Herzog & de Meuron lança vídeos sobre suas últimas obras em Hong Kong, Duisburg e Seul

O ano de 2021 não foi extremamente um ano perdido para muitas empresas do ramo da construção civil, muito pelo contrário. Apenas no último quadrimestre, a Herzog & de Meuron concluiu a construção de três importantes instituições museais ao redor do mundo: o M+ em Hong Kong, o projeto de Ampliação do Museu Küppersmühle em Duisburg e a Sede ST International e SONGEUN Art Space em Seul. Para celebrar estas novas adições ao já vasto repertório de obras da dupla de arquitetos suíços, e procurando destacar algumas de suas abordagens mais inovadores, a Herzog & de Meuron lançou recentemente uma série de três pequenos vídeos-documentários sobre cada uma destas obras—focando nas diferentes abordagens utilizadas e na forma como cada projeto se apropria de seus contextos e localizações geográficas específicas.

O projeto de ampliação do Museu MKM Küppersmühle remonta ao ano de 2013, quando a primeira versão havia sido desenvolvido a partir de um estudo de viabilidade realizado anteriormente, o qual esmiuçava cada uma das condicionantes locais e sugeria uma determinada forma específica capaz de explorar todo o potencial construtivo. Depois de analizar detalhadamente a documentação levantada previamente, a equipe de projeto decidiu alterar radicalmente a estrutura proposta. Ao invés de limitar-se à ideia original, a equipe propôs uma revisão completa da volumetria do edifício, apresentando uma proposta onde os edifícios complementavam formalmente o conjunto de estruturas históricas de tijolo aparente alinhadas ao longo do cais do porto de Duisburg. Visualmente, a nova intervenção complementa e dialoga com a estrutura existente do museu, equilibrando passado e presente em um conjunto coeso e singelo.

Herzog & de Meuron lança vídeos sobre suas últimas obras em Hong Kong, Duisburg e Seul - Imagem 3 de 3
ST / Songeun Building. Imagem © Jihyun Jung

Implantada em pleno coração de Cheongdam Dong, uma das áreas comerciais mais badaladas de Seul, a Sede da ST International e o SongEun Art Space é o primeiro projeto realizado pela Herzog & de Meuron na Coréia. Disponibilizando uma série de espaços perpformátcos, uma variedade de novos espaços de expositivos além dos escritórios da ST International, este complexo emaranhado de programas e usos cria um espaço convidativo e agradável tanto para os visitantes quanto para os funcionários. Através de sua geometria simples e monolítica, o edifício estabelece uma forte conexão com o seu contexto, a cultura e o ambiente construído específico do centro de Seul, enquanto faz referência a diversos motivos arquitetônicos históricos presentes no entorno próximo ao local. A arquitetura do edifício é definida por um volume monumental de concreto aparente de forma triangular, o qual foi executado com fôrmas de ripas madeira—ecoando o significado de seu próprio nome do museu: “Pinheiro Oculto”.

Herzog & de Meuron lança vídeos sobre suas últimas obras em Hong Kong, Duisburg e Seul - Imagem 2 de 3
Cortesia de Herzog & de Meuron

Projetado por uma equipe multidisciplinar encabeçada pelo Herzog & de Meuron a TFP Farrells e a Arup, e inagurado com quase uma década de atraso, o M+ finalmente abriu suas portas ao público no último mês de novembro. Implantado no vibrante distrito cultural de West Kowloon em Hong Kong, próximo à orla do porto de Victoria, o M+ foi concebido para abrigar o acervo do primeiro museu de cultura visual contemporânea na Ásia, uma instituição dedica à preservação, exibição e interpretação da cultura visual dos séculos XX e XXI. Em termos de identidade visual, o edifício pódio e a torre parecem fundir-se em uma só peça, unificados por sua estrutura monolítica de concreto revestida com elementos cerâmicos que refletem a paisagem urbana e natural do centro de Hong Kong.

Sobre este autor
Cita: Stouhi, Dima. "Herzog & de Meuron lança vídeos sobre suas últimas obras em Hong Kong, Duisburg e Seul" [Herzog & de Meuron Releases Video Compilation of Three Completed Museums in Hong Kong, Duisburg, and Seoul] 30 Dez 2021. ArchDaily Brasil. (Trad. Libardoni, Vinicius) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/974051/herzog-and-de-meuron-lanca-videos-sobre-suas-ultimas-obras-em-hong-kong-duisburg-e-seul> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.