Snøhetta projeta nova ópera de Düsseldorf, Alemanha

Snøhetta revelou seu projeto para Duett Düsseldorf, uma nova casa de ópera que se somará ao destino cultural da cidade alemã. A partir de um volume horizontal que contém a nova casa de shows estão duas torres inclinadas que abrigam um hotel, restaurantes, escritórios e unidades residenciais, criando um empreendimento de várias camadas que atende ao cenário artístico e cultural de Düsseldorf. Vizinho ao histórico parque Hofgarten e ao rio Reno, o nível do solo do projeto confunde os limites entre interno e externo, com uma fachada de vidro revelando uma parede de madeira dentro do saguão, dando as boas-vindas aos visitantes. 

Snøhetta projeta nova ópera de Düsseldorf, Alemanha - Imagem 2 de 7Snøhetta projeta nova ópera de Düsseldorf, Alemanha - Imagem 3 de 7Snøhetta projeta nova ópera de Düsseldorf, Alemanha - Imagem 4 de 7Snøhetta projeta nova ópera de Düsseldorf, Alemanha - Imagem 5 de 7Snøhetta projeta nova ópera de Düsseldorf, Alemanha - Mais Imagens+ 2

Snøhetta projeta nova ópera de Düsseldorf, Alemanha - Imagem 2 de 7
Cortesia de Snøhetta

A nova ópera substitui o espaço cultural existente que não atende mais às necessidades e traz uma série de funções complementares ao empreendimento. O volume horizontal abriga o programa de ópera com suas várias amenidades, ao mesmo tempo que cria um diálogo com o contexto circundante. A paisagem reorganiza o sistema de circulação, e uma floresta urbana acompanha o trajeto do parque até a entrada principal.

Snøhetta projeta nova ópera de Düsseldorf, Alemanha - Imagem 3 de 7
Cortesia de Snøhetta

Do foyer, uma série de escadas e rampas conduzem os visitantes a um café de onde podem ver os espaços de ensaio da ópera, que podem funcionar como locais de apresentação. No topo do volume horizontal, um jardim na cobertura acessível a partir do foyer fornece uma nova camada de espaço público e é projetado para acomodar uma ampla gama de atividades, de eventos culturais a espetáculos.

As duas torres inclinadas que criam uma silhueta em forma de V são projetadas para reduzir o sombreamento nas áreas circundantes. A fachada de vidro em camadas fornece diferentes níveis de transparência para as faces internas e externas dos volumes, principalmente programada para hotéis, unidades residenciais e espaços de escritórios.

Snøhetta projeta nova ópera de Düsseldorf, Alemanha - Imagem 6 de 7
Cortesia de Snøhetta
Sobre este autor
Cita: Cutieru, Andreea. "Snøhetta projeta nova ópera de Düsseldorf, Alemanha" [Snøhetta Designs New Opera House for Düsseldorf] 12 Out 2021. ArchDaily Brasil. (Trad. Martino, Giovana) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/969666/snohetta-projeta-nova-opera-de-dusseldorf-alemanha> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.