Casas brasileiras e sua relação com a natureza

Apesar da fauna e flora abundantes, muitas vezes a arquitetura brasileira resiste em encontrar estratégias para integrar a casa ao meio natural, seja ela dentro do centro urbano, seja ela emaranhada nos diversos biomas brasileiros. Selecionamos 16 casas brasileiras que integram a habitação com a natureza em diferentes cenários, a partir de diferentes abordagens. 

Casas brasileiras e sua relação com a natureza - Imagem 5 de 23Casas brasileiras e sua relação com a natureza - Imagem 9 de 23Casas brasileiras e sua relação com a natureza - Imagem 14 de 23Casas brasileiras e sua relação com a natureza - Imagem 16 de 23Casas brasileiras e sua relação com a natureza - Mais Imagens+ 18

O arquiteto brasileiro Paulo Mendes da Rocha argumentava em diferentes ocasiões sobre a relação entre a arquitetura e a natureza. Ele dizia que “o fundamental da arquitetura é resolver problemas humanos e tornar a natureza habitável, por que por si ela não é.” Com a evolução das cidades e a mudança da vida campestre para uma vida urbana, houve, porém, uma tendência radical de se afastar de tudo o que é natural. A sociedade mudou seus hábitos, alterando sua alimentação, sua forma de morar, de interagir e vêm inventando ferramentas para se isolar completamente do meio natural.

Esse isolamento traz consequências negativas amplamente estudadas e comprovadas, a começar pela alienação da sociedade em relação aos padrões naturais, às chuvas, aos ventos predominantes, às variações de temperatura, e até à falta de percepção da mudança da luz do dia. Podemos somar à isso a vasta poluição, seja ela atmosférica, sonora, das águas ou dos solos, e ainda, o impacto da extração dos materiais ao meio ambiente. A vida nas cidades, de forma isolada do meio natural, nos afasta tanto dos benefícios do convívio com a natureza, quanto do conhecimento das consequências que essa vida impacta no planeta. 

Assim como a arquitetura é a ferramenta para tornar nosso ambiente habitável, a forma como fazer isso também precisa ser observada criticamente. Para Paulo, “o arquiteto vê a natureza não como paisagem, mas como um conjunto de fenômenos” e a forma como lidar com esses fenômenos é a grande chave para projetar arquiteturas que sejam mais integradas à natureza, devolvendo para a civilização o contato com o meio natural, e todo o conhecimento que o acompanha, ao mesmo tempo que protege e abriga. A seguir selecionamos 16 casas brasileiras que se integram à natureza de diferentes formas, entendendo os fenômenos que atuam em seus locais, sejam eles topográficos, climáticos, de flora ou de fauna.

Casas brasileiras e sua relação com a natureza - Imagem 17 de 23
Casa Mulungu / Venta Arquitetos + Mariana Meneguetti. Image © Federico Cairoli

Muitas vezes, a necessidade de se conectar com a natureza surge a partir das situações impostas pelo terreno, como é o caso das casas implantadas em meio à biomas naturais como praias, florestas e cerrados. Para essas casas, as estratégias de projeto são variadas: varandas e coberturas habitáveis integradas à mata, circulações como escadas ou corredores que se abrem para o entorno, integração de elementos naturais à própria arquitetura como riachos ou árvores, entre outros. A natureza dessas paisagens impacta diretamente na escolha dessa estratégia, por exemplo, se estamos em uma praia, há a necessidade, e a possibilidade, de ventilação cruzada constante, enquanto na montanha, é importante que a casa seja mais introspectiva para se proteger das baixas temperaturas. As casas selecionadas abaixo demonstram diferentes abordagens em diferentes territórios naturais:

Casa Campinarana / Laurent Troost Architectures

Casas brasileiras e sua relação com a natureza - Imagem 11 de 23
Casa Campinarana / Laurent Troost Architectures. Image © Maíra Acayaba

Casa da Floresta / Arena Arquitetura

Casas brasileiras e sua relação com a natureza - Imagem 7 de 23
Casa da Floresta / Arena Arquitetura. Image © Joana França

Casa dos Cajueiros / Terra Capobianco + Galeria Arquitetos

Casas brasileiras e sua relação com a natureza - Imagem 8 de 23
Casa dos Cajueiros / Terra Capobianco + Galeria Arquitetos. Image © Nelson Kon

