo foi posteriormente desmontado, pois considerado muito lento e quente no verão. Em 2014, a Câmara Municipal processou Calatrava por negligência, argumentando que o arquiteto não havia considerado a quantidade de turistas que a ponte atenderia e o que o tráfego pesado significaria para o desgaste da estrutura.

Via New York Times

Sobre este autor
Cita: Cutieru, Andreea. "Veneza troca piso de vidro da Ponte della Costituzione de Santiago Calatrava" [Venice to Replace Glass Surface on Santiago Calatrava's Bridge] 05 Jan 2022. ArchDaily Brasil. (Trad. Baratto, Romullo) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/974626/veneza-troca-piso-de-vidro-da-ponte-della-costituzione-de-santiago-calatrava> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.