Esta pandemia pode ser nossa chance de mudar nosso modo de pensar: uma conversa com Kengo Kuma

"Todos nós temos que mudar nossa maneira de pensar agora. Quero mudar minha arquitetura para que ela seja ainda mais gentil com a natureza", disse Kengo Kuma em entrevista ao Louisiana Channel, onde ele compartilha suas ideias sobre o impacto da pandemia na arquitetura e no meio ambiente. O arquiteto discute a responsabilidade coletiva em relação à natureza e a importância de projetar edifícios e cidades que possibilitem e incentivem atividades ao ar livre.

Esta pandemia pode ser nossa chance de mudar nosso modo de pensar: uma conversa com Kengo Kuma - Imagem 2 de 5Esta pandemia pode ser nossa chance de mudar nosso modo de pensar: uma conversa com Kengo Kuma - Imagem 4 de 5Esta pandemia pode ser nossa chance de mudar nosso modo de pensar: uma conversa com Kengo Kuma - Imagem 5 de 5Esta pandemia pode ser nossa chance de mudar nosso modo de pensar: uma conversa com Kengo Kuma - Imagem 1 de 5Esta pandemia pode ser nossa chance de mudar nosso modo de pensar: uma conversa com Kengo Kuma - Mais Imagens

Esta pandemia pode ser nossa chance de mudar nosso modo de pensar: uma conversa com Kengo Kuma - Imagem 4 de 5
Meditation House in The Forest. Imagem © Erieta Attali

Entrevistado em maio do ano passado, o renomado arquiteto japonês fala brevemente sobre como a pandemia trouxe um novo reconhecimento das mudanças climáticas e do impacto da atividade humana no meio ambiente, sendo a atual crise de saúde uma extensão dessa tensão na ecologia da Terra. Além disso, Kuma descreve algumas novas direções no planejamento de espaços urbanos.

Esta pandemia pode ser nossa chance de mudar nosso modo de pensar: uma conversa com Kengo Kuma - Imagem 1 de 5
Portland Japanese Garden Cultural Village. Imagem © Jeremy Bittermann

Um dos mais aclamados arquitetos contemporâneos, Kengo Kuma é conhecido por sua preocupação em relação ao contexto e à materialidade. Mesclando trabalho acadêmico e prática projetual, seu trabalho abrange várias áreas e escalas, de pavilhões e instalações a museus e estádios. Os trabalhos mais proeminentes de Kuma incluem o Asakusa Culture Tourism Center, o Cultural Village Japanese Garden em Portland e o V&A Design Museum em Dundee. Entre seus projetos mais recentes, o Museu Hans Christian Andersen, na Dinamarca, e a Casa Internacional de Literatura de Waseda, no Japão, devem abrir suas portas ainda este ano. No Brasil, projetou a Japan House São Paulo, em parceria com o escritório FGMF.

Em uma parte publicada anteriormente desta entrevista com o Louisiana Channel, Kengo Kuma discute sua carreira, as influências que moldaram seu trabalho, bem como os pontos principais de sua arquitetura.

Assista a outras entrevistas realizadas pelo Louisiana Channel.

Via Louisiana Channel.

Galeria de Imagens

Ver tudoMostrar menos
Sobre este autor
Cita: Cutieru, Andreea. "Esta pandemia pode ser nossa chance de mudar nosso modo de pensar: uma conversa com Kengo Kuma" [This Pandemic Could Be Our Chance to Change Our Way of Thinking: In Conversation with Kengo Kuma] 10 Set 2021. ArchDaily Brasil. (Trad. Baratto, Romullo) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/966526/esta-pandemia-pode-ser-nossa-chance-de-mudar-nosso-modo-de-pensar-uma-conversa-com-kengo-kuma> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.