Hiperstudio vence concurso nacional de requalificação do Senac de Belo Horizonte

O escritório paulistano Hiperstudio foi eleito vencedor do concurso nacional de requalificação do Senac de Belo Horizonte, promovido pelo Instituto de Arquitetos do Brasil. Com um projeto que aposta na qualidade espacial do térreo, caracterizado pela presença de pilotis, o estúdio convenceu o júri, que buscava propostas que soubessem "dialogar com os contextos histórico e cultural nos quais a unidade está inserida, respeitando a configuração espacial urbana e arquitetônica do hipercentro de Belo Horizonte."

Hiperstudio vence concurso nacional de requalificação do Senac de Belo Horizonte - Imagem 2 de 21Hiperstudio vence concurso nacional de requalificação do Senac de Belo Horizonte - Imagem 3 de 21Hiperstudio vence concurso nacional de requalificação do Senac de Belo Horizonte - Imagem 4 de 21Hiperstudio vence concurso nacional de requalificação do Senac de Belo Horizonte - Imagem 5 de 21Hiperstudio vence concurso nacional de requalificação do Senac de Belo Horizonte - Mais Imagens+ 16

O edital do concurso exigia dos arquitetos a resolução de um programa educacional bastante específico, que deveria contar com cozinhas didáticas, laboratórios, salas de aula e estúdios. Além disso, as propostas submetidas deveriam promover o conceito de anytime, anywhere learning, isto é, a arquitetura deveria proporcionar o aprendizado em qualquer momento e lugar. Conheça o projeto vencedor, acompanhado do memorial descritivo enviado pelo escritório, a seguir.

Hiperstudio vence concurso nacional de requalificação do Senac de Belo Horizonte - Imagem 6 de 21
Cortesia de Hiperstudio

Do escritório: De abordagem consistente com a estratégia de intervenção já adotada na primeira etapa do concurso, o desenvolvimento do projeto apresentado para a nova sede do Senac Belo Horizonte tem como principais princípios norteadores o respeito pela pré-existência e o respeito pelo pertencimento à cidade. As repercussões de ambos temas, muito caros à discussão contemporânea da arquitetura, são refletidos numa proposta que se recusa a desperdiçar recursos materiais, econômicos e sociais de grandes estruturas que, com precisão e inteligência, podem ser reaproveitadas sem perdas significativas, tal como se mescla com generosidade a seu entorno urbano consolidado.

Acreditamos numa proposta que preza pela requalificação do conjunto sem ignorar a memória e a herança da arquitetura moderna, encarando o desafio da transformação do conjunto com uma abordagem criteriosa e criativa, visando a economicidade e o aproveitamento máximo das pré-existências, porém lapidando um novo projeto, contemporâneo e paradigmático para o Centro de Belo Horizonte, tanto do ponto de vista urbano quanto institucional.

Hiperstudio vence concurso nacional de requalificação do Senac de Belo Horizonte - Imagem 8 de 21
Cortesia de Hiperstudio
Hiperstudio vence concurso nacional de requalificação do Senac de Belo Horizonte - Imagem 9 de 21
Cortesia de Hiperstudio

O principal investimento foi na potencialização do térreo como urbanidade oferecida às pessoas. Considerando as diretrizes da Operação Urbana, oferecemos 43 metros da fachada ativa do térreo à cidade, um pilotis com grande permeabilidade visual e fruição pública de maneira convidativa e abrigada, conduzindo o usuário a uma grande praça no interior do lote que se relaciona com o novo bloco de eventos e gastronomia. Considerando a existência de galpões subutilizados no entorno, sugerimos ainda uma possível expansão futura desse passeio através da quadra até a Rua dos Caetés. 

A partir do existente, esculpiu-se o vazio e o pilotis. O vazio unificou os dois edifícios, e o pilotis liberou o térreo para a cidade.

Hiperstudio vence concurso nacional de requalificação do Senac de Belo Horizonte - Imagem 7 de 21
Cortesia de Hiperstudio

Esta área de convívio, plenamente ajardinada, concentra todos os principais usos públicos do programa, auditório e bar no primeiro térreo, e restaurante e biblioteca no segundo. A ligação direta deste pavimento superior com a rua permite sua plena fruição como um percurso elevado aprazível que organiza os fluxos de acesso, separados de forma lógica entre público, funcionários, alunos e professores. 

Vemos no projeto do Senac BH uma oportunidade para que a instituição ganhe uma nova sede imersa em simbolismo para a cidade, uma arquitetura alinhada à nova realidade de austeridade pós-pandemia, sustentável desde a abordagem projetual até a operação futura do edifício. Um conjunto renovado, que expressa seu valor justamente pelo caráter da transformação, com intervenções assertivas que causem encantamento espacial e promovam o encontro, elevando a visibilidade da instituição na rotina urbana do Centro através de um térreo e uma fachada que são, incondicionalmente, cidade.

Hiperstudio vence concurso nacional de requalificação do Senac de Belo Horizonte - Imagem 16 de 21
Isométrica geral. Image Cortesia de Hiperstudio

Ficha Técnica
Coautores: Ricardo Felipe Gonçalves, Matheus Marques Rodrigues Alves, Rolando Figueiredo
Colaboradores: Taiane Souza, Matheus Santiago
Projeto de Estruturas e Fundações: Ycon - Yopanan Rebello  
Orçamento: Mauro Zaidan
Técnica Legal de Aprovação: Consultora Enara Paula Paiva
Projetos de Instalações: Projelet
Projeto de Climatização Automação e Exaustão: Climatizar - Francisco Pimenta
Sustentabilidade e Certificação: Luciana Braga Abreu
Projeto de Fachada e Caixilharia: Aluparts - Audrey Dias Lourenço
Luminotécnica: Antônio Carlos Mingrone

Galeria de Imagens

Ver tudoMostrar menos
Sobre este autor
Cita: Romullo Baratto. "Hiperstudio vence concurso nacional de requalificação do Senac de Belo Horizonte" 11 Jul 2021. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/963615/hiperstudio-vence-concurso-nacional-de-requalificacao-do-senac-de-belo-horizonte> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.