Como esconder os fios da televisão?

Como esconder os fios da televisão?

Tribeca Loft / Office of Architecture. Foto: © Matthew WilliamsLoft São Paulo / treszerosete. Foto: © Ana MelloCasa Ventura / Arquitetura Nacional. Foto: © Cristiano BauceCasa Patropi / Angá Arquitetura. Foto: © Carolina Lacaz+ 16

Estamos próximos de viver em um mundo wireless, mas enquanto isso não acontece, alternativas para que os fios não gerem uma aparência de desordem e acumulem sujeira é o desejo de muitas pessoas. Sendo assim, elencamos algumas dicas para aqueles que pretendem esconder a fiação elétrica da televisão, e de todos os aparelhos que normalmente a acompanham, para manter um ambiente mais agradável. 

Ocultar ou organizar os fios da TV traz diversos benefícios: torna a casa mais acolhedora, mantém a organização, aprimora segurança e facilita a limpeza dos ambientes. Assim, elencamos diversas soluções para executar tal tarefa, das mais simples e acessíveis até as mais complexas que exigem o projeto de um arquiteto. 

Tribeca Loft / Office of Architecture. Foto: © Matthew Williams
Tribeca Loft / Office of Architecture. Foto: © Matthew Williams

Painel

Uma das soluções mais práticas e eficientes para esconder os fios é um painel para TV. Ele pode ser projetado numa etapa de design de interiores ou ser comprado e colocado posteriormente, uma vez que existem diversas opções no mercado. É importante ressaltar que sua instalação requer uma parede que suporte a carga do material utilizado (normalmente compensados de madeira ou gesso acartonado) somada à dos equipamentos e objetos que serão instalados nele,  portanto, paredes de gesso, por exemplo, devem ser evitadas.  Outro fator fundamental é posicioná-lo junto de uma tomada e lembrar de deixar espaços de aproximadamente 5 a 7 cm da parede, para que seja possível passar toda a fiação necessária do aparelho e assim manter ela escondida. 

Apartamento Cores / Camila Fleck Arquitetura. Foto: © Denilson Machado – MCA Estúdio
Apartamento Cores / Camila Fleck Arquitetura. Foto: © Denilson Machado – MCA Estúdio

Rack e caixa organizadora

Provavelmente uma das formas mais utilizadas, o rack é um móvel que permite esconder toda a fiação dos aparelhos eletrônicos que ele abriga - televisão, videogames, roteadores, receptores de TV e internet, etc - atrás de sua estrutura. Vale lembrar que caso seja necessário, uma caixa organizadora pode ser uma solução barata e prática, uma vez que não exige nenhum furo na parede. Para utilizá-la basta escolher uma caixa que te agrade, onde caibam os fios, fazer um furo na parte de trás, por onde passará todos os cabos que ficarão dentro dela, mantendo a parte da frente intacta. Desta forma, ao invés de um emaranhado de fios no seu móvel, há a chance de colocar um elemento que os organiza e que adiciona personalidade ao ambiente através de sua cor e textura.

Apartamento Curvas / Estúdio Lava. Foto: © Rafaela Netto
Apartamento Curvas / Estúdio Lava. Foto: © Rafaela Netto

Suporte

Os suportes podem ser fixos, inclináveis, articuláveis ou até mesmo de teto. Normalmente estão colocados atrás da televisão, portanto, não comprometem a visão do espaço. Além de sustentar o equipamento, eles também podem servir para esconder os fios da televisão que, dependendo do modelo, podem ser colocados dentro de sua estrutura ou enrolados ao redor dela. 

Apartamento Bossa Nova / David Guerra. Foto: © Jomar Bragança
Apartamento Bossa Nova / David Guerra. Foto: © Jomar Bragança

Mobiliário projetado

Para aqueles que pretendem maior versatilidade no modo como a televisão impacta o espaço, desenhar um mobiliário apropriado pode ser uma boa solução. Além de ocultar os fios, é possível escondê-la completamente ou mudar sua direção, fazendo com que o mesmo equipamento sirva para mais de um ambiente. 

Apartamento LVM / Felipe Rodrigues Arquitetura. Foto: © Pedro Vannucchi
Apartamento LVM / Felipe Rodrigues Arquitetura. Foto: © Pedro Vannucchi

Rodapés, canaleta e conduítes

Em alguns casos, como apartamentos antigos, por exemplo, o layout preferível de uma sala de tv nem sempre possui uma tomada próxima de onde gostaríamos de posicionar o equipamento. Neste caso, para evitar grandes reformas, é possível tomar partido desta distância para instalar canaletas (mais baratas) ou conduítes, ao deixar as instalações aparentes, é possível trazer uma outra cara para o espaço. Para aqueles que buscam mais descrição, a solução mais barata estaria em pintar as canaletas da mesma cor da parede ou ainda instalar rodapés específicos que permitem a passagem de fiação elétrica em sua estrutura interna. 

Casa do Marcos e da Júlia / INÁ Arquitetura. Foto: © Maíra Acayaba
Casa do Marcos e da Júlia / INÁ Arquitetura. Foto: © Maíra Acayaba

Este artigo é parte da série Ideias para Casa, em que exploramos assuntos relacionados à vida doméstica a partir de dicas, soluções e ideias para melhorar sua residência. Como sempre, o ArchDaily está aberto a contribuições de nossos leitores; se você quiser enviar um artigo ou projeto, entre em contato.

Galeria de Imagens

Ver tudoMostrar menos
Sobre este autor
Cita: Equipe ArchDaily Brasil. "Como esconder os fios da televisão?" 28 Ago 2021. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/966630/como-esconder-os-fios-da-televisao> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.