Serena Confalonieri transforma antigo estacionamento em Milão em parque urbano

A designer e diretora de arte Serena Confalonieri, em parceira com um grupo e alunos voluntários, acaba de inaugurar a instalação gráfica “Quadra”, uma iniciativa desenvolvida no contexto do projeto “Piazze Aperte” promovido pela Prefeitura de Milão. Como uma série de projetos de intervenção urbana, a iniciativa pretende revalorizar espaços subutilizados da cidade através de intervenções urbanas pontuais.

Serena Confalonieri transforma antigo estacionamento em Milão em parque urbano - Imagem 1 de 5Serena Confalonieri transforma antigo estacionamento em Milão em parque urbano - Imagem 2 de 5Serena Confalonieri transforma antigo estacionamento em Milão em parque urbano - Imagem 3 de 5Serena Confalonieri transforma antigo estacionamento em Milão em parque urbano - Imagem 4 de 5Serena Confalonieri transforma antigo estacionamento em Milão em parque urbano - Mais Imagens

Neste contexto, o principal objetivo do projeto de intervenção levado a cabo por Serena Confalonieri é criar um espaço de lazer que possa ressignificar não apenas o antigo estacionamento mas todo o bairro no qual encontra-se inserido. Como um convite aberto à comunidade do bairro milanês de Quatro Oggiaro, a intervenção “Quadra” restaura e devolve à população um terreno subutilizado de 600 metros quadrados, além de incluir um projeto gráfico colorido e vibrante. Inspirada nas folhas quadriculadas dos cadernos infantis, a praça conta com inúmeros desenhos geométricos que se assemelham aos desenhos coloridos que preenchem os cadernos escolares das crianças. Além da praça em si, o projeto conta ainda com uma série de áreas verdes e espaços cultiváveis, jogos de rua e espaços interativos onde as crianças e também adultos podem se divertir.

Serena Confalonieri transforma antigo estacionamento em Milão em parque urbano - Imagem 2 de 5
© Alice Mantovani

Foi muito estimulante poder participar de um projeto como este, de uma iniciativa que pretende ressignificar o tecido urbano e social de nossa cidade. Concebemos esta intervenção gráfica considerando todas as necessidades funcionais e estéticas solicitadas, mas também, e sobretudo, as necessidades e os estímulos capazes de despertar a criatividade das crianças. No desenvolvimento do projeto de intervenção procuramos trabalhar lado a lado com os alunos e os seus pais, não só durante a fase de projeto, mas principalmente durante a fase de execução como uma forma de envolvê-los e fazer com que eles se sentissem parte deste projeto. -- Serena Confalonieri

Serena Confalonieri transforma antigo estacionamento em Milão em parque urbano - Imagem 3 de 5
© Alice Mantovani

Inaugurado em maio de 2021, o projeto de intervenção “Quadra” foi criado em colaboração com os alunos voluntários da associação milanesa WAU! e dos alunos da Escola Internacional Milanesa “Via Val Lagarina”.

Serena Confalonieri transforma antigo estacionamento em Milão em parque urbano - Imagem 4 de 5
© Alice Mantovani

Como a luta contra o coronavírus continua afetando muitas cidades ao redor do mundo, a necessidade de apoiar iniciativas populares e projetos comunitários nunca foi tão urgente. A Un-Habitat ou agência das Nações Unidas para assentamentos humanos e desenvolvimento urbano sustentável, cujo foco principal é lidar com os principais desafios que as cidades enfrentam hoje, tem desenvolvido abordagens inovadoras no campo do planejamento urbano, centradas na participação ativa da comunidade.

Galeria de Imagens

Ver tudoMostrar menos
Sobre este autor
Cita: Stouhi, Dima. "Serena Confalonieri transforma antigo estacionamento em Milão em parque urbano" [Serena Confalonieri Transforms Abandoned Parking Lot in Milan into a Graphic Urban Playground ] 12 Ago 2021. ArchDaily Brasil. (Trad. Libardoni, Vinicius) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/966353/serena-confalonieri-transforma-antigo-estacionamento-em-milao-em-parque-urbano> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.