Jaime Lerner, influente urbanista brasileiro, morre aos 83 anos

Jaime Lerner faleceu nesta quinta-feira (27) aos 83 anos. Arquiteto de formação, foi eleito pela revista norte-americana de planejamento urbano Planetizen o segundo urbanista mais influente de todos os tempos, atrás apenas de Jane Jacobs. Além da atividade profissional ligada à arquitetura e urbanismo, Lerner foi três vezes prefeito de Curitiba e governador do Paraná por duas vezes (1995–1998 e 1999–2002). Formou-se em arquitetura em 1964 pela Universidade Federal do Paraná (UFPR) e trabalhou no Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Curitiba (Ippuc) desde a criação, em 1965.

Segundo apuração do site G1, ele estava internado desde o dia 21 de maio no Hospital Universitário Evangélico Mackenzie, em Curitiba, após apresentar um quadro de febre e a morte se deu por complicações de doença renal crônica.

Jaime Lerner ficou amplamente conhecido ao implantar um sistema de mobilidade urbana altamente inovador para a cidade de Curitiba, na década de 70. Batizado posteriormente de BRT (Bus Rapid Transportation), o sistema consistia em ônibus articulados trafegando em calhas exclusivas, com estações icônicas (estações tubos) projetadas pelo arquiteto e urbanista Abrão Assad, que funcionavam com pré-pagamento, o que tornava a operação muito mais rápida. Na prática, o sistema apresentava uma eficiência próxima a de um metrô, mas com um custo de implantação bastante baixo. A solução foi replicada em muitas cidades no mundo, como Bogotá e Rio de Janeiro.

Jaime Lerner, influente urbanista brasileiro, morre aos 83 anos - Imagem 3 de 7
Thomas Hobbs. Image via Wikimedia Commons

O planejamento feito por Lerner para o sistema de transporte de Curitiba não se restringia ao transporte. Junto aos corredores, era prevista um adensamento urbano, utilizando o sistema de mobilidade como um indutor de crescimento da cidade a longo dos eixos munidos de infraestruturas adequadas. Ou seja, uma junção de infraestrutura, uso do solo e mobilidade urbana. A ideia tem sido replicada em diversos centros urbanos pelo mundo, e inspirou muito do Plano Diretor Estratégico de São Paulo, em 2014.

Jaime Lerner, influente urbanista brasileiro, morre aos 83 anos - Imagem 2 de 7
Morio. Image via Wikimedia Commons

Além disso, Lerner desenvolveu projetos residenciais, urbanos, desenhou parques e idealizou a Rua XV, no centro de Curitiba, a primeira rua exclusiva para pedestres no Brasil. O legado de Jaime Lerner, com ideias extremamente inovadoras à época e aplicações de sucesso, serão estudadas por muitas gerações de arquitetos e urbanistas. O ArchDaily Brasil deseja força para toda a família e colegas do arquiteto neste momento de imensa perda.

Obras

Residência do Arquiteto / Jaime Lerner

Jaime Lerner, influente urbanista brasileiro, morre aos 83 anos - Imagem 7 de 7
© Ricardo Perini
Jaime Lerner, influente urbanista brasileiro, morre aos 83 anos - Imagem 6 de 7
© Ricardo Perini

"O edifício apresenta uma única fachada, que representa sua elevação lateral, que dá ao jardim interior. Nela, os ambientes de serviço são marcados por uma parede rebocada e pintada externamente de branco, com estreitas janelas altas. Em contraste com essa opacidade, os ambientes sociais e íntimos são marcados por um desenho similar de esquadrias formadas por montantes verticais de madeira com espaçamentos variados, vergas também de madeira distribuídas em alturas variadas, e fechamentos de lâminas opacas de madeira, em conjunto com as portas, e sobretudo painéis de vidro."

Parque Urbano da Orla do Guaíba / Jaime Lerner Arquitetos Associados

Jaime Lerner, influente urbanista brasileiro, morre aos 83 anos - Imagem 5 de 7
© Arthur Cordeiro
Jaime Lerner, influente urbanista brasileiro, morre aos 83 anos - Imagem 4 de 7
© Arthur Cordeiro

"O Parque Urbano da Orla do Guaíba é um gesto importante da Prefeitura de Porto Alegre, devolvendo para a cidade e seus cidadãos o uso e apreciação de um de seus mais preciosos patrimônios naturais: a Orla do Guaíba. É uma intervenção de 56,7ha ao longo de 1,5km da margem do Lago Guaíba em Porto Alegre, a maior metrópole do sul do Brasil. Sérios problemas relacionados à segurança, ao abandono e à degradação tornaram a área, originalmente parte do sistema de controle de cheias, um problema para a cidade. Com a implantação do parque, cria-se um ponto de encontro qualificado para seus 1,5 milhões de habitantes; 4,2 milhões em escala metropolitana."

As citações no texto foram retiradas dos memoriais enviados pelos autores de cada projeto. 

Galeria de Imagens

Ver tudoMostrar menos
Sobre este autor
Cita: Equipe ArchDaily Brasil. "Jaime Lerner, influente urbanista brasileiro, morre aos 83 anos" 27 Mai 2021. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/962418/jaime-lerner-influente-urbanista-brasileiro-morre-aos-83-anos> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.