Pavilhão "Restroom" explora o banheiro como um território de disputas políticas e sociais na Bienal de Veneza

Pavilhão "Restroom" explora o banheiro como um território de disputas políticas e sociais na Bienal de Veneza

“Quando usamos um banheiro, embora fechemos a porta ao entrar, nunca estaremos sozinhos. Muito pelo contrário. Ao adentrar nesse espaço, nos embrenhamos em uma rede de diferentes corpos, infraestruturas, ecossistemas, normas culturais e códigos sociais”. Embora banheiros sejam muitas vezes negligenciados, tratados apenas como uma infra-estrutura banal e necessária, eles são, na verdade, um território onde questões de gênero, religião, etnia, higiene, saúde e também economia são claramente definidas e expressas. Pensando nisso, Matilde Cassani, Ignacio G. Galán, Iván L. Munuera e Joel Sanders desenvolveram o projeto de dois pavilhões para a 7ª Mostra Internacional de Arquitetura da Bienal de Veneza, nos quais eles exploram o banheiros como um território de disputas políticas e sociais.

The Restroom Pavilion. Imagem © Imagen Subliminal (Miguel de Guzmán + Rocio Romero)The Restroom Pavilion. Imagem © Imagen Subliminal (Miguel de Guzmán + Rocio Romero)The Restroom Pavilion. Imagem © Delfino Sisto LegnaniYour Restroom is a Battleground. Imagem © Natalia Guardia+ 15

O Pavilhão Restroom, como foi batizado pelos sus criadores, foi recentemente aberto ao público nos Jardins da Bienal de Veneza de 2021. O pavilhão apresenta uma série de imagens de banheiros, articuladas de forma a compor uma cidade, que ao final, é bastante semelhante à cidade de Veneza. Construído uma rede de espaços inter-dependentes, o pavilhão exibe ainda uma enorme variedade de símbolos, recorrentemente utilizados para sinalizar a presença destas infra-estruturas tão banais quanto necessárias. Neste espaço, porém, não há azulejos a revestir paredes, mas diferentes materiais que nos fazem refletir sobre a importância da salubridade na arquitetura contemporânea.

Embora banheiros sejam vistos como espaços de segregação, eles também podem se tornar espaços de liberdade. – Curadores do Pavilhão

No contexto deste Pavilhão, instalado nos pavilhões do Arsenal, Matilde Cassani, Ignacio G. Galán, Iván L. Munuera e Joel Sanders projetaram uma instalação chamada de “Your Restroom is a Battleground”. Neste “território de disputas”, eles apresentam uma composição com sete estudos de caso de diferentes lugares do mundo. Os sete projetos selecionados pelos curadores, foram então utilizados para ilustrar uma espécie de campo de batalha, revelando a complexa trama de questões sociais e culturais associada a estes espaços.

Your Restroom is a Battleground. Imagem © Imagen Subliminal (Miguel de Guzmán + Rocio Romero)
Your Restroom is a Battleground. Imagem © Imagen Subliminal (Miguel de Guzmán + Rocio Romero)

Os estudos de caso apresentados em “Your Restroom is a Battleground” contextualizam a intervenção proposta para o Pavilhão Restroom. Estes dois componentes que dividem o espaço do pavilhão se articulam para apresentar o resultado das pesquisas médicas realizadas pela equipe de curadores. Estes estudos permitem que os visitantes possam identificar e localizar cada um dos banheiros segundo o contexto social e político ao qual eles pertencem, propondo uma reflexão sobre novas formas de coexistências entre diferentes comunidades ao redor do mundo.

Your Restroom is a Battleground. Imagem © Imagen Subliminal (Miguel de Guzmán + Rocio Romero)
Your Restroom is a Battleground. Imagem © Imagen Subliminal (Miguel de Guzmán + Rocio Romero)

Pavilhão Restroom 

Your Restroom is a Battleground 

Galeria de Imagens

Ver tudoMostrar menos
Sobre este autor
Cita: Stouhi, Dima. "Pavilhão "Restroom" explora o banheiro como um território de disputas políticas e sociais na Bienal de Veneza " [The Restroom Pavilion at the 2021 Venice Biennale Displays how Restrooms are Political Battlegrounds] 10 Jun 2021. ArchDaily Brasil. (Trad. Libardoni, Vinicius) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/962980/pavilhao-restroom-explora-o-banheiro-como-um-territorio-de-disputas-politicas-e-sociais-na-bienal-de-veneza> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.