MVRDV e Traumhaus repensam a habitação acessível no subúrbio

O escritório MVRDV e a construtora Traumhaus se uniram para desenvolver um projeto de 27 mil metros quadrados para a remodelação dos antigos quartéis do Exército Americano em Mannheim, Alemanha.

MVRDV e Traumhaus repensam a habitação acessível no subúrbio - Mais Imagens+ 11

Cortesia de MVRDV

O projeto Funari, nomeado em homenagem a um dos cinco distritos dos quartéis de Benjamin Franklin, inclui habitação, jardins e espaços públicos, numa variada gama de tipologias, que visam atrair diferentes tipos de famílias e pessoas. Espera-se que esta heterogeneidade subverta a imagem do estilo de vida tradicional de vilarejo como sendo territorial e segregado.

Cortesia de MVRDV

O MVRDV chama este conceito de "vilarejo para pedestres", um lugar onde caminhos serpenteiam por entre os espaços coletivos, coma as áreas desportivas e os ambientes ecológicos temáticos. Cada residência possui também jardins privativos, que poderão ser usados de acordo com as necessidades dos moradores, tanto para recreação, quanto para o cultivo de hortaliças.

Cortesia de Made by Mistake

Enfatizando a diversidade tipológica, o MVRDV explica; "As casas, dividias em cinco categorias principais, serão organizadas numa percentagem pré-definida de tipos de morar. Este método significa que a diversidade é inevitável e, diferentemente da maioria das áreas residências, a gentrificação ou isolamento comunitário serão evitados".

Cortesia de MVRDV

De acordo com o sócio fundador do MVRDV, Winy Maas, “Funari traz de volta a vizinhança variada. É onde você conhece sua comunidade diversa, onde crianças podem correr soltas pelas ruas, onde sua casa é exatamente como você precisa que seja. Mas é também umas questão sobre o sistema habitacional da atualidade. Um sistema onde os jovens não têm capacidade de custear essas moradias, onde 'casas economicamente acessíveis' são de péssima qualidade e onde o sonho suburbano erradica o espírito de comunidade e a liberdade de expressão. Queremos mostrar que há uma outra alternativa".

Cortesia de MVRDV

Galeria de Imagens

Ver tudoMostrar menos
Sobre este autor
Cita: Gintoff, Vladimir. "MVRDV e Traumhaus repensam a habitação acessível no subúrbio" [MVRDV Partners with Traumhaus to Reinvent Affordable Living in the Suburbs] 13 Mai 2016. ArchDaily Brasil. (Trad. Ferber, Amanda) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/787196/mvrdv-e-traumhaus-repensam-a-habitacao-acessivel-no-suburbio> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.