Reflexões sobre arquitetura: Paulo Mendes da Rocha em 5 conversas

Reflexões sobre arquitetura: Paulo Mendes da Rocha em 5 conversas

Na madrugada do dia 23 de maio, Paulo Mendes da Rocha, arquiteto capixaba que conquistou as maiores honrarias da arquitetura mundial, nos deixou. Com um pensamento afiado e crítico, toda sua trajetória é seguida por um forte ode à cidade e ao olhar humanista. Felizmente, algumas de suas inspiradoras falas foram gravadas e, aqui, selecionamos cinco vídeos realizados na última década nos quais é possível compreender como ele refletia sobre o campo da arquitetura e urbanismo, e suas obras.

Paulo Mendes da Rocha no Roda Viva (2013)

(...) não a natureza vista como paisagem, mas como um conjunto de fenômenos: mecânica dos fluídos, mecânica dos solos, estabilidade das construções, é isso que na realidade é o horizonte da arquitetura.

"Vencedor do prêmio Pritzker fala sobre problemas habitacionais, trânsito, poluição e falta de transporte público com qualidade, entre outros assuntos."

Paulo Mendes da Rocha: Ensaios (2015)

Uma fundamental questão humana e muito valiosa para a arquitetura está em exibir o êxito da técnica.

"O curso de pós-graduação Geografia, Cidade e Arquitetura, recebeu o arquiteto Paulo Mendes e os alunos da Universidade de La Plata para uma conversa sobre alguns ensaios na arquitetura."

PMR 29’: vinte e nove minutos com Paulo Mendes da Rocha (2017)

Não ser estritamente tecnicista, fazer com que aquilo que apareça não seja simplesmente uma solução fria, mecânica, dos problemas, é justamente o que dá a dimensão do que chamamos de arquitetura. Você colocar as questões para diante como uma reflexão que não cessa.

"O filme é conduzido por uma conversa com Paulo Mendes da Rocha, realizada no seu escritório em maio de 2010. Ao apresentar algumas de suas principais obras, o arquiteto tece considerações acerca da compreensão da arquitetura em sua dimensão humana e essencialmente cultural."

Paulo Mendes da Rocha em entrevista a Ana Sousa Dias (2018)

Você nunca está fazendo uma casa, está sempre fazendo a cidade.

"O arquiteto brasileiro Paulo Mendes da Rocha e a jornalista do Diário de Notícias, Ana Sousa Dias, encontraram-se para uma entrevista a propósito da inauguração das Exposições “Infinito Vão” e Duas Casas de Paulo Mendes da Rocha” que abriram as portas em setembro 2018 na Casa da Arquitectura – Centro Português de Arquitectura."

Paulo Mendes da Rocha conversa sobre o futuro das metrópoles (2020)

Fazer a cidade para que ela seja um negócio é um desastre total.

"O arquiteto e urbanista Paulo Mendes da Rocha participa no dia 1º de julho do ciclo “Conversas na Crise – Depois do Futuro”, organizado pelo Instituto de Estudos Avançados (IdEA) da Unicamp em parceria com o portal UOL. Sob a mediação do jornalista Paulo Markun, a conversa abordará, entre outros temas, o impacto da pandemia nas cidades brasileiras, a habitação urbana precária como fator de proliferação do novo coronavírus e como a crise sanitária vai afetar o futuro das metrópoles."

Sobre este autor
Cita: Equipe ArchDaily Brasil. "Reflexões sobre arquitetura: Paulo Mendes da Rocha em 5 conversas" 13 Jun 2021. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/962431/reflexoes-sobre-arquitetura-paulo-mendes-da-rocha-em-5-conversas> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.