Casa Capuri / Sergio Conde Caldas Arquitetura

Casas brasileiras e sua relação com a natureza - Imagem 2 de 23
Casa Capuri / Sergio Conde Caldas Arquitetura. Image Cortesia de Sergio Conde Caldas Arquitetura

Casa na Mata / Studiomk27 - Marcio Kogan + Samanta Cafardo

Casas brasileiras e sua relação com a natureza - Imagem 12 de 23
Casa na Mata / Studiomk27 - Marcio Kogan + Samanta Cafardo. Image © Fernando Guerra

Casa Modico / Atelier Branco Arquitetura

Casas brasileiras e sua relação com a natureza - Imagem 3 de 23
Casa Modico / Atelier Branco Arquitetura. Image © Federico Cairoli

Casa Klein / Atelier Metropolitano

Casas brasileiras e sua relação com a natureza - Imagem 13 de 23
Casa Klein / Atelier Metropolitano. Image © Gabriel Jáuregui

Casa em Cunha / Arquipélago Arquitetos

Casas brasileiras e sua relação com a natureza - Imagem 9 de 23
Casa em Cunha / Arquipélago Arquitetos. Image © Federico Cairoli

Casa em Samambaia / Rodrigo Simão Arquitetura

Casas brasileiras e sua relação com a natureza - Imagem 10 de 23
Casa em Samambaia / Rodrigo Simão Arquitetura. Image © André Nazareth

Casa Macaco / Atelier Marko Brajovic

Casas brasileiras e sua relação com a natureza - Imagem 1 de 23
Casa Macaco / Atelier Marko Brajovic. Image © Rafael Medeiros

Casa Boipeba / daarchitectes

Casas brasileiras e sua relação com a natureza - Imagem 6 de 23
Casa Boipeba / daarchitectes . Image © Michel Rey Photographe

Por outro lado, em locais mais adensados e urbanos também é possível integrar a natureza à arquitetura. Em terrenos que muitas vezes são menores do que aqueles fora dos centros urbanos as estratégias partem não só dessa limitação de espaço, mas principalmente da vontade dos clientes em se aproximar da natureza e dos arquitetos em criar artifícios para que isso seja possível: pátios internos, espelhos d’água, varandas, quintais com paisagismo e paredes verdes são algumas dessas estratégias que podem ser vistas nas casas a seguir. 

Residência OS / Jacobsen Arquitetura

Casas brasileiras e sua relação com a natureza - Imagem 22 de 23
Residência OS / Jacobsen Arquitetura. Image © Fernando Guerra FG+SG

Casa Maestro / AR Arquitetos

Casas brasileiras e sua relação com a natureza - Imagem 4 de 23
Casa Maestro / AR Arquitetos. Image © Maíra Acayaba

Residência C.J. / Andrade Morettin Arquitetos Associados

Casas brasileiras e sua relação com a natureza - Imagem 14 de 23
Residência C.J. / Andrade Morettin Arquitetos Associados. Image © Nelson Kon

Casa Mirante / FGMF Arquitetos

Casas brasileiras e sua relação com a natureza - Imagem 18 de 23
Casa Mirante / FGMF Arquitetos. Image © Rafaela Netto

Casa Mulungu / Venta Arquitetos + Mariana Meneguetti

Casas brasileiras e sua relação com a natureza - Imagem 16 de 23
Casa Mulungu / Venta Arquitetos + Mariana Meneguetti. Image © Federico Cairoli

Entender a atividade arquitetônica como a “convocação para a habitabilidade do planeta” (ROCHA, 2015).vai muito além das estratégias de projeto para integrá-lo com o meio natural. Essas escolhas de projeto são uma das etapas inseridas neste grande processo que é o de fazer arquitetura.  Para quebrar este isolamento imposto pelas cidades, e aumentar nossa consciência sobre o meio natural, é preciso haver um entendimento pleno dos processos que envolvem novas construções, desde a escolha do terreno até os processos construtivos necessários para a obra. 

Publicado originalmente em 19 de junho de 2021, atualizado em 24 de junho de 2022.

Galeria de Imagens

Ver tudoMostrar menos
Sobre este autor
Cita: Giovana Martino. "Casas brasileiras e sua relação com a natureza" 30 Jun 2022. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/962667/casas-brasileiras-e-sua-relacao-com-a-natureza> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.