Bêka & Lemoine percorrem a casa futurista de Giacomo Balla em seu último filme

Bêka & Lemoine percorrem a casa futurista de Giacomo Balla em seu último filme

A dupla de cineastas Bêka & Lemoine acaba de lançar seu mais recente filme, OSLAVIA. The cave of the past future, realizado especialmente para a exposição Casa Balla - From the house to the universe and back, em cartaz no MAXXI Museu de Roma. O filme consiste em um passeio pelo interior da residência e ateliê onde viveu o pintor futurista Giacomo Balla. O apartamento onde o artista residiu e trabalhou de 1929 até o fim de sua vida será aberto ao público pela primeira vez durante o período da mostra.

Bêka & Lemoine percorrem a casa futurista de Giacomo Balla em seu último filme - Imagem 2 de 23Bêka & Lemoine percorrem a casa futurista de Giacomo Balla em seu último filme - Imagem 3 de 23Bêka & Lemoine percorrem a casa futurista de Giacomo Balla em seu último filme - Imagem 4 de 23Bêka & Lemoine percorrem a casa futurista de Giacomo Balla em seu último filme - Imagem 5 de 23+ 23

O filme transporta os espectadores por um percurso pelos interiores de uma casa de "inestimável valor histórico". O apartamento é uma obra de arte em si, com o piso e teto inteiramente pintados e transformados pelo artista e suas duas filhas, Elica e Luce. O espaço permanece intocado desde a morte de Balla em 1958. 

Bêka & Lemoine percorrem a casa futurista de Giacomo Balla em seu último filme - Imagem 13 de 23
Cortesia de Beka & Lemoine

Bêka & Lemoine foram convidados pela equipe curatorial do MAXXI a adentrar o espaço e registrar sua intrigante singularidade. O filme é uma jornada arqueológica que reconstrói este lugar de silêncio e memória a partir de jogos de luzes, sons e cores. Além de Bêka & Lemoine, os artistas Carlo Benvenuto, Alex Cecchetti, Emiliano Maggi, Leonardo Sonnoli, Space Popular e Cassina com Patricia Urquiola também foram convidados a investigar a Casa Balla a partir de diferentes técnicas e mídias. 

Bêka & Lemoine percorrem a casa futurista de Giacomo Balla em seu último filme - Imagem 14 de 23
Cortesia de Beka & Lemoine

Artistas audiovisuais, cineastas e produtores, Ila Bêka e Louise Lemoine trabalham juntos há 15 anos explorando novas formas de criar narrativas que envolvam a arquitetura e o espaço urbano. Seu portfólio – composto atualmente por 30 títulos, entre longas e médias-metragens – lança luz sobre o cotidiano urbano de diferentes cidades do mundo e revela uma mirada atenta aos aspectos mais banais da vida humana no espaço. Recentemente, o ArchDaily conversou com a dupla sobre sua obra: leia aqui.

Bêka & Lemoine percorrem a casa futurista de Giacomo Balla em seu último filme - Imagem 20 de 23
Cortesia de Beka & Lemoine

Galeria de Imagens

Ver tudoMostrar menos
Sobre este autor
Cita: Stouhi, Dima. "Bêka & Lemoine percorrem a casa futurista de Giacomo Balla em seu último filme" [Bêka & Lemoine Wander through the Futurist House of Giacomo Balla in their Latest Film] 01 Jul 2021. ArchDaily Brasil. (Trad. Baratto, Romullo) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/964246/beka-and-lemoine-percorrem-a-casa-futurista-de-giacomo-balla-em-seu-ultimo-filme> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.