Heatherwick Studio conclui obras de ilha artificial no rio Hudson em Nova Iorque

Heatherwick Studio conclui obras de ilha artificial no rio Hudson em Nova Iorque

Projetado pelo Heatherwick Studio, em parceria com o escritório de arquitetura paisagística MNLA, o tão aguardado projeto Little Island é o mais novo espaço público de Nova Iorque, apresentando um volume implantado acima do rio Hudson. O projeto abriga um parque público e locais para apresentações, de forma a reinventar a tipologia do píer em uma paisagem artificial ondulante. Após superar muitos obstáculos e oito anos de construção, o local agora está aberto ao público, e o projeto arrojado está prestes a se tornar um ícone em Nova Iorque.

© Timothy Schenck© Timothy Schenck© Timothy Schenck© Timothy Schenck+ 29

© Timothy Schenck
© Timothy Schenck

O projeto reimagina o cais como uma experiência, e projeta uma estrutura que promove uma atmosfera vibrante, educativa e um espaço comunitário, criando um local de espetáculos alternativo. A estrutura offshore conectada à costa através de duas passarelas, possui três espaços para apresentações ao ar livre: um anfiteatro acusticamente otimizado para 700 lugares, um palco com 200 lugares e um local flexível com capacidade para 3.500 pessoas no centro da ilha. O projeto configura uma paisagem diversificada com inúmeros caminhos, plataformas de observação e destinos, promovendo diversas atividades.

© Timothy Schenck
© Timothy Schenck
© Timothy Schenck
© Timothy Schenck

O projeto iniciou quando nos pediram para conceber uma estrutura escultural, que seria uma peça para o projeto de ampliação da calçada do Parque do Rio Hudson. O projeto foi interessante, mas vimos a oportunidade de criar uma experiência mais envolvente para os nova-iorquinos e de aproveitar a herança da cidade de inventar novos espaços públicos empolgantes. Desta forma, tivemos a ideia de fazer um módulo inteiramente novo de píer, como uma exuberante ilha retangular com jardins, conectada a costa por generosos trapiches, alinhados à malha de ruas de Nova Iorque. - Thomas Heatherwick, fundador do Heatherwick Studio

As colunas estruturais são um elemento chave na identidade do projeto, que compreende cerca de 132 estacas de concreto em forma de tulipa, que funcionam como floreiras. Descrevendo a estrutura, Thomas Heatherwick diz, “fomos inspirados por essas estacas e pela solução de engenharia civil necessária para construir estruturas que pudessem suportar as condições extremas do rio. Poderíamos fazer deles os heróis de nosso projeto, em vez de escondê-los? O conceito construtivo foi baseado na utilização dos pilares e transformação de seus topos em dramáticas floreiras, que se fundem para formar uma paisagem ondulante ricamente arborizada.” O consultor de engenharia do projeto, Arup, utilizou a modelagem paramétrica e técnicas de pré-fabricação avançadas para entregar a complexa geometria pré-moldada das "tulipas", que foram fabricadas localmente e entregues no local.

© Timothy Schenck
© Timothy Schenck

Normalmente as estruturas de píer são planas, mas vimos isso como uma oportunidade imperdível de levantar a superfície para criar uma topografia, que tornasse a experiência social mais dinâmica para os visitantes, e proporcionasse ótimas vistas para espaços de apresentação e mirantes sobre o rio e para o cidade. - Thomas Heatherwick, fundador do Heatherwick Studio

O escritório de arquitetura trabalhou em parceria com o estúdio de arquitetura paisagística MNLA, com sede em Nova Iorque, para projetar o parque, que abriga quase 400 espécies de árvores, arbustos, gramíneas e plantas perenes. A paisagem cria oportunidades para diferentes vistas e numerosos caminhos no parque, enquanto promove a biodiversidade.

© Timothy Schenck
© Timothy Schenck
© Timothy Schenck
© Timothy Schenck

Galeria de Imagens

Ver tudoMostrar menos
Sobre este autor
Cita: Cutieru, Andreea. "Heatherwick Studio conclui obras de ilha artificial no rio Hudson em Nova Iorque" [Heatherwick Studio's Little Island Creates an Artificial Landscape above the Hudson River] 04 Jun 2021. ArchDaily Brasil. (Trad. Bisineli, Rafaella) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/962704/heatherwick-studio-conclui-obras-de-ilha-artificial-no-rio-hudson-em-nova-iorque> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.