
O cultivo de alimentos foi um dos grandes eventos históricos que marca a evolução da nossa sociedade. O domínio de técnicas de agricultura foi fundamental para a evolução de uma sociedade nômade para a sedentária. Séculos mais tarde, a produção agrícola se torna uma das principais forças a moldar o território. O fenômeno pode ser visto nas imagens aéreas que selecionamos a seguir.
Nos primórdios da humanidade, humanos se organizavam em grupos nômades que migravam de território em território sazonalmente, em busca de água e alimentos. Essa forma de organização social foi sendo transformada à medida que se descobriam técnicas de cultivo e criação de animais, as quais abriam a possibilidade de grupos se fixarem no território, trocando a vida nômade pela organização sedentária. A introdução da agricultura como prática humana implicou na ocupação e transformação do território natural, buscando plantar e extrair da terra aquilo que era necessário para a sobrevivência. É a partir da agricultura que se desenvolvem as primeiras civilizações.
O avanço da tecnologia impacta na agricultura, principalmente a partir dos processos de industrialização da Revolução Industrial. Se a agricultura implica em alguma intervenção no território, quanto mais a tecnologia avançou, maiores foram as possibilidades de intervenção no meio natural, desde a mecanização da plantação e da colheita, que permitiu o alargamento da produção, até intervenções mais agressivas como a possibilidade de irrigação em territórios desérticos e a transposição de rios. Ao mesmo tempo que a agricultura foi a atividade que conectou a humanidade com o território, ela se tornou o grande agente interventor e modificador da paisagem.
Ao mesmo tempo que vemos intervenções massivas no território com o objetivo de ampliarem as “áreas produtivas”, enfrentamos também números crescentes de pessoas em insegurança alimentar. O último relatório da ONU lançado em 2020, O Estado da Segurança Alimentar e Nutricional no Mundo, estima que mais de 800 milhões de pessoas enfrentam a fome no mundo, dessas, a sua maioria se encontra na África e Ásia. Com a comemoração do Dia Mundial do Alimento, no dia 16 de Outubro, é importante refletirmos sobre esses processos de transformação do território e sua relação com a produção de alimentos. A seguir, selecionamos imagens aéreas que retratam fazendas, plantações e a ação humana relativa à produção de alimento.
Fazendas encontram as Dunas do Nebraska, Estados Unidos

Campos agrícolas próximos à Itaipu, na fronteira de Brasil e Paraguai

Área de desmatamento e plantio em fronteira direta com área preservada na Bolívia

Terraços de Arroz em Bali

Faixa de produção agrícola perto do deserto, nos Emirados Árabes Unidos

Região de Pembrokeshire, próximo de Gales

Árvores cítricas moldam a paisagem na Espanha

Desmatamento em floresta Bolivariana

Pontos de evaporação de água salgada na China

Lago Hutt, na Austrália

Círculos de irrigação no Colorado, Estados Unidos
