MVRDV inicia construção de bairro residencial em Mannheim, Alemanha

O projeto Traumhaus Funari do MVRDV, um bairro residencial proposto sobre partes de um antigo quartel militar dos EUA, começou a ser construído em Mannheim, na Alemanha. O projeto visa combinar acessibilidade, individualidade e diversidade, permitindo que os residentes façam suas próprias escolhas ecológicas e espaciais em relação às suas casas. O projeto consiste em um catálogo de tipologias residenciais com uma variedade de materiais, tamanhos, acabamentos, layouts internos e conexões com o exterior que os futuros residentes podem escolher.

MVRDV inicia construção de bairro residencial em Mannheim, Alemanha - Imagem 2 de 9MVRDV inicia construção de bairro residencial em Mannheim, Alemanha - Imagem 3 de 9MVRDV inicia construção de bairro residencial em Mannheim, Alemanha - Imagem 4 de 9MVRDV inicia construção de bairro residencial em Mannheim, Alemanha - Imagem 5 de 9MVRDV inicia construção de bairro residencial em Mannheim, Alemanha - Mais Imagens+ 4

Funari é um dos cinco novos distritos do projeto de reconstrução da região de Franklin, ,localizada em Mannheim, na Alemanha. Para promover a inclusão e atingir uma ampla gama de orçamentos e possibilidades demográficas, o projeto mistura os conceitos de Traumhaus, um modelo de casa de baixo custo fabricada pela empresa. A ideia é partir da Traumhaus 1.0 e incluir suas variações, como maior gama na escolha de materiais na Traumhaus 1.1 e diferentes tamanhos da Traumhaus 1.2. Além disso, o Traumhaus 2.0 oferece uma ampla seleção de projetos com estilos mais arrojados e individualistas, como casas com térreo livre e fachadas estampadas coloridas.

MVRDV inicia construção de bairro residencial em Mannheim, Alemanha - Imagem 5 de 9
© MVRDV

Por meio desse projeto, o MVRDV espera transformar a experiência suburbana típica em uma comunidade mais diversa e vibrante, onde a individualidade e a qualidade de vida são proeminentes. Algumas casas abrem o andar térreo para que os residentes possam desfrutar de um espaço privativo ao ar livre, outras são térreas e são adequadas para residentes com deficiência física ou idosos. Os dois blocos de apartamentos maiores oferecem casas adequadas para os estudantes.

Com a Traumhaus Funari queremos dar o próximo passo, criando um modelo que mantenha essa acessibilidade enquanto desafia as expectativas de estilo de vida, e a variedade de formas de habitar em um subúrbio ou vila. Na Funari estamos criando algo mais sustentável e mais social - um modelo que pode ser replicado em toda a Alemanha, buscando o benefício de todos. De Traumhaus ao mundo traum. - Winy Maas, sócia fundadora MVRDV

MVRDV inicia construção de bairro residencial em Mannheim, Alemanha - Imagem 4 de 9
© MVRDV

As casas estão rodeadas de muito verde e uma rede de caminhos peatonais que percorrem o bairro. O projeto paisagístico traz um toque de cor ao local com uma seleção de espécies de plantas. Diferentes tipos de habitação oferecem diferentes estilos de jardim, de hortas a espaços de recreação para crianças. O MVRDV juntou-se à Traumhaus, um produtor de casas de baixo custo e alta qualidade com base em elementos padronizados, para desenvolver o projeto de 27.000 metros quadrados. Na primeira fase, adiciona-se um total de 124 residências unifamiliares e 26 apartamentos ao distrito de Franklin.

MVRDV inicia construção de bairro residencial em Mannheim, Alemanha - Imagem 2 de 9
© MVRDV

Além do Traumhaus Funari, o escritório de arquitetura também projetou outro bairro no distrito de Franklin, chamado Franklin Mitte. O projeto tem uma área de 41 hectares e abrigará uma colina verde construída a partir do quartel demolido e quatro prédios de apartamentos que contêm a palavra “CASA”.

Galeria de Imagens

Ver tudoMostrar menos
Sobre este autor
Cita: Stouhi, Dima. "MVRDV inicia construção de bairro residencial em Mannheim, Alemanha" [MVRDV’s Vibrant Residential Neighborhood Traumhaus Funari Breaks Ground ] 27 Jul 2021. ArchDaily Brasil. (Trad. Martino, Giovana) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/965495/mvrdv-inicia-construcao-de-bairro-residencial-em-mannheim-alemanha> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.