Kengo Kuma projeta intervenção em catedral medieval na França

O arquiteto japonês Kengo Kuma foi convidado a desenvolver um projeto de preservação para o portal oeste da Cathédrale Saint-Maurice em Angers, França. A proposta deveria também proteger um conjunto de esculturas feitas entre os séculos XII e XVII que permanecem expostas na catedral. O projeto estabelece um "diálogo harmonioso" com o patrimônio arquitetônico medieval, seguindo as mesmas diretrizes de proporção usadas pelos construtores da catedral. A construção dos novos portais em arco está em andamento e deverá ser concluída em 2024.

Kengo Kuma projeta intervenção em catedral medieval na França - Imagem 2 de 8Kengo Kuma projeta intervenção em catedral medieval na França - Imagem 3 de 8Kengo Kuma projeta intervenção em catedral medieval na França - Imagem 4 de 8Kengo Kuma projeta intervenção em catedral medieval na França - Imagem 5 de 8Kengo Kuma projeta intervenção em catedral medieval na França - Mais Imagens+ 3

Kengo Kuma projeta intervenção em catedral medieval na França - Imagem 5 de 8
Cortesia de Kengo Kuma & Associates – imagem por l’autreimage

O portal original remonta ao século XII e requer uma nova estrutura de apoio para preservá-lo de forma segura. Os arquitetos buscaram "se colocar no lugar dos construtores da Idade Média" e criar algo que complementasse a estrutura original e mantivesse sua complexidade intacta, mas com uma abordagem moderna. Para isso, a equipe realizou uma avaliação precisa das proporções e cantaria para libertar a intervenção das grossas paredes da catedral. O resultado é um portal independente com arcos deslocados que criam profundidade visual e um senso de direcionamento para a entrada oeste da catedral.

Kengo Kuma projeta intervenção em catedral medieval na França - Imagem 4 de 8
Cortesia de Kengo Kuma & Associates

Kuma também liderou um projeto de requalificação de uma região abandonada em Paris, criando um novo marco urbano no bairro de Issy-les-Moulineaux. O projeto de grande escala se localiza no cruzamento de três avenidas, apresenta estrutura em madeira e conta com elementos de proteção solar que criam uma fachada visualmente instigante. 

Kengo Kuma projeta intervenção em catedral medieval na França - Imagem 6 de 8
Cortesia de Kengo Kuma & Associates

Para a Milan Design Week 2021, Kengo Kuma Associates projetou uma instalação de bambu que combina forma, materialidade e música, criando uma experiência multissensorial. A obra Weaving a Symphony of Lightness and Form responde ao tema Conexões Criativas e mescla arquitetura, arte e tecnologia.

Galeria de Imagens

Ver tudoMostrar menos
Sobre este autor
Cita: Stouhi, Dima. "Kengo Kuma projeta intervenção em catedral medieval na França" [Kengo Kuma Unveils Contemporary Intervention to Preserve Historic Cathedral in France] 11 Out 2021. ArchDaily Brasil. (Trad. Baratto, Romullo) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/969637/kengo-kuma-projeta-intervencao-em-catedral-medieval-na-franca> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.