MVRDV projeta novas estruturas temporárias sobre as coberturas de Roterdã

MVRDV projeta novas estruturas temporárias sobre as coberturas de Roterdã - Imagem 1 de 5
Rotterdam Rooftop Walk. Imagem Cortesia de MVRDV

O MVRDV acaba de apresentar novas imagens de um projeto de intervenção temporária em Roterdã, uma estrutura que permitirá aos moradores e visitantes acessarem uma série de coberturas de edifícios históricos no centro da cidade. Procurando explorar todo o potencial destes espaços—tantas vezes ociosos e subutilizados—, expandindo assim o domínio público e a acessibilidade na cidade. Desenvolvido no contexto do festival Rotterdam Rooftop Days, a edição deste ano contará com uma ponte suspensa que permitirá aos moradores e turistas da cidade de Roterdã transitarem entre a cobertura do edifício The Bijenkorf e o topo do World Trade Center, a qual ficará aberta ao público entre os dias 26 de maio e 24 de junho de 2022, durante o Mês da Arquitetura de Roterdã.

MVRDV projeta novas estruturas temporárias sobre as coberturas de Roterdã - Imagem 2 de 5MVRDV projeta novas estruturas temporárias sobre as coberturas de Roterdã - Imagem 3 de 5MVRDV projeta novas estruturas temporárias sobre as coberturas de Roterdã - Imagem 4 de 5MVRDV projeta novas estruturas temporárias sobre as coberturas de Roterdã - Imagem 5 de 5MVRDV projeta novas estruturas temporárias sobre as coberturas de Roterdã - Mais Imagens

MVRDV projeta novas estruturas temporárias sobre as coberturas de Roterdã - Imagem 2 de 5
Rotterdam Rooftop Walk. Imagem Cortesia de MVRDV

Estabelecendo um novo percurso turístico temporário sobre o céu de Roterdã, o Rooftop Walk começará ao longo da rua comercial subterrânea Koopgoot, a partir de onde uma escadaria conduzirá os visitantes até uma série de terraços e passarelas suspensas a dezenas de metros acima do chão. Lá, eles encontrarão uma exposição de caráter educativo desenvolvido em parceira com empresas e organizações sem fins lucrativos com o principal intuito de apresentar as inovações relacionadas a sustentabilidade, a geração de energias renováveis e a coleta e armazenamento de águas pluviais no centro de Roterdã. Ao longo deste percurso, os visitantes poderão acessar uma série de pátios abertos no topo de alguns dos mais importantes edifícios comerciais do centro da cidade, como o complexo De Bijenkorf, projetado por Marcel Breuer em 1957, onde uma série de escadarias os trará de volta ao nível da rua.

MVRDV projeta novas estruturas temporárias sobre as coberturas de Roterdã - Imagem 4 de 5
Stairs of Kriterion, intervenção temporária em Roterdã. Imagem © Laurian Ghinitoiu

Criada há alguns anos por primeira vez, a iniciativa foi desenvolvida com o intuito de explorar todo o potencial das coberturas dos edifícios em centros urbanos de alta densidade, adicionando assim uma nova camada de espaços públicos e infraestruturas urbanas acessíveis. Neste contexto, o MVRDV já havia desenvolvido anteriormente um projeto de intervenção temporária na cobertura de um dos maiores edifícios construídos no período pós-guerra na Holanda. Chamada de Stairs of Kriterion, esta estrutura temporária estava composta por uma escadaria metálica que conduzia os visitantes até a cobertura deste proeminente edifício no centro de Roterdã, a qual foi recebeu em 2006 mais de 365.000 visitantes ao longo das quatro semanas do festival.

Desta vez, mais do que apenas escadas, pensamos em criar também uma série de passarelas para podermos conectar um conjunto maior de edifícios, permitindo assim criar de fato uma segunda camada, uma superestrutura urbana suspensa sobre o céu de Roterdã. Na verdade, este projeto já estava pensado para ser executado durante a última edição do Eurovision. Acontece que, por causa da pandemia, tivemos que reestruturar todo o nosso cronograma de obras, mas felizmente estamos prontos para inaugurá-lo agora! Estamos todos muito felizes que este projeto finalmente será aberto ao público, graças a todos os esforços do festival Rotterdam Rooftop Days e à prefeitura da cidade de Roterdã. -- Winy Maas, sócio fundador do MVRDV 

MVRDV projeta novas estruturas temporárias sobre as coberturas de Roterdã - Imagem 3 de 5
Passagem do Rooftop Catalogue. Imagem Cortesia de MVRDV

Em grande parte reconstruída após a Segunda Guerra Mundial, a cidade de Roterdã conta hoje com 18,5 quilômetros quadrados de coberturas planas desocupadas ou subutilizadas, as quais demonstram um enorme potencial em proporcionar uma nova camada de espaços públicos acessíveis—permitindo que a cidade continue a se desenvolver e se transformar continuamente. No início deste ano, o MVRDV, trabalhando em parceria com o festival Rotterdam Rooftop Days e a prefeitura de Roterdã, desenvolveu o Rooftop Catalogue, uma compilação de 130 ideias inovadoras que poderão ser desenvolvidas no futuro, revelando todo o potencial deste recurso inexplorado para enfrentarmos algumas das principais questões e desafios enfrentados pelas cidades, da escassez de espaços públicos as mudanças climáticas, ao mesmo tempo que podem dar espaço para a produção de energias renováveis e alimentos saudáveis para todos.

Galeria de Imagens

Ver tudoMostrar menos
Sobre este autor
Cita: Cutieru, Andreea. "MVRDV projeta novas estruturas temporárias sobre as coberturas de Roterdã" [MVRDV Highlights Once Again the Potential of Rooftops with Temporary Intervention in Rotterdam] 07 Jan 2022. ArchDaily Brasil. (Trad. Libardoni, Vinicius) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/974197/mvrdv-projeta-novas-estruturas-temporarias-sobre-as-coberturas-de-roterda> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.