Obras de restauro de Notre Dame avançam e estudantes reconstroem cobertura com técnicas medievais

Com ainda três anos para os Jogos Olímpicos de 2024 em Paris e a data de reabertura anunciada pelo presidente francês Emanuel Macron, o trabalho de restauração de Notre Dame continua. Após uma longa fase de segurança e meses de interrupção das obras no ano passado devido à pandemia, toda a madeira queimada do telhado foi removida e andaimes foram instalados dentro da catedral. Como parte dos esforços coletivos para reconstruir Notre Dame, a Catholic University of America está construindo uma réplica de uma das treliças da cobertura da catedral usando técnicas medievais.

Obras de restauro de Notre Dame avançam e estudantes reconstroem cobertura com técnicas medievais - Imagem 2 de 5Obras de restauro de Notre Dame avançam e estudantes reconstroem cobertura com técnicas medievais - Imagem 3 de 5Obras de restauro de Notre Dame avançam e estudantes reconstroem cobertura com técnicas medievais - Imagem 4 de 5Obras de restauro de Notre Dame avançam e estudantes reconstroem cobertura com técnicas medievais - Imagem 5 de 5Obras de restauro de Notre Dame avançam e estudantes reconstroem cobertura com técnicas medievais - Mais Imagens

Após um complexo processo de consolidação e reforço da estrutura da catedral, o trabalho de restauração está marcado para iniciar ainda este ano. Após a remoção dos destroços, a catedral foi reforçada com estruturas auxiliares de madeira e correias para estabilizar os contrafortes. Os especialistas estão agora desenvolvendo o melhor curso de ação para a restauração dos interiores.

Obras de restauro de Notre Dame avançam e estudantes reconstroem cobertura com técnicas medievais - Imagem 5 de 5
via Shutterstock. ImageBy UlyssePixe

As réplicas da cobertura e da torre da igreja serão construídas com centenas de carvalhos colhidos em diferentes regiões da França. De acordo com Jean-Louis Georgelin, líder do projeto, há a possibilidade de se reabrir a catedral a tempo para os Jogos Olímpicos de 2024, mas as obras de restauração ocorrerão por muito mais tempo após essa data. 

A Escola de Arquitetura e Planejamento da Catholic University of America e a organização sem fins lucrativos Handhouse Studio estão atualmente desenvolvendo um workshop em Washington DC, onde um grupo de carpinteiros, alunos e professores está reconstruindo uma réplica em tamanho real de uma das treliças de Notre Dame a partir de técnicas medievais. Descrito pela equipe como "um gesto de solidariedade global em homenagem à importância do patrimônio cultural", o projeto explora tecnologias de construção do passado e oferece a oportunidade para uma compreensão mais profunda do patrimônio de Notre Dame.

Obras de restauro de Notre Dame avançam e estudantes reconstroem cobertura com técnicas medievais - Imagem 2 de 5
© Francoi Mori/AP

Galeria de Imagens

Ver tudoMostrar menos
Sobre este autor
Cita: Cutieru, Andreea. "Obras de restauro de Notre Dame avançam e estudantes reconstroem cobertura com técnicas medievais" [Notre Dame Update: Restoration Work Advances and US Students Rebuild One of Its Roof Trusses Using Medieval Techniques] 22 Ago 2021. ArchDaily Brasil. (Trad. Baratto, Romullo) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/966161/obras-de-restauro-de-notre-dame-avancam-e-estudantes-reconstroem-cobertura-com-tecnicas-medievais> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.