Museu Guggenheim Abu Dhabi projetado por Frank Gehry será inaugurado em 2026

Era 2006, Frank Gehry foi contratado para projetar o impressionante Museu Guggenheim de Abu Dhabi. Desde então, passaram-se 15 anos e ainda faltam outros cinco para que possamos ver este edifício finalmente inaugurado.

Recentemente, em uma coletiva de imprensa na cidade da Basiléia, Suíça, Richard Armstrong, diretor da Fundação Solomon R. Guggenheim, anunciou que a filial do museu Guggenheim em Abu Dhabi deverá ser inaugurada daqui a cinco anos, em 2026. Contando com uma área aproximada de 30 mil metros quadrados, o novo Guggenheim de Abu Dhabi será uma das maiores estruturas administradas pela Fundação Solomon R. Guggenheim, localizada na Ilha de Saadiyat junto a outras tantas instituições culturais, como o Louvre de Abu Dhabi projetado por Jean Nouvel.

Embora divulgada como uma grande novidade, muitos dos nossos leitores sabem que esta não é a primeira vez que Armstrong vem a publico para certificar que o projeto do museu está correndo conforme o planejado e que a inauguração do mesmo se dará em um futuro muito breve. Em entrevista para a Euronews em 2019 na ocasião do Encontro Anual da Cúpula Cultural de Abu Dhabi, ele já havia dito que não faltava muito para a conclusão do projeto, e que suas portas seriam abertas já em 2022 ou quem sabe, em 2023. Na época, muitas das notícias que foram veiculadas dizendo que as obras no local supostamente deveriam estar prestes a começar, não se verificaram na prática; como era de se esperar, os motivos do atraso foram parcialmente vinculados à eclosão da pandemia no ano seguinte. No ano passado, a Fundação Guggenheim, confrontado-se com uma drástica redução na arrecadação de suas instituições culturais, foi forçada a reorganizar todo o seu cronograma de exposições e a demitir muitos de seus antigos funcionários, provocando uma desaceleração completa do projeto de construção de sua nova sede nos Emirados Árabes Unidos.

Recentemente, Armstrong veio a publico para reiterar o compromisso da instituição para com o projeto desenvolvido por Frank Gehry em 2006. Primeiramente concebido para ser inaugurado em 2012, a Fundação deu com os burros n'água por causa da crise econômica mundial no final dos anos Bush. Com uma perspectiva muito menos otimista, o antecessor de Armstrong, Thomas Krens, disse em 2017 que o projeto poderia vir a ser arquivado, principalmente pelo temor de novos ataques terroristas. Ontem, no entanto, Armstrong assumiu um posicionamento firme ao dizer que a “obra-prima tardia” de Gehry, mesmo depois de ter sido consideravelmente reduzida, finalmente verá a luz do dia em um futuro breve.

Por outro lado, enquanto a obra do museu não avançava, a Fundação Solomon R. Guggenheim passou os últimos 12 anos construindo um acervo que já conta com mais de 600 obras de arte realizadas nos últimos 50 anos. Armstrong completou dizendo que alguns dos itens que serão expostos na nova sede do Museu Guggenheim são de uma escala “heróica” e condizente com as característica do novo-velho edifício projetado por Frank Gehry. Terá chegado realmente o momento em que veremos o projeto do Museu Guggenheim de Abu Dhabi ser executado ou será apenas a enésima tentativa frustrada de arrastá-lo para frente?

Este artigo foi publicado originalmente no The Architect's Newspaper.

Sobre este autor
Cita: Hilburg, Jonathan. "Museu Guggenheim Abu Dhabi projetado por Frank Gehry será inaugurado em 2026" [The Long-delayed Guggenheim Abu Dhabi Will Open in 2026] 06 Out 2021. ArchDaily Brasil. (Trad. Libardoni, Vinicius) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/969506/museu-guggenheim-abu-dhabi-projetado-por-frank-gehry-sera-inaugurado-em-2026> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.