O site de arquitetura mais visitado do mundo
i

Inscreva-se agora e organize a sua biblioteca de projetos e artigos de arquitetura do seu jeito!

Inscreva-se agora para salvar e organizar seus projetos de arquitetura

i

Encontre os melhores produtos para o seu projeto em nosso Catálogo de Produtos

Encontre os produtos mais inspiradores do nosso Catálogo de Produtos

i

Instale o ArchDaily Chrome Extension e inspire-se a cada nova aba que abrir no seu navegador. Instale aqui »

i

En todo el mundo, arquitectos están encontrando maneras geniales para reutilizar edificios antiguos. Haz clic aquí para ver las mejores remodelaciones.

Quer ver os melhores projetos de remodelação? Clique aqui.

i

Mergulhe em edifícios inspiradores com nossa seleção de 360 ​​vídeos. Clique aqui.

Veja nossos vídeos imersivos e inspiradores de 360. Clique aqui.

Tudo
Projetos
Produtos
Eventos
Concursos
Navegue entre os artigos utilizando o teclado
  1. ArchDaily
  2. Notícias
  3. MVRDV e Traumhaus repensam a habitação acessível no subúrbio

MVRDV e Traumhaus repensam a habitação acessível no subúrbio

MVRDV e Traumhaus repensam a habitação acessível no subúrbio
MVRDV e Traumhaus repensam a habitação acessível no subúrbio, Cortesia de MVRDV
Cortesia de MVRDV

O escritório MVRDV e a construtora Traumhaus se uniram para desenvolver um projeto de 27 mil metros quadrados para a remodelação dos antigos quartéis do Exército Americano em Mannheim, Alemanha.

Cortesia de MVRDV Cortesia de MVRDV Cortesia de MVRDV Cortesia de MVRDV + 16

Cortesia de MVRDV
Cortesia de MVRDV

O projeto Funari, nomeado em homenagem a um dos cinco distritos dos quartéis de Benjamin Franklin, inclui habitação, jardins e espaços públicos, numa variada gama de tipologias, que visam atrair diferentes tipos de famílias e pessoas. Espera-se que esta heterogeneidade subverta a imagem do estilo de vida tradicional de vilarejo como sendo territorial e segregado.

Cortesia de MVRDV
Cortesia de MVRDV

O MVRDV chama este conceito de "vilarejo para pedestres", um lugar onde caminhos serpenteiam por entre os espaços coletivos, coma as áreas desportivas e os ambientes ecológicos temáticos. Cada residência possui também jardins privativos, que poderão ser usados de acordo com as necessidades dos moradores, tanto para recreação, quanto para o cultivo de hortaliças.

Cortesia de Made by Mistake
Cortesia de Made by Mistake

Enfatizando a diversidade tipológica, o MVRDV explica; "As casas, dividias em cinco categorias principais, serão organizadas numa percentagem pré-definida de tipos de morar. Este método significa que a diversidade é inevitável e, diferentemente da maioria das áreas residências, a gentrificação ou isolamento comunitário serão evitados".

Cortesia de MVRDV
Cortesia de MVRDV

De acordo com o sócio fundador do MVRDV, Winy Maas, “Funari traz de volta a vizinhança variada. É onde você conhece sua comunidade diversa, onde crianças podem correr soltas pelas ruas, onde sua casa é exatamente como você precisa que seja. Mas é também umas questão sobre o sistema habitacional da atualidade. Um sistema onde os jovens não têm capacidade de custear essas moradias, onde 'casas economicamente acessíveis' são de péssima qualidade e onde o sonho suburbano erradica o espírito de comunidade e a liberdade de expressão. Queremos mostrar que há uma outra alternativa".

Cortesia de MVRDV
Cortesia de MVRDV

Ver a galeria completa

Sobre este autor
Vladimir Gintoff
Autor
Cita: Gintoff, Vladimir. "MVRDV e Traumhaus repensam a habitação acessível no subúrbio" [MVRDV Partners with Traumhaus to Reinvent Affordable Living in the Suburbs] 13 Mai 2016. ArchDaily Brasil. (Trad. Ferber, Amanda) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/787196/mvrdv-e-traumhaus-repensam-a-habitacao-acessivel-no-suburbio> ISSN 0719-8906