Como esconder os fios da televisão?

Como esconder os fios da televisão? - Imagem 6 de 16Como esconder os fios da televisão? - Imagem 2 de 16Como esconder os fios da televisão? - Imagem 3 de 16Como esconder os fios da televisão? - Imagem 4 de 16Como esconder os fios da televisão? - Mais Imagens+ 11

Estamos próximos de viver em um mundo wireless, mas enquanto isso não acontece, alternativas para que os fios não gerem uma aparência de desordem e acumulem sujeira é o desejo de muitas pessoas. Sendo assim, elencamos algumas dicas para aqueles que pretendem esconder a fiação elétrica da televisão, e de todos os aparelhos que normalmente a acompanham, para manter um ambiente mais agradável. 

Ocultar ou organizar os fios da TV traz diversos benefícios: torna a casa mais acolhedora, mantém a organização, aprimora segurança e facilita a limpeza dos ambientes. Assim, elencamos diversas soluções para executar tal tarefa, das mais simples e acessíveis até as mais complexas que exigem o projeto de um arquiteto. 

Como esconder os fios da televisão? - Imagem 6 de 16
Tribeca Loft / Office of Architecture. Foto: © Matthew Williams

Painel

Uma das soluções mais práticas e eficientes para esconder os fios é um painel para TV. Ele pode ser projetado numa etapa de design de interiores ou ser comprado e colocado posteriormente, uma vez que existem diversas opções no mercado. É importante ressaltar que sua instalação requer uma parede que suporte a carga do material utilizado (normalmente compensados de madeira ou gesso acartonado) somada à dos equipamentos e objetos que serão instalados nele,  portanto, paredes de gesso, por exemplo, devem ser evitadas.  Outro fator fundamental é posicioná-lo junto de uma tomada e lembrar de deixar espaços de aproximadamente 5 a 7 cm da parede, para que seja possível passar toda a fiação necessária do aparelho e assim manter ela escondida. 

Como esconder os fios da televisão? - Imagem 15 de 16
Apartamento Cores / Camila Fleck Arquitetura. Foto: © Denilson Machado – MCA Estúdio

Rack e caixa organizadora

Provavelmente uma das formas mais utilizadas, o rack é um móvel que permite esconder toda a fiação dos aparelhos eletrônicos que ele abriga - televisão, videogames, roteadores, receptores de TV e internet, etc - atrás de sua estrutura. Vale lembrar que caso seja necessário, uma caixa organizadora pode ser uma solução barata e prática, uma vez que não exige nenhum furo na parede. Para utilizá-la basta escolher uma caixa que te agrade, onde caibam os fios, fazer um furo na parte de trás, por onde passará todos os cabos que ficarão dentro dela, mantendo a parte da frente intacta. Desta forma, ao invés de um emaranhado de fios no seu móvel, há a chance de colocar um elemento que os organiza e que adiciona personalidade ao ambiente através de sua cor e textura.

Como esconder os fios da televisão? - Imagem 14 de 16
Apartamento Curvas / Estúdio Lava. Foto: © Rafaela Netto

Suporte

Os suportes podem ser fixos, inclináveis, articuláveis ou até mesmo de teto. Normalmente estão colocados atrás da televisão, portanto, não comprometem a visão do espaço. Além de sustentar o equipamento, eles também podem servir para esconder os fios da televisão que, dependendo do modelo, podem ser colocados dentro de sua estrutura ou enrolados ao redor dela. 

Como esconder os fios da televisão? - Imagem 13 de 16
Apartamento Bossa Nova / David Guerra. Foto: © Jomar Bragança

Mobiliário projetado

Para aqueles que pretendem maior versatilidade no modo como a televisão impacta o espaço, desenhar um mobiliário apropriado pode ser uma boa solução. Além de ocultar os fios, é possível escondê-la completamente ou mudar sua direção, fazendo com que o mesmo equipamento sirva para mais de um ambiente. 

Como esconder os fios da televisão? - Imagem 8 de 16
Apartamento LVM / Felipe Rodrigues Arquitetura. Foto: © Pedro Vannucchi

Rodapés, canaleta e conduítes

Em alguns casos, como apartamentos antigos, por exemplo, o layout preferível de uma sala de tv nem sempre possui uma tomada próxima de onde gostaríamos de posicionar o equipamento. Neste caso, para evitar grandes reformas, é possível tomar partido desta distância para instalar canaletas (mais baratas) ou conduítes, ao deixar as instalações aparentes, é possível trazer uma outra cara para o espaço. Para aqueles que buscam mais descrição, a solução mais barata estaria em pintar as canaletas da mesma cor da parede ou ainda instalar rodapés específicos que permitem a passagem de fiação elétrica em sua estrutura interna. 

Como esconder os fios da televisão? - Imagem 16 de 16
Casa do Marcos e da Júlia / INÁ Arquitetura. Foto: © Maíra Acayaba

Este artigo é parte da série Ideias para Casa, em que exploramos assuntos relacionados à vida doméstica a partir de dicas, soluções e ideias para melhorar sua residência. Como sempre, o ArchDaily está aberto a contribuições de nossos leitores; se você quiser enviar um artigo ou projeto, entre em contato.

Galeria de Imagens

Ver tudoMostrar menos
Sobre este autor
Cita: Equipe ArchDaily Brasil. "Como esconder os fios da televisão?" 28 Ago 2021. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/966630/como-esconder-os-fios-da-televisao> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.