Urban95: iniciativa que promove cidades adequadas a crianças já conta com 24 municípios brasileiros

A partir de julho, 11 novas cidades brasileiras passam a fazer parte da iniciativa Urban95. No total, são 24 cidades no Brasil que já assumiram o compromisso de criar e fortalecer ações com foco na primeira infância em espaços públicos, gerenciamento de dados, programas e serviços. E que essas ações sejam transformadas em políticas públicas.

A Urban95 parte da seguinte pergunta: "Se você tivesse 95 cm de altura (a altura média de uma criança de três anos), o que você faria diferente na cidade?". Com essa visão em mente, a proposta é desenhar e implementar políticas de transformação urbana e de serviços. A meta é construir cidades que sejam boas para as crianças e, consequentemente, para todos e todas. 

As cidades recebem suporte para construir diagnósticos sobre a primeira infância e desenvolver o Plano Municipal pela Primeira Infância. Entram em implementação ações como redução de velocidade no entorno escolar, rotas lúdicas, acessibilidade no transporte, incentivo à mobilidade ativa, melhorias nos sistemas de saúde e assistência para primeira infância, gestão de dados que permitam a tomada de decisão e o monitoramento das ações, redução da poluição do ar, entre outros.

Cada gestão municipal é acompanhada por uma equipe especializada durante um ano e meio, e recebe um investimento semente para executar determinadas ações.

Urban95: iniciativa que promove cidades adequadas a crianças já conta com 24 municípios brasileiros - Imagem 2 de 4
Cortesia de Prefeitura de Jundiaí

Por que investir na primeira infância?

O retorno econômico do comprometimento das gestões municipais com os primeiros anos de vida já foi comprovado: de acordo com James Heckman, Prêmio Nobel de Economia, cada dólar gasto nos primeiros anos de vida de uma criança tem retorno anual de mais 14 centavos ao longo de toda sua vida.

Ou seja, investir no começo da vida traz um retorno mais alto, mais duradouro e mais eficiente do que em qualquer outro momento. Também é uma forma de reduzir desigualdades, já que o investimento em crianças em situação de vulnerabilidade é um dos caminhos para romper o ciclo da pobreza.

Urban95: iniciativa que promove cidades adequadas a crianças já conta com 24 municípios brasileiros - Imagem 3 de 4
Cortesia de Prefeitura de Jundiaí

A missão da Urban95 é promover e compartilhar experiências que incentivam o desenvolvimento da primeira infância, sob a perspectiva de que todos merecem um bom começo. As políticas públicas se concretizam para as crianças no território, onde elas vivem e se desenvolvem. – Claudia Vidigal, representante da Fundação Bernard van Leer no Brasil

A experiência da Urban95 no Brasil

Os novos membros da iniciativa Urban95 passaram por um cuidadoso processo seletivo, que levou em conta aspectos como comprometimento do gestor, diversidade, intersetorialidade, políticas para primeira infância e transparência. As cidades que passam a integrar a iniciativa são: Alcinópolis (MS), Alfenas (MG), Benevides (PA), Canoas (RS), Cascavel (PR), Mogi das Cruzes (SP), Paragominas (PA), São José dos Campos (SP), Sobral (CE), Teresina (PI), Uruçuca (BA).

Esses municípios se juntam a outros 13 que já estão implementando ações e projetos para a primeira infância em seus territórios com apoio da Urban95. Essas cidades estão mostrando como funciona, de fato, uma gestão municipal que prioriza os primeiros anos de vida.

Urban95: iniciativa que promove cidades adequadas a crianças já conta com 24 municípios brasileiros - Imagem 4 de 4
Cortesia de Prefeitura de Jundiaí

É o caso de Jundiaí, em São Paulo, que aprovou o plano diretor em 2019 com um capítulo inteiro dedicado às crianças, assegurando neste instrumento a continuidade do olhar estratégico. A cidade tem transformado o espaço público para receber melhor a primeira infância e seus cuidadores, com iniciativas como as ruas abertas e rotas seguras. Além disso, a gestão municipal tem levado programação cultural e educativa para equipamentos públicos de saúde, educação e assistência social.

A Urban95 é uma iniciativa da Fundação Bernard van Leer presente em oito países. No Brasil, conta com diversos parceiros, entre eles o ICS – Instituto Cidades Sustentáveis e o CECIP – Centro de Criação e Imagem Popular, instituição responsável pela integração das novas cidades à iniciativa.

Saiba mais sobre a Urban95 e a atuação das cidades parceiras em urban95.org.br

Galeria de Imagens

Ver tudoMostrar menos
Sobre este autor
Cita: Equipe ArchDaily Brasil. "Urban95: iniciativa que promove cidades adequadas a crianças já conta com 24 municípios brasileiros" 17 Jul 2021. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/965094/urban95-iniciativa-que-promove-cidades-adequadas-a-criancas-ja-conta-com-24-municipios-brasileiros> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.